Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina: CDE Gil Eanes regressa aos triunfos em Aveiro

Algarvias somaram a sexta vitória frente ao Alavarium Love Tiles; Madeira SAD, ABC de Braga OBO, ADA São Pedro do Sul e SL Benfica também somaram os três pontos relativos à Ronda 15.

A Ronda 15 deu as boas-vindas ao mês de fevereiro com cinco jogos. Depois de na passada quarta-feira, o Alavarium Love Tiles e o Madeira SAD se terem encontrado em Aveiro para cumprir a Ronda 15, este sábado, a cidade dos ovos moles recebeu o Jogo da Semana – Alavarium Love Tiles vs CDE Gil Eanes.

A começar no Norte do país, a receção do CA Leça ao Madeira SAD, terminou com triunfo esclarecedor das insulares (18-34) que ao intervalo já venciam por uma dezena (9-19). Uma hora mais tarde houve duelo de equipas motivadas pelas recentes vitórias, CJ Almeida Garrett e ABC de Braga OBO Betterman, mas desta vez só uma sorriu. As bracarenses foram felizes por 24-28 na deslocação a Vila Nova de Gaia e somaram o oitavo triunfo da época, encurtando distâncias para o top-3 do Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina.

Ao fim da tarde decorreram dois embates, entre os quais o Jogo da Semana, que viu o CDE Gil Eanes a ser feliz na deslocação a Aveiro. O outro terminou com o triunfo da ADA São Pedro do Sul na deslocação ao reduto do Colégio de Gaia Toyota, num jogo dotado pelo equilíbrio.

A fechar a jornada o Campeão Nacional, SL Benfica, conquistou a 13.ª vitória consecutiva na prova – e quinta após a derrota na Supertaça – frente ao último classificado, SIR 1º de Maio, que já não sabe o que é vencer para o Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina desde o dia 5 de outubro do ano passado.

Todos os encontros realizados no fim de semana de 1 e 2 de fevereiro foram antecedidos por um minuto de silêncio em honra de José Ribeiro.

Alavarium Love Tiles – CDE Gil Eanes

Foi com muita vontade de vencer que se deu início ao encontro em Aveiro. No entanto, uma má entrada do Alavarium Love Tiles – com precipitações e bolas perdidas no ataque – foi bem aproveitada pela formação do CDE Gil Eanes. Aos cinco minutos a vantagem algarvia era de dois golos (2-4).

Um período de superioridade numérica fazia crer que as de Aveiro iam conseguir ultrapassar a baliza defendida por Beatriz Barradas mas, mesmo em inferioridade, as lobas levaram a melhor. Depois do 2-5, Alexandre Monteiro levou o cartão verde à mesa.

Depois da diferença escalar até aos quatro golos de diferença, o Alavarium Love Tiles reagiu e aproximou com um parcial positivo finalizado por Sara Rodrigues (5-7). Aos 15′, as comandadas de Sofia Osório voltaram a atingir a marca dos quatro golos à maior (6-10), pela mão de Jorgeana Carvalho e, já perto do décimo oitavo minuto de jogo, houve novo time-out pedido pelos locais.

A paragem técnica trouxe algumas mudanças – com o Alavarium Love Tiles a apresentar uma defesa mais profunda – mas, do outro lado, o CDE Gil Eanes continuava a ter sucesso no aproveitamento das rápidas transições ofensivas e chegou aos seis golos de vantagem por Gabriella Godoy (9-15).

Com cerca de um minuto para jogar até ao descanso foi a vez de Sofia Osório parar o encontro pela primeira vez, mas as de Aveiro conseguiram sair melhor e Cátia Ferreira finalizou um parcial de 2-0 que motivou o emblema da casa antes da recolha para os balneários.

Intervalo: 13-17

No reatar do encontro, as algarvias regressaram à maior vantagem (13-18) mas o equilíbrio foi sendo palavra de ordem e a diferença mantinha-se entre os quatro e cinco golos. As da casa demonstravam algumas dificuldades em finalizar, mesmo com uma unidade a mais. Beatriz Barradas ia travando algumas das investidas.

À passagem do minuto 42′, Leonor Carvalho bisou e reduziu a diferença para três golos (19-22) e Maria Miguel Moreira, que entrou para render Alice Pedro entre os postes ia mostrando serviço. Aos 46′ o Alavarium Love Tiles perdeu uma peça importante do seu xadrez, Eulália Silva viu o cartão vermelho à entrada dos quinze minutos finais e aos 51′ foi o CDE Gil Eanes a perder uma opção com Filipa Manuel a ser desqualificada.

Catarina Soares colocou a distância em dois e, com o marcador em 23-25 a sete minutos do apito final, Sofia Osório levou o cartão verde à mesa. O CDE Gil Eanes reagiu bem à paragem e regressou ao patamar dos cinco golos à maior (23-28), com a ajuda de Beatriz Barradas entre os postes.

Resultado Final: 23-28

 Por motivos técnicos alheios à Federação de Andebol de Portugal o Jogo da Semana não contou com transmissão em direto na andeboltv.

Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina
Fase Regular
10ª Jornada
29.01.2025 – 20h30 – Alavarium Love Tiles x Madeira SAD, 25-35

15ª Jornada
01.02.2025 – 16h00 – CA Leça x Madeira SAD18-34 (9-19)
01.02.2025 – 17h00 – CJ Almeida Garrett x ABC de Braga OBO Betterman24-28 (12-14)
01.02.2025 – 18h00 – Colégio de Gaia Toyota x ADA São Pedro do Sul28-30 (15-16)
01.02.2025 – 18h00 – Alavarium Love Tiles x CDE Gil Eanes, 23-28 (13-17)
01.02.2025 – 21h00 – SL Benfica x SIR 1º de Maio, 40-19 (25-8)

Patrocinadores Institucionais