A segunda edição do Académica Handball Cup, organizado pela Associação Académica de S. Mamede, está prestes a começar, decorrendo de 1 a 4 de março de 2025, em Matosinhos, Cidade Europeia do Desporto 2025. O torneio deste ano duplicou o número de participantes em relação ao ano anterior, contando agora com mais de 800 atletas, dos 4 aos 20 anos, distribuídos por quatro pavilhões. Durante os quatro dias de competição, serão realizados mais de 100 jogos.
A organização promete quatro dias repletos de andebol e convívio, consolidando o torneio como uma referência na formação de jovens atletas.
O evento será apadrinhado por atletas de renome do Andebol português, incluindo o capitão dos Heróis do Mar, Rui Silva, bem como Diogo Rêma Marques, Victor Iturriza, Ricardo Brandão, Leonel Fernandes e Fábio Magalhães, que fizeram história por Portugal na mais recente conquista do 4.º lugar no Campeonato do Mundo.
Com a abertura da primeira equipa feminina na Associação Académica de S. Mamede, a edição deste ano contará também com a presença da capitã das Lusitanas, Bebiana Sabino, e ainda Constança Sequeira e Mariana Ramada. A sua participação visa impulsionar o andebol feminino no clube e em Matosinhos, inspirando as jovens atletas e promovendo a igualdade no desporto.
Este ano, o torneio terá um momento especial com a estreia da primeira equipa feminina da Académica de São Mamede, um passo importante para o crescimento e desenvolvimento da modalidade no clube.
Com mais equipas, mais jogos e maior diversidade de participantes, o Académica Handball Cup reforça a sua importância no calendário desportivo, celebrando o andebol num ano especial para Matosinhos, Cidade Europeia do Desporto 2025.