Portugal entrou pela primeira vez no top-8 do Campeonato do Mundo, depois de uma vitória que teve tanto de histórica como de inédita contra a Espanha, na segunda jornada do Main Round e permanece na liderança do Grupo III, agora com sete pontos. Mas na mente dos portugueses já só está o jogo contra o Chile e a possibilidade de evitar a toda-poderosa Dinamarca no cruzamento dos Quartos de Final do IHF World Championship 2025. O duelo de encerramento do Main Round está agendado para este domingo, às 14h30, na Unity Arena, em Oslo.
Os Heróis do Mar já iniciaram a preparação do embate contra a formação sul-americana, orientada por Aitor Etxaburu, que não conhece outro desfecho que não a derrota nesta ronda principal da competição, depois de ter vencido os Estados Unidos da América para chegar de forma inédita a este patamar.
Miguel Oliveira – reforço de última hora dos Heróis do Mar – estreou-se na competição frente ao conjunto dos Estados Unidos da América, e cumpriu a sua primeira internacionalização sénior. O lateral esquerdo, que também pode atuar como central, abordou a caminhada de Portugal neste Campeonato do Mundo e o sentimento de fazer parte deste grupo que já entrou para a história da modalidade.
“É uma felicidade enorme, um orgulho poder partilhar o balneário e o campo com referências do andebol português, jogadores que estão no patamar que eu ambiciono chegar. É notório o trabalho que a Federação tem vindo a fazer nos últimos anos, que tem sido muito positivo nas formações e isso estende-se também ao plano sénior.”
Não há registos de jogos oficias entre Portugal e Chile até esta altura, pelo que será uma estreia para os dois emblemas, este domingo, mas pelo contexto atual da competição e do passado recente, os Heróis do Mar partem em vantagem, pese embora alguma possível gestão de esforço do grupo por parte de Paulo Pereira.
O internacional português, que foi considerado o melhor lateral esquerdo do M20 EHF EURO 2024, fez ainda o rescaldo da partida frente a Espanha e o sabor especial que a vitória teve, tendo em conta o desfecho das duas finais perdidas da Seleção Nacional sub-20 (2022 e 2024), nas quais esteve presente.
“Por lado, passámos aos Quartos de Final e, por outro, também deixámos a Espanha fora, claro que não compensa as duas finais, mas tem sempre um sabor especial”
Em antevisão a esta partida com o Chile, o lateral abordou as dificuldades que os sul-americanos podem causar mas também a ambição portuguesa de fechar o Main Round na melhor posição possível.
“Vamos encarar o Chile como encaramos os outros jogos, com a máxima seriedade. Só dependemos nós para ficar em primeiro e é isso que vamos tentar fazer, jogar como se fosse uma potência mundial, respeitar o Chile e jogar olhos nos olhos. Sabemos que eles têm bons jogadores, têm os dois irmãos Salinas [Rodrigo e Esteban] e o lateral esquerdo de [Erwin] Feuchtmann. É claro que, se estivermos num dia normal, com a máxima concentração, certamente, iremos ganhar tranquilamente o jogo.”
Recorde-se que Portugal está a disputar o Main Round III juntamente com a Suécia, Espanha e Chile na Unity Arena. Os Heróis do Mar estão agora com sete pontos, na liderança, após uma vitória na segunda jornada frente a Espanha. A transmissão dos jogos de Portugal está a cargo da RTP2. Pode acompanhar o Mundial na íntegra na RTP Play.
A medalha de bronze conquistada no último Campeonato da América do Sul e Central (2024 South and Central American Men’s Handball Championship) valeu aos chilenos a oitava qualicação consecutiva para o IHF Men’s World Championship, desde a estreia em 2011 (Suécia).
Esta edição já entrou para a história do andebol daquele país, não só pelo 50.º jogo disputado na prova, mas principalmente por ter garantido pela primeira vez presença no Main Round, feito conquistado depois do mais recente triunfo frente ao Japão a fechar o Grupo F. Apesar de ter perdido alguns jogadores importantes de chamada “geração de ouro”, que conseguiu colocar a equipa sul-americana no mapa e entregar uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2019, os chilenos conseguiram subir mais um degrau no panorama global e o céu é o limite.
A estrela da companhia é o lateral Rodrigo Salinas, o denominador comum das presenças do Chile no Campeonato do Mundo, estando a cumprir a oitava participação consecutiva desde a estreia em 2011. Rodrigo e o irmão [Estebán], que atua como pivô, são alguns dos últimos jogadores que restaram das edições anteriores em que o Chile participou. Jogadores como Marco Oneto ou Emil Feuchtmann, que serviram as cores do Chile com orgulho e distinção, já se retiraram do andebol internacional, passando a pasta após mais jovens. A maior parte do plantel atual atual na liga chilena, mas há vários a competir a alto nível na Europa.
No entanto, o Chile é uma das equipas mais consistentes do seu continente, tendo terminado em 3.º lugar nas duas últimas edições do Campeonato da América do Sul e Central, garantindo a medalha de bronze. A melhor classicação do Chile em Campeonatos do Mundo foi o 16.º lugar em 2019 (Dinamarca/ Alemanha) e, nas duas últimas edições – desde que a competição foi alargada a 32 equipas – terminou em 27.º e 26.º lugar, respetivamente, tendo obtido três vitórias em cada uma delas.
Uma coisa é certa, o pior que pode acontecer ao Chile nesta edição de 2025 é terminar em 24.º lugar e a melhor classicação de sempre no formato atual da competição já está garantida.
Key players: Rodrigo Salinas (lateral direito, 35 anos, Bidasoa Irun), Erwin Feuchtmann (lateral esquerdo, 34 anos, Fenix Toulouse), Estebán Salinas (pivô, 33 anos, Bidasoa Irun)
Histórico na competição: 2011: 22.º lugar, 2013: 23.º lugar, 2015: 23.º lugar, 2017: 21.º lugar, 2019: 16.º lugar, 2021: 27.º lugar, 2023: 26.º lugar
IHF Men’s World Championship 2025
Calendário – Grupo E
15.01.2025 – 17h00 – Portugal x Estados Unidos da América, 30-21 (15-10)
17.01.2025 – 17h00 – Portugal x Brasil, 30-26 (12-15)
19.01.2025 – 19h30 – Noruega x Portugal, 28-31 (13-14)
Calendário – Main Round III
22.01.2025 – 17h00 – Suécia x Portugal, 37-37 (18-18)
24.01.2025 – 14h30 – Espanha x Portugal, 29-34 (16-15)
26.01.2025 – 14h30 – Portugal x Chile, RTP2
O IHF Men’s World Championship 2025 decorre entre 14 de janeiro a 2 de fevereiro, na Croácia, Dinamarca, Noruega e os bilhetes estão disponíveis AQUI. Para consultar o horário completo do Campeonato do Mundo de 2025 basta clicar aqui.