Women’s EHF Euro 2024: Despedida de Basileia com desfecho negativo

Lusitanas terminaram a sua participação no Campeonato da Europa após o último encontro do Grupo C, frente à toda-poderosa França, onde sofreram uma derrota.

Portugal despediu-se do Women’s EHF Euro 2024 num embate contra França, um jogo complicado para as ambições portuguesas, que terminou com uma diferença significativa. As Lusitanas falharam a missão de conquistar a primeira vitória de sempre de Portugal num Campeonato da Europa depois de perder com Espanha, Polónia e França.

7 Inicial: Jéssica Ferreira, Carolina Monteiro, Joana Resende, Patrícia Lima, Beatriz Sousa, Neide Duarte e Bebiana Sabino.

A despedida de Portugal de Basileia teve lugar frente às vice-Campeãs Olímpicas, França, no St. Jakobshalle e foi Patrícia Lima a inaugurar o marcador. As francesas falharam por duas ocasiões no ataque, com as culpas a estarem do lado de Jéssica Ferreira, incrível entre os postes na sequência inicial.

À passagem dos 3 minutos, Pauline Coatanea conseguiu desbloquear a ofensiva francesa e as gaulesas dominaram e chegaram aos quatro golos à maior (2-6), com as Lusitanas a comandarem no capítulo das falhas técnicas.

José António Silva parou o encontro após mais um golo das gaulesas que saíram melhor da paragem marcando, novamente, e Portugal manteve o jejum com 10 minutos sem qualquer golo. Joana Resende acabou por marcar mas o ímpeto manteve-se do lado francês até aos 10 minutos finais.

Por esta altura, as Lusitanas mostraram alguma recuperação mas, na reta final, França continuou a manter a distância e recolheu aos balneários com uma vantagem considerável.

Intervalo: 8-16

Na etapa complementar, os primeiros minutos foram complicados para a equipa portuguesa, que se viu a perder por uma dezena (8-18). Mesmo com uma troca na baliza francesa, a eficácia manteve-se intacta, com Floriane André a negar sistematicamente o golo às portuguesas.

As Lusitanas continuaram a sentir grandes dificuldades e viram as gaulesas a ampliar a diferença e o encontro manteve-se controlado até ao final pelas francesas que chegam ao Main Round com dois pontos, conquistados frente à Polónia.

Resultado Final: 16-28
MVP & Top Scorer: Constança Sequeira – 4 golos (67% eficácia) e 3 assistências

José António Silva, numa análise ao desfecho do último jogo das Lusitanas no Campeonato da Europa, reforçou que os argumentos da gigante França são evidentes mas salientou alguns pontos positivos:

“Neste momento, esta equipa é inacessível para nós. Nós temos que ter consciência das nossas limitações e das nossas dificuldades. E, de facto, a velocidade com que jogam, a intensidade que põem nos contactos, quer defensivos quer ofensivos, é algo a que nós não estamos ainda preparados para combater. Como é óbvio, tentámos, quer do ponto de vista do compromisso das jogadoras, quer do ponto de vista tático, encontrar as melhores soluções, mas muitas vezes os duelos individuais foram-nos desfavoráveis, e isto tem a ver com a qualidade da equipa francesa e com algumas debilidades que nós temos neste momento. O que importa reter deste jogo é que  nos mantivemos fiéis ao nosso modelo de jogo, procurámos jogar da forma que acreditamos que nos pode vir a valer vitórias no futuro, apesar de corrermos alguns riscos, colocando jogadoras mais jovens dentro do campo bastante tempo e fazendo um jogo de grande intensidade também. Hoje não terá resultados, mas eu acredito que no futuro poderemos tirar algum um partido disso.”

Em jeito de retrospetiva, o Selecionador Nacional mostrou-se orgulhoso de todas as atletas envolvidas neste regresso de Portugal aos grandes palcos e acredita que foi deixada uma imagem muito positiva do Andebol português:

“Pode parecer estranho, mas o balanço é positivo. É uma equipa que está aqui pela primeira vez, que tem algumas jogadoras muito jovens e que foram chamadas a assumir responsabilidades num Campeonato da Europa. Foi pena, de facto, os dois primeiros jogos, que eram aqueles em que nós apostávamos a possibilidade de fazer alguma surpresa, sabendo que, em princípio, a França seria inacessível. Lutámos até ao final, creio que toda a gente concordará que tivemos a oportunidade de os ganhar, não aconteceu, por diversos fatores que agora iremos analisar com as nossas atletas e falarmos todos juntos, porque nós procuramos construir este caminho em conjunto com a participação delas. Apesar de não termos ganho nenhum jogo nem termos pontuado, que era também um objetivo que tínhamos inicialmente, acho que apresentámos uma qualidade de jogo e uma capacidade para jogar que já nos aproximam de muitas equipas de meio da tabela da Europa, por assim dizer, mas que ainda nos deixam alguma distância das equipas mais fortes. A França é campeã do mundo, vice-campeã olímpica e vice-campeã europeia e tenho que reconhecer que é muito complicado jogar contra elas.”

Women’s EHF Euro 2024
Calendário – Grupo C (hora portuguesa):
28.11.2024 – 17h00 – Espanha x Portugal, 30-24 (12-12)
30.11.2024 – 14h30 – Polónia x Portugal, 22-21 (11-10)
02.12.2024 – 19h30 – Portugal x França, 16-28 (8-16)

O Women’s EHF Euro 2024 decorre entre 28 de novembro e 15 de dezembro, na Áustria, Hungria e Suíça. Portugal esteve presente no Grupo C com França, Espanha e Polónia, em Basileia. Pode acompanhar o Campeonato da Europa na íntegra na RTP Play.

Patrocinadores Institucionais