Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina: Últimas vagas para o Grupo A abertas a duas jornadas do fim

Ronda 17 joga-se na íntegra este sábado e tem foco na receção do CJ Almeida Garrett ao SIR 1º de Maio – transmissão em direto na andeboltv; SL Benfica e ABC de Braga OBO jogam em casa; Madeira SAD em Vila Nova de Gaia e ADA São Pedro do Sul em Aveiro.

Duas jornadas para o fim da Fase Regular do Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina e todas as equipas com 16 jogos realizados, depois do último acerto de calendário, que aconteceu na passada quarta-feira, no Funchal. Nesta altura, as vagas para os dois grupos da Fase Final ainda não se encontram atribuídas, pelo que haverá emoção até ao final para perceber quem se irá juntar a SL Benfica e Madeira SAD no Grupo A, com ABC de Braga OBO na melhor posição para o conseguir e ADA São Pedro do Sul e CJ Almeida Garrett ainda com possibilidades reais. No sentido oposto, as restantes cinco equipas já sabem que vão competir no Grupo B pela manutenção, mas todos os pontos serão preciosos.

Este sábado, a Ronda 17 abre em Braga e Lisboa, às 15h00, com a receção do ABC de Braga OBO (3.º) ao CDE Gil Eanes (6.º) e com a visita do CA Leça (8.º) ao tricampeão e líder, SL Benfica. Para as 16h30 está agendado um duelo entre emblemas históricos a Norte, com o Colégio de Gaia Toyota (7.º) a receber o Madeira SAD (2.º), num duelo com sabor a Fase Final.

Às 18h00 arrancam dois jogos de extrema importância para as contas do Grupo A: o Alavarium Love Tiles (9.º) recebe a ADA São Pedro do Sul (4.º) enquanto que o CJ Almeida Garrett (5.º) tem encontro marcado com o último classificado, SIR 1º de Maio, em partida que assume o estatuto de Jogo da Semana.

Recorde-se que no final da Fase Regular, marcado para 22 de fevereiro, apenas as quatro primeiras equipas da tabela irão integrar o Grupo A da Fase Final, que define o campeão nacional, ao passo que as seis restantes jogarão o Grupo B com o objetivo de garantir a manutenção.

CJ Almeida Garrett – SIR 1º de Maio

CJ Almeida Garrett (5.º – 35 pontos), ADA São Pedro do Sul (4.º – 36 pontos) e ABC de Braga OBO (3.º – 37 pontos). Dois passaportes para a manutenção direta, três concorrentes e uma luta acesa com duas jornadas para o fim.

A última derrota do CJ Almeida Garrett, frente à ADA São Pedro do Sul, ditou uma ultrapassagem na tabela e poderá ter peso na hora das decisões, mas uma presença no Grupo A da Fase Final para o conjunto nortenho é ainda possível. Na última ronda o adversário será o Madeira SAD, no contexto das gaienses, e é necessário chegar ao derradeiro duelo na máxima força, evitando desde já – na receção ao SIR 1º de Maio – a terceira derrota seguida, algo que nunca aconteceu na presente temporada. Já o emblema da Marinha Grande (20 pontos) chega a esta jornada após 11 derrotas consecutivas na prova e já não festeja uma triunfo desde o dia 5 de outubro, apesar de ter disputado vários jogos até aos minutos finais. Já com lugar reservado no Grupo B e no lugar mais ingrato na luta pela permanência, cada ponto extra para lá daquele atribuído à derrota poderá ter influência na Fase Final.

Em antevisão, Luís Santos, treinador do CJ Almeida Garrett, afirma que a sua equipa está focada no regresso aos triunfos e que o top-4 é um objetivo que só pode orgulhar a formação de Vila Nova de Gaia:

“Queremos voltar às vitórias com o apoio dos nossos adeptos. Após duas derrotas em jogos importantes, temos trabalhado para corrigir os erros que nos levaram às mesmas. Temos de estar orgulhosos por chegarmos a esta fase na discussão pelos quatro primeiros lugares, pois superámos as expectativas. Tudo isso deve-se ao empenho e dedicação das nossas jogadoras. Vamos defrontar um adversário que tem qualidade e que tem investido bastante no 7×6. Embora seja o último classificado do campeonato já provou que se pode bater com quase todas as equipas. Temos de entrar concentrados e com máxima determinação para vencer o jogo. Queremos manter acesa a possibilidade de entrarmos nos 4 primeiros até à última jornada do campeonato.”

Do lado visitante, o líder do SIR 1º de Maio, Miguel Catarino, considera que estão em disputa pontos que são cruciais para a próxima fase que, apesar da qualidade do adversário, a ambição da formação da Marinha Grande é de vencer:

“Vamos entrar para este jogo com o objetivo de conquistar pontos que nos podem ser cruciais na próxima fase. O CJ Almeida Garrett é uma equipa com muita qualidade e sabemos que temos de entrar com grande rigor e sentido de responsabilidade no jogo.”

Jogo da Semana vai decorrer no Pavilhão Municipal Fernando Gomes, em Vila Nova de Gaia, a partir das 17h00 deste sábado, e contará com transmissão em direto na andeboltv.

Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina
Fase Regular – 17ª Jornada
15.02.2025 – 15h00 – ABC de Braga OBO Betterman x CDE Gil Eanes, andeboltv
15.02.2025 – 15h00 – SL Benfica x CA Leça, BTV / andeboltv (diferido Às 16h30)
15.02.2025 – 16h30 – Colégio de Gaia Toyota x Madeira SAD, andeboltv
15.02.2025 – 18h00 – Alavarium Love Tiles x ADA São Pedro do Sul
15.02.2025 – 18h00 – CJ Almeida Garrett x SIR 1º de Maio, andeboltv

Patrocinadores Institucionais