IHF Women’s World Championship 2025: Montenegro no caminho de Portugal

Sorteio realizado este domingo ditou que as Lusitanas vão defrontar a seleção que foi medalha de bronze no Women’s EHF EURO 2022, na eliminatória com vista ao Campeonato do Mundo do próximo ano.

Portugal já tem adversário para o Play-Off a duas mãos de acesso ao IHF Women’s World Championship 2025: o Montenegro. Com vista a uma qualificação inédita para a maior competição da modalidade a nível global, a equipa técnica das Lusitanas liderada por José António Silva começa já hoje preparar uma eliminatória de cariz extremamente importante para a afirmação e consolidação do Andebol feminino, depois da participação inédita no Women’s EHF EURO 2024.

O sorteio decorreu este domingo, em Viena, Áustria, dia das decisões finais do Campeonato da Europa (3.º/4.º e Final), competição na qual Portugal se despediu em 22.º lugar, ao passo que o Montenegro foi 8.º classificado.

As equipas sorteadas em primeiro lugar tem direito a começar a eliminatória em casa. Portugal vai jogar a primeira mão a 9/10 de abril, em território nacional e a segunda a 12/13 do mesmo mês, no Montenegro.

Pote 1: Montenegro, Polónia, Roménia, Eslovénia, Suíça, Suécia, Espanha, Áustria, Chéquia, Islândia e Ilhas Faroé.

Pote 2: Macedónia do Norte, Croácia, Turquia, Sérvia, Portugal, Ucrânia, Eslováquia – participantes no Women’s EHF EURO 2024 – e ainda Israel, Itália, Kosovo e Lituânia (vencedores dos Play-Offs da Ronda 1 de Qualificação destinado às seleções emergentes).

Resultado do sorteio (por ordem de saída)
Suíça x Eslováquia
Itália x Roménia
Polónia x Macedónia do Norte
Suécia x Kosovo
Eslovénia x Sérvia
Portugal x Montenegro
Ilhas Faroé x Lituânia
Chéquia x Ucrânia
Croácia x Espanha
Áustria x Turquia
Islândia x Israel

Numa primeira reação ao sorteio, José António Silva elogiou o adversário de Portugal, salientando ainda a força deste coletivo diante dos seus adeptos: “Do lote de adversários que nos poderiam calhar neste Play-Off para o mundial, o Montenegro era, em teoria, um dos mais fortes. Esta equipa que nos últimos anos tem lutado pelos lugares de topo do Andebol mundial, apresentou-se durante este europeu renovada, tendo feito alguns resultados interessantes, nomeadamente as vitórias contra Chéquia, Sérvia, Polónia e Roménia, bem como uma derrota tangencial contra a Suécia, alternando com outros jogos em que não foi tão bem sucedida. É um adversário forte que está num patamar um pouco acima do nosso, mas que esperamos poder suplantar. A acrescentar à dificuldade que a equipa coloca, temos também consciência do que é jogar no seu ambiente, factor que muitas vezes é decisivo nos resultados da sua seleção.”

Apesar das dificuldades que as Lusitanas vão encontrar nesta eliminatória, o Selecionador Nacional acredita que é possível fazer cair o favorito: “No que nos diz respeito creio que temos vindo a consolidar a nossa evolução e estamos cada vez mais perto das equipas do nível competitivo do Montenegro. Acreditamos que as podemos derrotar, sabendo, no entanto, que mais uma vez não somos favoritos na eliminatória. O nosso foco continua a ser melhorar a nossa qualidade de jogo, melhorar a nossa capacidade individual e ajustarmo-nos cada vez melhor aos problemas que são colocados por equipas deste calibre. Temo-lo feito e esperamos continuar o nosso caminho, fazendo progredir a equipa para que possamos alcança os resultados pretendidos.”

Montengro: uma breve introdução

O próximo adversário das Lusitanas é uma seleção que desde 2011 participa de forma consecutiva no Campeonato do Mundo, num total de sete vezes, tendo alcançado a melhor classificação na prova planetária em 2019, no Japão, ao fechar as contas no top-5. Em 2012 tocou o céu ao sagrar-se Campeã da Europa, tendo garantido a primeira medalha de sempre para o país na modalidade de Andebol. No mesmo ano, a seleção do Montenegro foi ainda prata nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Há dois anos voltou a fazer história ao conquistar segunda medalha, desta vez de bronze, no Women’s EHF EURO 2022, uma competição que organizou juntamente com Eslovénia e Macedónia do Norte.

No entanto, as montenegrinas não conseguiram dar continuidade ao êxito de 2022, ao terem falhado o apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, para além de terem que dizer adeus a várias atletas influentes, como a ponta-direita Jovanka Radičević, líder máxima em internacionalizaççoies e golos marcados, que vai retirar-se no final da presente época desportiva, aos 38 anos. Na liderança da seleção montenegrina, a treinadora e ex-jogadora de referência Bojana Popović foi substituída pela sua antiga companheira de equipa, Suzana Lazović.

O 27.º IHF Women’s World Championship será disputado de 27 de novembro a 14 de dezembro de 2025, numa organização conjunta de Países Baixos e Alemanha e um total de 32 equipas a competir. A França é a atual campeã em título, depois de ter derrotado a Noruega na final de 2023, em Espanha, ao passo que a Dinamarca garantiu a medalha de bronze.

Nesta altura, já se qualificaram para o IHF Women’s World Championship 2025 as anfitriãs Alemanha e Países Baixos, a atual campeã do Mundo em título (França), as três melhores equipas do último Campeonato Sul e Centro-Americano de Andebol Feminino (Brasil, Argentina e Uruguai) e as três melhores equipas do Women’s EHF EURO 2024, excluíndo as que se apuraram de forma direta (Hungria, Noruega e Dinamarca).

Patrocinadores Institucionais