Último mês do ano é sinónimo de KakyGaia, que tem as Seleções Nacionais dos escalões de formação como presenças habituais. Em 2024 não será exceção… e em dose dupla. No ano em que o emblemático Torneio Internacional direcionado em exclusivo para o Andebol Feminino se prepara para celebrar a 34.ª edição, as Seleções Nacionais sub-17 e sub-19 Femininas vão representar as cores de Portugal entre os dias 26 e 30 de dezembro, em Vila Nova de Gaia.
No caso concreto da mais nova das referidas gerações, Sílvia Fernandes divulgou esta quarta-feira os nomes das 17 internacionais convocadas para o último estágio de 2024 [terceiro desde o início da época], que se vão reunir mais de três meses depois de terem competido no Scandibérico, em Larvik, na Noruega. Recorde-se que no verão do próximo ano, a Seleção Nacional sub-17 Feminina vai participar no W17 EHF Euro 2025, que terá lugar no Montenegro, de 30 de julho a 10 de agosto, e que será a primeira prova destinada aos escalões de formação na vertente feminina a contar com a participação de 24 equipas.
Convocatória da Seleção Nacional sub-17 Feminina para o Estágio em Vila Nova de Gaia e Torneio Internacional KakyGaia (26 a 30/12/2024)
A Selecionadora Nacional, Sílvia Fernandes, explica ao pormenor os principais objetivos do momento de trabalho que se avizinha: “Após a nossa participação no Scandibérico percebemos que alguns aspetos de jogo, apesar da evolução registada, ainda estão longe do que é pretendido, nomeadamente debilidades ao nível da técnica e tática individual das atletas que consideramos urgente trabalhar. Este estágio terá uma grande vertente competitiva. Assim, através do jogo e da análise de vídeo, iremos priorizar os aspetos da técnica/tática individual defensiva e os meios táticos de grupo, no sistema defensivo 3:2:1. Em termos ofensivos iremos procura melhorar a relação 1×1 e as relações que se estabelecem a dois jogadores. Continuamos o trabalho com perspetiva de futuro: evoluir individualmente para conseguirmos uma melhoria global deste grupo de trabalho.”
Para este estágio em Vila Nova de Gaia, face ao lote de atletas que representaram a Seleção Nacional sub-17 Feminina no Scandibérico em outubro passado, há seis alterações a registar, com as entradas das laterais direitas Maria Inês Lopes (Colégio de Gaia) e Matilde Figueiredo (ABC de Braga), das pontas-esquerdas Eliany Carvalho (CDE Gil Eanes) e Catarina Bernardino (SL Benfica), da ponta-direita Mariana Oliveira (UD Serra), da guarda-redes Sara Vinagre (Colégio de Gaia) e da central Matilde Gonçalves (CJ Almeida Garrett).