O tema da sexta edição do Respect Your Talent Camp (RYT) foi “A Viagem do Jogador” e as sessões incidiram sobre a transição das categorias etárias mais jovens para os escalões profissionais, onde participaram Tiago Sousa e Rafael Vasconcelos, numa representação portuguesa que acontece desde a primeira edição. Os 30 atletas participantes, com idades inferiores a 18 anos, foram identificados no M18 EHF EURO 2024 e no M18 EHF Championships 2024.
A EHF lançou a iniciativa Respect Your Talent em 2019 e seis anos volvidos, o projeto evoluiu para um programa holístico de apoio ao talento, único no desporto europeu. Cerca de 2.000 jogadores masculinos e femininos fizeram parte do programa RYT, que visa ajudar a preparar atletas talentosos para as exigências atuais e futuras do andebol de alto nível.
O encontro de 2025 reuniu jogadores de toda a Europa, depois de se terem destacado nos eventos das categorias etárias mais jovens, no verão de 2024, ao serem premiados como Player of the Match (Jogador do Jogo) num jogo do EHF EURO ou dos EHF EURO Championships ou ao serem nomeados para a All Star Team de cada uma das provas.
Especificamente, as sessões de formação incluíram: Carreira Dual, Nutrição, Saúde Mental, Regras do Desporto e Anti-Doping, Entrevistas e Redes Sociais.
Os embaixadores – antigos e atuais jogadores de topo – têm um papel crucial no programa Respect Your Talent, ajudando a moldar os valores e os comportamentos dos aspirantes a atletas de elite, servindo de modelos dentro e fora do campo e partilhando os seus conhecimentos e experiência.
Na edição de 2025 participaram os embaixadores de longa data Vid Kavticnik e Carlos Prieto, bem como os novos embaixadores Hans Lindberg, Viran Morros e Ljubomir Vranjes.
A aplicação RYT foi lançada com o objetivo de tornar o valioso conteúdo fornecido pelo programa disponível para todos, visando ajudar cada jovem praticante de andebol a assumir o controlo do seu próprio percurso no desporto. Atualmente, a aplicação oferece 20 sessões de formação especializadas que abrangem os mesmos tópicos que são abordados no campo: Carreira dual, saúde mental, meios de comunicação social, anti-doping, direito desportivo e nutrição.
Desenvolvida por uma equipa composta por jogadores de andebol de classe mundial e especialistas de renome, a aplicação visa dotar os aspirantes a atletas de estratégias para enfrentar os desafios do desporto, da educação e da vida pessoal. A aplicação está disponível gratuitamente na App Store e na Google Play Store e é especificamente recomendada para jogadores com idades compreendidas entre os 16 e os 21 anos, bem como para os seus treinadores e pessoal de apoio.