Women’s EHF Euro 2024: Os impulsionadores de um sonho antigo

A uma semana da estreia da Seleção Nacional A Feminina no maior palco europeu da modalidade, na Suíça, a Federação de Andebol de Portugal foi às origens das 17 internacionais.

O ponto de partida. A Federação de Andebol de Portugal levou a cabo uma iniciativa que visa valorizar e reconhecer todos os clubes responsáveis pela primeira etapa de formação de cada uma das 17 internacionais convocadas para o Women’s EHF EURO 2024, um palco onde Portugal não estava há mais de uma década e meia.

Por uns minutos, as internacionais lusas trocaram as cores da Seleção Nacional e envergaram com um orgulho uma camisola que em tempos foi. Em alguns casos, só deixou de ser há pouco tempo, como acontece com Matilde Rosa, que cresceu no CDE Gil Eanes e não conheceu outra casa até se juntar ao SL Benfica na temporada passada. Desde clubes que já não contam com Andebol nos seus quadros, como o UDCR Bela ou o CD Pateira, onde a capitã Bebiana Sabino e Neide Duarte deram os primeiros passos, até outros que continuam no topo da modalidade e são presença assídua no Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina, tais como o AC Alavarium ou o CA Leça (Joana Resende), todos estarão representados no Campeonato da Europa que se avizinha.

As menções honrosas incluem também emblemas históricos como o Académico FC (Patrícia Lima), o JAC Alcanena (Patrícia Rodrigues), a AD Sanjoanense (Luciana Rebelo), o ND Santa Joana (Constança Sequeira), o ARC Alpendorada (Mariana Costa) ou o Nazaré Dom Fuas AC (Ana Carolina Silva). De Norte a Sul, sem esquecer a Madeira, que vai ter três atletas a representar a região: Jéssica Ferreira (Académico Clube Funchal), Beatriz Sousa (CS Madeira) e Isabel Góis (AD Camacho).

O AC Alavarium e o SIM Porto Salvo tem motivos de orgulho em dobro, já que abriram as portas da modalidade a duas atletas cada: Mariana Lopes e Carolina Monteiro; e Maria Unjanque e Nádia Rodrigues, respetivamente.

Vera Lopes, vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, deixa o apelo a que todos se unam no apoio a Portugal: “Ao fim de 16 anos, estamos de volta ao Europeu e nesta convocatória não estão apenas atletas, estão todos os clubes que fizeram parte do seu trajeto formativo e de crescimento. Hoje o objetivo desta iniciativa é valorizar e promover os clubes responsáveis por mostrar o Andebol a estas internacionais. Quero deixar um desafio a todos as instituições que fizeram parte do percurso formativo de quem vai representar Portugal no maior palco europeu, a partilhar nas suas redes sociais e junto das suas comunidades, momentos marcantes desta jornada. Juntos, podemos inspirar mais jovens a sonhar e a acreditar que é possível alcançar grandes conquistas no Andebol.”

As palavras de agradecimento e reconhecimento extendem-se a todos os outros clubes por onde as internacionais passaram durante as etapas de formação até terem atingido o escalão sénior.

A Seleção Nacional viaja na próxima terça-feira para Basileia (Suíça) e tem estreia marcada contra a congénere da Espanha, no dia 28 de novembro, às 17h00 (hora portuguesa).

Bilhetes disponíveis!

Pode adquirir bilhetes diários para a Ronda Preliminar e para o Main Round do Women’s EHF Euro 2024, para além dos packs já anunciados, que englobam, por exemplo, a totalidade dos jogos de um ou dois grupos da Ronda Preliminar num pavilhão à escolha, AQUI.

Women’s EHF Euro 2024
Calendário – Grupo C (hora portuguesa):
28.11.2024 – 17h00 – Espanha x Portugal, RTP2
30.11.2024 – 14h30 – Polónia x Portugal, RTP2
02.12.2024 – 19h30 – Portugal x França, RTP2

O Women’s EHF Euro 2024 terá lugar entre 28 de novembro e 15 de dezembro, na Áustria, Hungria e Suíça. Portugal vai defrontar França, Espanha e Polónia no Grupo C, em Basileia. 

Patrocinadores Institucionais