Women’s Handball Conference 2024 contou com presença portuguesa

Segunda edição do certame sobre o Andebol Feminino com o tema “Das bases ao desporto profissional e mais além” teve lugar em Viena, a 10 e 11 de dezembro, em paralelo com o Women’s EHF Euro 2024.

Entre os conferencistas e participantes, encontraram-se representantes das federações nacionais e dos clubes, bem como jogadoras de topo do passado e do presente, onde três nomes saltam à vista: Leonor Mallozzi e Pedro Sequeira enquanto moderadores e Paulo Sá como preletor em representação lusa.

A Conferência seguiu um programa de um dia e meio, composto por 24 palestras e quatro painéis, com um palco principal e duas salas de discussão, onde também participaram diversos portugueses: Vera Lopes, vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal e Diretora Técnica Nacional, Sofia Osório, Fisiologista da Seleção Nacional A Feminina, Cristina Fernandes, Coordenadora Técnica do CJ Almeida Garrett, Herlander Silva, treinador da Seleção da Lituânia e, ainda, Marco Santos em representação da Andebol School.

Os temas abordados incluíram projectos específicos destinados a atrair jovens atletas mulheres para o andebol e outros desportos, a gestão do abandono escolar das jogadoras, a cobertura mediática dos desportos femininos, a arbitragem de elite e experiências individuais, como as de duas jogadoras do ano da Federação Internacional de Andebol (IHF), Andrea Lekic e Allison Pineau, e a história da jogadora neerlandesa de andebol em cadeira de rodas Joyce van Haaster.

A primeira edição da Conferência teve lugar em paralelo com o Women’s EHF Euro 2024 e foi introduzida como parte de um esforço para continuar a desenvolver a vertente feminina do jogo.

Os trabalhos foram abertos pelo Presidente da Federação Europeia de Andebol (EHF), Michael Wiederer, e pelo português Presidente da Comissão de Métodos da EHF, Pedro Sequeira. “A Federação Europeia de Andebol apoia totalmente estes projectos para dar força ao andebol feminino”, afirmou Wiederer. “O mais importante é que queremos tornar o nosso desporto mais forte.”

“Esta conferência, tal como outras medidas, contribui definitivamente para isso. O que vos peço, depois de se terem juntado a nós para esta atividade, é que regressem aos vossos países, às vossas federações, às vossas actividades, e continuem o esforço aí.”

Pedro Sequeira falou sobre os conteúdos específicos que foram abordados na Conferência. “O que estamos a tentar fazer, não só para vocês, mas também para nós, é abordar as questões práticas. Não só do andebol, mas também aprender com outros desportos. Também precisamos de aprender com as boas práticas dos outros.”

“Se crescermos e nos desenvolvermos mais no andebol feminino, então todo o andebol será maior. É também por isso que é muito importante que estejamos muito concentrados nas diferentes abordagens, porque isso ajudará todo o andebol, nos vossos países e na Europa.”

O Women’s Handball Conference 2024, teve lugar em Viena, a 10 e 11 de dezembro, com o tema “Das bases ao desporto profissional e mais além”.

Patrocinadores Institucionais