EHF European League: SL Benfica mantém vivo sonho dos Quartos

Triunfo na receção ao Ystads IF HF, esta terça-feira, aproxima encarnados do Play-Off de acesso aos Quartos de Final, que pode ser assegurado no reencontro entre lusos e nórdicos, marcado para o dia 25 de fevereiro, na Suécia.

Num jogo de extrema importância para o futuro na EHF European League, o SL Benfica cumpriu com distinção e venceu os suecos do Ystads IF HF, esta terça-feira, na segunda jornada do Grupo II do Main Round, ampliando a diferença entre os dois emblemas na tabela. Com este resultado, as águias passam a somar quatro pontos, os mesmos dos franceses do Limoges HB, que vai defrontar a equipa espanhola e líder do grupo, Bidasoa Irun, ainda esta terça-feira.

Recorde-se que apenas o primeiro classificado do Main Round II terá passagem direta aos Quartos de Final. Os 2.º e 3.º classificados irão cruzar com o 3.º e 2.º do Main Round I, respetivamente, no Play-Off de acesso à próxima fase.

7 inicial: Kristóf Palasics, Miguel Sanchez-Migallon, Gabriel Cavalcanti, Egon Hanusz, Bélone Moreira, Ole Rahmel e Alexis Borges.

O Ystads IF HF entrou mais eficaz, com dois golos sem resposta nos dois primeiros minutos. Gabriel Cavalcanti abriu a contagem para as águias (1-2) e logo depois foi Alexis Borges a restabelecer o empate (2-2), com uma defesa do guarda-redes húngaro Kristóf Palasics pelo meio.

O SL Benfica, que apresentou desde cedo uma defesa 5:1, com Steven Valencia como homem mais adiantado, atravessou o primeiro período de inferioridade numérica aos 6’ na sequência da primeira exclusão do jogo, que acabou por não fazer mossa. Aos 10’ o marcador continuava a mostrar um forte equilíbrio (5-5). No minuto seguinte, Bélone Moreira assinou o 6-5, que colocava o SL Benfica na liderança pela primeira vez na partida. E com Kristóf Palasics em grande plano (4 defesas – 44% de eficácia), os encarnados dobraram a vantagem em superioridade numérica (7-5), ainda antes dos 12 minutos.

Os suecos reagiram com competência – e alguma sorte – a três minutos em dupla inferioridade, mas já para lá do equador da primeira parte, o alemão Ole Rahmel assinou o 11-8 para dar uns inéditos três golos de vantagem ao SL Benfica. Aos 19’ foi Alexis Borges a ampliar a diferença para quatro (12-8), antes do sueco Oscar Carlén pedir o primeiro time-out do jogo.

Após a paragem, o espanhol Miguel Sánchez-Migallón foi excluído (pela segunda vez), mas Kristóf Palasics cresceu entre os postes para não deixar que a margem de quatro golos fosse ameaçada. Já de igual para igual, aos 23’, apareceram cinco golos à maior (14-9). Os nórdicos ainda exploraram o 5:1 defensivo e o 7×6 até ao descanso e conseguiram reduzir a diferença (17-14), antes do SL Benfica sentenciar a primeira parte com uma jogada aérea vistosa e eficaz. 

Intervalo: 18-14

Em sentido inverso ao que aconteceu no início da partida, foi o SL Benfica a entrar com um parcial de 2-0 na segunda parte (20-14), para alcançar novos máximos, de seis golos de vantagem, após três minutos.

Depois de um crescimento dos homens do Ystads IF HF, a vantagem voltou aos três golos (22-19), aos 38 minutos, numa altura em que o sueco Oskar Joelsson liderava a lista de melhores marcadores, com seis golos. O jovem guarda-redes Alexander Lindén, que se havia estreado no decorrer da primeira parte, ia ajudando o emblema nórdico a manter-se em jogo, de tal forma que aos 45’ festejaram a chegada aos dois golos (24-22), algo que não se via desde o 10-8.

Num dos períodos mais complicados para o SL Benfica no jogo, a equipa lusa teve forças para se reerguer e voltar a ganhar terreno (28-22) depois de um contundente parcial de 4-0, ainda antes dos 50’, tirando o melhor partido da superioridade numérica, quer devido a exclusões, quer fruto do 7×6. A agressividade dos suecos era permanente, mas a eficácia da equipa portuguesa seguia dentro dos níveis pretendidos e a margem nunca baixou para patamares preocupantes.

Aos 52’ foi a vez do internacional português Gustavo Capdeville se estrear na partida, debaixo de um forte aplauso dos adeptos encarnados. Até ao soar da buzina para o final, o Ystads IF HF ainda se aproximou ligeiramente mas o triunfo nunca foi posto em causa e ficou fechado por cinco golos de diferença. Alexis Borges ainda foi desqualificado nos últimos quatro segundos devido a uma falta considerada à margem das leis.

Resultado Final: 36-31
Top Player: Bélone Moreira – 9 golos (90% de eficácia) e 4 assistências

O terceiro jogo do Main Round volta a colocar os encarnados no caminho do Ystads IF HF, desta vez em território sueco, e está agendado para a próxima terça-feira, dia 25 de fevereiro, às 17h45 (hora portuguesa).

EHF European League
Main Round II
1.ª Jornada

11.02.2024 – 19h45 – Bidasoa Irun x SL Benfica, 28-27 (13-15)
2.ª Jornada
18.02.2024 – 17h45 – SL Benfica x Ystads IF HF, 36-31 (18-14)
3.ª Jornada
25.02.2024 – 17h45 – Ystads IF HF x SL Benfica, BTV
4.ª Jornada
04.03.2024 – 19h45 – SL Benfica x Bidasoa Irun, BTV

Patrocinadores Institucionais