Curso de Treinadores – Grau 4 / EHF Master Coach: Primeiro módulo presencial decorreu nos Carvalhos

Entre os formadores convidados destacaram-se nomes de prestígio como Roi Sánchez, Carlos Resende, Anselmo Ruiz, Jorge Araújo e Luís Santos, entre 2 e 5 de janeiro, no Colégio Internato Claret.

O Curso de Treinadores – Grau 4 / EHF Master Coach and Licensing Course, promovido pela Andebol School, da Federação de Andebol de Portugal, realizou o primeiro módulo presencial entre os dias 2 e 5 de janeiro de 2025, no Colégio Internato Claret, nos Carvalhos. Esta etapa presencial reuniu 24 formandos, numa organização que contou com a parceria do Colégio Internato Claret e o apoio do Grupo Desportivo Colégio Internato dos Carvalhos.

A mais recente edição do referido curso, que confere o grau máximo de treinador a nível nacional e europeu, teve início no passado dia 22 de dezembro com três sessões online. No arranque do novo ano, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos através de um módulo presencial intensivo, com uma carga horária de 40 horas.

O programa incluiu sessões teóricas, momentos de fortalecimento de grupo e um trabalho prático e aprofundado de análise de equipa, utilizando a ferramenta XPS Análise, disponibilizada aos participantes por um período de um ano.

Luís Santos, diretor do curso, explica os contornos do momento formativo que deu as boas-vindas a 2025: “Iniciámos o primeiro módulo presencial onde o foco esteve na análise individual e coletiva da própria equipa. A estruturação do curso de forma muito prática e real é um dos objetivos. Para isso, foram criadas seis equipas técnicas de quatro elementos cada e atribuída uma Seleção Nacional feminina a cada uma das equipas, para que pudessem analisar profundamente as suas características individuais e coletivas. Além disso, pudemos contar com a contribuição de grandes nomes do andebol nacional e internacional, que partilharam as suas ideias e conhecimentos para que esta experiência de trabalho possa evoluir para o contexto internacional. O treinador português tem muita qualidade, mas precisa de contacto internacional e de conhecimento de alto nível para estar preparado para as oportunidades que possam surgir no contexto de andebol de alto nível.”

Os temas abordados incluíram:

Formadores de Referência

Entre os formadores convidados destacaram-se nomes de prestígio, como Roi Sánchez, Carlos Resende, Anselmo Ruiz, Jorge Araújo e Luís Santos, que proporcionaram aos formandos aprendizagens de elevado nível técnico e humano.

Para Carlos Resende, participar nesta formação foi uma experiência enriquecedora: “Colaborar no Master Coach foi uma experiência extremamente gratificante. Este momento proporcionou não apenas a oportunidade de partilhar experiências e conhecimentos, mas também de reencontrar técnicos que fazem parte da evolução do andebol nacional, incluindo alguns que tive o privilégio de treinar e ser colega ao longo da minha trajetória.”

Jorge Araújo destacou a paixão e o empenho demonstrados pelos participantes: “Confesso-vos o imenso prazer que me proporcionou verificar a vossa paixão pela responsabilidade contida em serem treinadores.”

O treinador espanhol Roi Sánchez, que concluiu o seu próprio Master Coach em Lisboa, em 2015, elogiou a organização e o ambiente do curso: “Mais uma vez, a Federação de Andebol de Portugal está a fazer um excelente trabalho com estes cursos Master Coach, que são muito didáticos e próximos dos alunos. Foi uma experiência muito positiva tanto para os preletores quanto para os futuros Master Coaches. O futuro do andebol português, no que diz respeito a treinadores, está mais do que assegurado.”

O curso prossegue agora com sessões semanais online, culminando com o próximo módulo presencial, agendado para junho de 2025.

Patrocinadores Institucionais