Torneio Tiby 2024: Portugal perde na estreia em final dramático contra a Hungria

Lusos e magiares protagonizaram um grande jogo de abertura do torneio gaulês, que foi decidido já para lá dos 60 minutos; Próximo desafio da Seleção Nacional sub-19 Masculina está agendado para esta sexta-feira (20h00) contra a França.

A Seleção Nacional sub-19 Masculina estreou-se no emblemático Torneio Internacional Tiby Val d’Oise 2024 com uma derrota difícil de digerir, não tivesse sido sentenciada já depois do soar da buzina, através de um livre direto, contra a Hungria. As duas seleções protagonizaram um duelo de abertura digno da dimensão da prova e o próximo compromisso de Portugal será já esta sexta-feira, a partir das 20h00 (hora portugueusa) contra a organizadora França – transmissão em direto no Canal de YouTube TIBY Handball.

O treinador adjunto João Antunes liderou a equipa no jogo inaugural do torneio face à ausência do Selecionador Nacional, Nuno Santos, que necessitou de permanecer em Portugal por motivos pessoais.

7 inicial: Bernardo Sousa, João Magalhães, João Bandeira Lourenço, Miguel Mendes, Miguel Fonseca, José Nunes e Gonçalo Gomes.

Depois de dois minutos sem golos, e uma dupla defesa de Bernardo Sousa a mostrar as melhores qualidades desde cedo, quando apareceu o primeiro golo da Hungria (1-0) surgiu também a primeira exclusão do jogo para Portugal. No entanto, mesmo em inferioridade, os lusos assinaram um parcial de 0-2 para consumarem a reviravolta (1-2), aos quatro minutos. 

Miguel Mendes era um dos destaques nos primeiros seis minutos e foi dele o golo que permitiu a Portugal dobrar a vantagem pela primeira vez (2-4). A Hungria reagiu e voltou a passar para a frente na sequência de um parcial de 3-0, finalizado perto dos 10 minutos (5-4).

Aos 11’ foi a vez da equipa magiar atuar dois minutos em inferioridade numérica de forma inédita, mas uma série de erros sucessivos de Portugal fez com que a diferença aumentasse para patamares novos (9-6), aos 14 minutos. Nesta altura, o parcial húngaro ía já em 7-2 e no minuto seguinte, houve nova exclusão para os lusos.

A Hungria teve várias oportunidades unidades para chegar aos quatro golos de vantagem mas desperdiçou-as todas e Portugal aproveitou para se aproximar (9-7), à entrada dos 10 minutos finais da primeira parte. Mas aos 22 minutos apareceu mesmo o 12-8, com Portugal a lamentar nova exclusão.

Um time-out pedido por João Antunes, na reta final da primeira parte, fez bem à equipa lusa, que reduziu para o mínimo (15-14) aos 28’ e uma defesa de Bernardo Sousa, no minuto seguinte, abriu caminho ao golo do empate, assinado por João Bandeira Lourenço (15-15). A Hungria conseguiu ainda recolher aos balneários na frente.

Intervalo: 16-15

Para a segunda metade o xadrez de Portugal teve algumas trocas e a primeira contrariedade surgiu bem cedo, com a desqualificação do pivô Gonçalo Gomes, antes da Hungria regressar ao patamar dos dois golos (17-15). Mas até aos seis minutos, o cenário mudou de forma drástica a favor de Portugal, que ganhando terreno até nova reviravolta (19-20).

O jogo seguia em alta intensidade, com a Hungria a não deixar Portugal distanciar-se para lá da margem mínima e com o guardião Santiago Póvoas em bom plano desde o arranque dos segundos 30 minutos. Mas perto dos 45 minutos tudo voltou a mudar, quando os magiares não só reclamaram nova liderança, como alargaram a diferença de novo até aos dois golos (24-22), com a ajuda do guarda-redes Ádám Balogh. Foi com este resultado no placar que João Antunes pediu time-out.

No reatar da partida, só deu Portugal. Santiago Póvoas voltou a ser protagonista e em poucos minutos a Hungria sofreu quatro golos sem conseguir responder (24-26), mesmo com Portugal era situação de inferioridade numérica. Um time-out húngaro acabou por ter um efeito semelhante do lado contrário, com a Hungria a anular a desvantagem portuguesa, já dentro dos 10 minutos finais, antes mesmo de regressar ao comando (27-26).

A indecisão tomou conta dos minutos finais e a 15 segundos do fim o marcador estava empatado a 30 golos. Num final verdadeiramente dramático e infeliz para Portugal, a Hungria assinou o golo da vitória já para lá dos 60 minutos, através de um livre direto.

Resultado Final: 31-30

Torneio Internacional Tiby Val d’Oise 2024
Calendário:
07.11.2024 – 17h45 – Hungria x Portugal, 31-30 (16-15)
07.11.2024 – 20h00 – França x Tunísia, 46-21 (21-12)
08.11.2024 – 17h45 – Tunísia x Hungria, YouTube TIBY Handball
08.11.2024 – 20h00 – França x Portugal, YouTube TIBY Handball
09.11.2024 – 17h45 – Portugal x Tunísia, YouTube TIBY Handball
09.11.2024 – 20h00 – França x Hungria, YouTube TIBY Handball

Patrocinadores Institucionais