Quase três meses depois, a EHF European League regressou e, na estreia do Main Round, o SL Benfica entrou com uma derrota pela margem mínima. Apesar de uma boa primeira parte, onde os encarnados chegaram a ter cinco golos de vantagem, a formação do Bidasoa Irun conseguiu superiorizar-se e assumir a dianteira nos minutos finais.
O SL Benfica é terceiro no Main Round II com dois pontos, atrás de Limoges HB (4) e Bidasoa Irun (6). O segundo jogo desta fase opõe os encarnados ao Ystads IF HF e está agendado para a próxima terça-feira, às 19h45 (hora portuguesa), em Lisboa – transmissão em direto na BTV.
7 inicial: Kristóf Palasics, Miguel Sanchez-Migallon, Gabriel Cavalcanti, Egon Hanusz, Bélone Moreira, Ole Rahmel e Alexis Borges
Apesar das ausências de Ander Izquierdo, Christopher Edberg e Guilherme Cabral, o SL Benfica entrou da melhor forma no encontro frente ao líder do Main Round II, à entrada para este encontro.
O primeiro golo ainda pertenceu ao Bidasoa Irun mas um parcial de dois golos colocou as águias na dianteira ainda dentro dos primeiros três minutos de jogo. Entre os postes, o internacional húngaro Kristóf Palasics ia parando algumas investidas dos espanhóis e ajudou na esacalada no marcador – Ole Rahmel apontou o 2-5 à passagem do minuto 8′.
Uma diferença de quatro golos (4-8) assinada por Egon Hanusz, levou o técnico espanhol a parar o encontro com apenas 12 minutos decorridos. Após a paragem técnica seguiram-se algumas exclusões para ambos os lados e foram os ataques a superiorizarem-se por esta altura. Stiven Valencia voou para o 7-11 sensivelmente a meio do primeiro tempo.
Alexis Borges estabeleceu nova maior vantagem (7-12) mas o Bidasoa Irun respondeu e, em menos de um minuto, com dois golos consecutivos reduziu a diferença para apenas três (9-12).
As águias atravessaram um período mais complicado no plano ofensivo, resolvido cinco minutos depois, com Demis Grigoras a finalizar (9-13), tirando proveito de novo período de superioridade numérica.
Três golos espanhóis consecutivos colocaram a distância na diferença mínima (13-14) a menos de um minuto do descanso. Antes da recolha aos balneários, Ole Rahmel voltou a sorrir no frente a frente com Leonel Maciel (ex-Sporting CP) da marca de castigo máximo. O ponta direita alemão terminou a primeira parte como o melhor marcador, com sete golos assinalados.
Intervalo: 13-15
Gabriel Cavalcanti devolveu os quatro golos de vantagem (13-17) mas o Bidasoa Irun voltou a melhorar, essencialmente no plano defensivo, com o contributo de Leonel Maciel. Após um parcial de 3-0 os espanhóis encostaram (17-18) mas Demis Grigoras devolveu algum oxigénio ao SL Benfica, ao fazer o 17-19 à passagem do minuto 37′.
O Bidasoa Irun não tirou o pé do acelerador e igualou o resultado três minutos depois (19-19), levando Jota González a levar o cartão verde à mesa. Ole Rahmel devolveu a liderança na sequência, mas novo período de vantagem numérica para os espanhóis – com Miguel Sanchez-Migallon a ver a terceira exclusão – foi bem aproveitado e traduziu-se numa vantagem de dois golos (23-21) à entrada dos quinze minutos finais.
Jota Gonzalez voltou a parar o encontro aos 48 minutos de jogo para lançar o 7×6. O ataque encarnado voltou a desbloquear e Ole Rahmel voltou a finalizar com sucesso (24-23). O ponta alemão e o guardião húngaro Kristóf Palasics iam sendo as grandes figuras do lado encarnado mas a vantagem permanecia do lado espanhol. Aos 54 minutos houve nova paragem técnica, desta vez para os locais.
A persistência encarnada acabou por resultar na igualdade através de Egon Hanusz (27-27). As águias guardaram a baliza vazia por duas ocasiões – recuperações de Kristóf Palasics e Gabriel Cavalcanti – mas as dificuldades em concretizar permaneciam. Na reta final, novo erro ofensivo levou Tao Gey a ser feliz perante a baliza vazia, golo que valeu a vitória do Bidasoa Irun.
Resultado Final: 28-27
Top Player: Ole Rahmel – 13 golos (100% eficácia)
O SL Benfica é terceiro do grupo com dois pontos, atrás de Limoges HB (4) e Bidasoa Irun (6). O segundo jogo do Main Round opõe os encarnados ao Ystads IF HF e está agendado para a próxima terça-feira, às 19h45 (hora portuguesa), em Lisboa – transmissão em direto na BTV.
EHF European League
Main Round II
1.ª Jornada
11.02.2024 – 19h45 – Bidasoa Irun x SL Benfica, 28-27 (13-15)
2.ª Jornada
18.02.2024 – 17h45 – SL Benfica x Ystads IF HF, BTV
3.ª Jornada
25.02.2024 – 17h45 – Ystads IF HF x SL Benfica, BTV
4.ª Jornada
04.03.2024 – 19h45 – SL Benfica x Bidasoa Irun, BTV