Começou a contagem decrescente para a Ronda 20 e antepenúltima da Fase Regular do Campeonato Placard Andebol 1, que vai estender-se por três dias consecutivos. O jogo de abertura acontece esta sexta-feira, no Dia de São Valentim, com o SL Benfica (3.º) a receber o Avanca Bioria Bondalti (11.º), mas na condição de visitante; e duelo de encerramento junta o líder e o atual 4.º classificado, Sporting CP e Marítimo Madeira Andebol SAD, a partir das 15h00 deste domingo.
Pelo meio há um sábado competitivo com quatro jogos em agenda, a começar pela receção do CF Os Belenenses (8.º) ao Vitória SC (6.º), que tem início marcado para as 15h00. Uma hora e meia depois, arranca o Jogo da Semana, que junta dois históricos na Cidade dos Arcebispos e o Águas Santas Milaneza (7.º) vai tentar voltar aos triunfos na receção ao último classificado, SC Horta. Os açorianos vêm de um empate na última jornada frente ao Nazaré Dom Fuas AC (10.º), equipa que tem encontro marcado com o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR (9.º), a partir das 19h00.
O Pavilhão Flávio Sá Leite, uma das principais catedrais do Andebol português, vai abrir portas este sábado a um dos Clássicos mais antigos e apetecíveis da modalidade: ABC de Braga x FC Porto. Os dragões ocupam a 2.ª posição, com os mesmos 52 pontos do rival Sporting CP, e chegam motivados pelo regresso feliz às competições europeias, naquele que foi o nono triunfo consecutivo em todas as competições. Já os minhotos, que fecham o top-5 do Campeonato Placard Andebol 1, com 43 pontos, venceram sete dos últimos nove jogos (incluindo um para a Taça de Portugal), mas vêm de uma derrota contra o rival direto na luta pelo 4.º lugar [Marítimo Madeira Andebol SAD], o último que garante vaga no Grupo A.
As duas equipas têm em comum o facto de terem atletas entre os cinco melhores marcadores da prova: o internacional português André Sousa (emprestado pelos dragões ao ABC de Braga) é o segundo artilheiro, com 116 golos em 18 jogos e André José, central de 23 anos que regressou a Braga depois de uma passagem pelo Sporting CP, ocupa o terceiro posto, com 112 golos em 19 jogos. Logo a seguir, com 97 golos em 19 encontros realizados, aparece o ponta direita José Ferreira, internacional jovem por Portugal, que regressou à Cidade Invicta há poucas semanas, depois de ter representado o Vitória SC, por empréstimo, na primeira metade de temporada.
Em antevisão, o treinador Filipe Magalhães, afirma que os bracarenses irão lutar até ao fim por um vaga no Grupo A, apesar de não dependerem apenas dos seus resultados, por isso cada ponto conta:
“Neste momento, já não dependemos apenas de nós para garantir a qualificação para o Grupo A, mas enquanto for matematicamente possível, vamos lutar com todas as nossas forças por esse objetivo. Sabemos que, para o alcançar, precisamos de vencer os três jogos que faltam e, por isso, este jogo assume uma importância extrema para nós. Todos os pontos são agora decisivos na luta pelo apuramento para as competições europeias e vamos batalhar até ao fim para os conquistar.“
O técnico realçou ainda a qualidade do oponente, que chega a este encontro após uma vitória frente ao Vojvodina para a EHF European League:
“Temos consciência das dificuldades que nos esperam. O FC Porto é um adversário muito difícil de bater, uma equipa experiente, que defende bem e com isso consegue marcar muitos golos fáceis em contra-ataque. Precisamos de fazer um jogo seguro no ataque e demonstrar muita vontade e compromisso na defesa. No entanto, jogamos em nossa casa e, com o apoio dos nossos adeptos, temos de acreditar que conseguimos discutir o jogo e, no final, conquistar a vitória.”
Do lado do FC Porto, Pedro Oliveira, ponta esquerda dos azuis e brancos, desvaloriza os resultados recentes daquele que é um histórico da modalidade:
“Virem de uma sequência de duas derrotas tanto pode ser bom como pode ser mau, depende da mentalidade deles, não podemos olhar para isso dessa maneira e temos de encarar o ABC como uma equipa com historial no andebol que nos traz sempre vários problemas. Olhamos jogo a jogo e sabemos que o nosso objetivo é ganhar todos os jogos que realizamos. Depois veremos como ficam as contas, mas vamos gerindo jogo a jogo. Cada vitória é importante.”
O jovem portista assume o favoritismo mas acredita que este terá que ser demonstrado dentro dos 40×20:
“Sabemos que teoricamente somos os favoritos e temos que mostrar isso em campo. É claro que o ABC de Braga tem uma boa equipa e tem sempre boas equipas durante todos estes anos, mas a superioridade é nossa e temos que a mostrar dentro de campo. A defesa deles a 5:1 às vezes pode causar-nos alguns problemas. Eles têm também dois primeiras linhas muito focados no um contra um e acho que isso pode ser um bocado difícil de travar, mas vamos preparados para isso.”
O Jogo da Semana contará com transmissão em direto n’A Bola TV a partir das 18h30.
Campeonato Placard Andebol 1
Fase Regular – 20ª Jornada
14.02.2025 – 20h00 – Avanca Bioria Bondalti x SL Benfica, BTV / andeboltv (diferido às 21h30)
15.02.2025 – 15h00 – CF Os Belenenses x Vitória SC, andeboltv
15.02.2025 – 18h30 – Águas Santas Milaneza x SC Horta, andeboltv
15.02.2025 – 18h30 – ABC de Braga x FC Porto, A Bola TV / Porto Canal / andeboltv (diferido às 20h00)
15.02.2025 – 19h00 – Nazaré Dom Fuas AC x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, andeboltv
16.02.2025 – 15h00 – Sporting CP x Marítimo Madeira Andebol SAD, Sporting TV / andeboltv (diferido às 16h30)