Women’s EHF Euro 2024: Portugal sai derrotado na estreia europeia

De regresso aos grandes palcos – 16 anos depois – as Lusitanas sofreram uma derrota no seu primeiro encontro do Grupo C, frente a Espanha, por 30-24.

Foi no St. Jakobshalle que se concretizou o regresso de Portugal aos grandes palcos. As Lusitanas entraram destemidas e realizaram uma primeira parte de grande nível, mas um parcial de 3-0 favorável a Espanha na reta final, levou o resultado empatado para o intervalo. Na segunda parte as guerreras foram mais fortes e acabaram por sorrir.

O próximo desafio da Seleção Nacional é já este sábado frente à Polónia pelas 14h30 (hora portuguesa), para acompanhar em direto na RTP2. A transmissão integral do Women’s EHF Euro 2024 acontece na RTP Play.

7 Inicial: Isabel Góis, Carolina Monteiro, Joana Resende, Constança Sequeira, Beatriz Sousa, Neide Duarte e Bebiana Sabino.

Espanha começou com bola no St. Jakobshalle – na estreia portuguesa no Campeonato da Europa – e Paula Arcos abriu o ativo para um parcial de dois golos. Foram precisos cinco minutos para que Joana Resende mexesse com as redes adversárias (2-1), numa tarde onde a lateral esquerda se vinha a afirmar como mulher-golo, terminando a primeira parte com cinco golos na sua conta pessoal.

Com quatro golos de uma enfiada as Lusitanas passaram para o comando (2-4) e a congénere espanhola ia sentindo muitas dificuldades no setor ofensivo. Isabel Góis foi assumindo o protagonismo e Portugal conseguiu capitalizar no ataque, ampliando mais um golo na contagem.

A turma espanhola encetou um parcial de quatro golos sem resposta e conseguiu o volte-face alterando o líder do marcador (7-6) e as dificuldades passaram a estar do lado português, essencialmente no setor ofensivo.

As Lusitanas voltaram a sair melhor e Joana Resende acabou por dar dois golos de vantagem (8-10), forçando Ambrós Martin a parar o encontro. Espanha reduziu para a margem mínima e poucos minutos depois foi a vez de José António Silva parar o encontro. Portugal saiu a todo gás, chegando aos três golos à maior (9-12) mas numa reta final frenética, o conjunto espanhol conseguiu igualar o encontro.

Intervalo: 12-12

Na entrada para a segunda metade, foi Patrícia Lima a mexer com o ativo e Isabel Góis também dava cartas no setor mais recuado. O encontro seguiu com golo cá, golo lá e, à passagem dos 35 minutos, as duas equipas assumiram um registo em branco, com as defesas a sobreporem-se aos ataques.

Joana Resende voltou a entrar para desbloquear a ofensiva mas uma desatenção no ataque português acabou por se traduzir em nova liderança espanhola, desta vez por Ester Bosch. O conjunto ibérico conseguiu chegar aos dois golos à maior mas, novamente, a lateral portuguesa reduziu.

Portugal acabou por passar pela pior fase do encontro e permitiu à formação adversária chegar aos três golos à maior, 21-18, mas uma Beatriz Sousa inspirada levou as Lusitanas à margem mínima, novamente, quando faltavam pouco mais de 10 minutos por jogar.

As espanholas voltaram a ter ímpeto e subiram para 25-21 por Kaba Gassama – irmã de Mamadou Gassama que atua no Sporting CP – e, apesar de uma tentativa de aproximação das Lusitanas, Portugal acabou por cair na reta final.

Resultado Final: 30-24
MVP & Top Scorer: Joana Resende – 8 golos (62% de eficácia) e 1 assistência

O próximo desafio da Seleção Nacional é já este sábado frente à Polónia pelas 14h30 (hora portuguesa), para acompanhar em direto na RTP2.

José António Silva, Selecionador Nacional, considera a derrota justa no entanto não esconde a mágoa porque, considera, a diferença no resultado não espelha o jogo e a evolução que o grupo das Lusitanas tem tido:

“Numa análise objetiva, e para quem estará de fora, nós confirmámos claramente a evolução que temos vindo a experimentar. Acho que com os argumentos que temos, demos uma belíssima uma réplica a uma equipa que tem outros argumentos, outra experiência, do ponto de vista internacional e do ponto de vista deste tipo de competições. Nós confirmámos aquilo que temos vindo a fazer, mas é pena que, e já começa a ser pouco sistemático, nas fases finais da primeira e da segunda parte, façamos alguns erros pouco habituais, que permitiram este avolumar do marcador, que lhe dá uma dimensão que na minha ótica, como é evidente, é totalmente injusta. A vitória da Espanha é justa, a dimensão do resultado é que para nós é completamente injusta. Temos que lidar com isto, é para isso que aqui estamos também, aprender a lidar com estes maus momentos, com estas emoções. A equipa é muito jovem e eu acho que tem a possibilidade de evoluir muito nos próximos tempos.”

Sobre os erros cometidos pela Seleção Nacional, que permitiram um escalar no resultado por parte das espanholas, o treinador português relembra que há questões que só se conseguem ultrapassar com a experiência:

“Definindo ainda melhor o nosso plano de jogo, elas sabem o que fazer nestas ocasiões, mas admito que há coisas que por muito que estejam trabalhadas, discutidas, pensadas e faladas… há momentos de jogo que só passando por eles é que vamos afinar o processo. Nós temos vindo a discutir muitas vezes isso, falta-nos este tipo de competição, falta-nos esta exigência durante 60 minutos com a qual as nossas atletas, na sua grande maioria, habitualmente não são confrontadas.”

Bilhetes disponíveis!

Pode adquirir bilhetes diários para a Ronda Preliminar e para o Main Round do Women’s EHF Euro 2024, para além dos packs já anunciados, que englobam, por exemplo, a totalidade dos jogos de um ou dois grupos da Ronda Preliminar num pavilhão à escolha, AQUI.

Women’s EHF Euro 2024
Calendário – Grupo C (hora portuguesa):
28.11.2024 – 17h00 – Espanha x Portugal, 30-24 (12-12)
30.11.2024 – 14h30 – Polónia x Portugal, RTP2
02.12.2024 – 19h30 – Portugal x França, RTP2

O Women’s EHF Euro 2024 terá lugar entre 28 de novembro e 15 de dezembro, na Áustria, Hungria e Suíça. Portugal vai defrontar França, Espanha e Polónia no Grupo C, em Basileia. Pode acompanhar o Campeonato da Europa na íntegra na RTP Play e os jogos de Portugal na RTP2.

Patrocinadores Institucionais