Taça de Portugal Feminina: Reencontros com história nos Oitavos de Final

ADA São Pedro do Sul recebe SL Benfica; Colégio de Gaia Toyota vai ao terreno do ABC de Braga OBO; CA Leça e CJ Almeida Garrett procuram desatar o nó; Madeira SAD super-favorito a seguir em frente na defesa do troféu – andeboltv transmite cinco duelos.

O primeiro fim de semana de março dá as boas-vindas aos Oitavos de Final da Taça de Portugal Feminina, com 16 equipas a competir pela glória, oriundas de três patamares do Andebol nacional: nove emblemas do Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina, cinco da Divisão de Honra e ainda NAAL Passos Manuel e CA Baltar CRD/LeR Ópticas, que competem no Campeonato Nacional 2ª Divisão Feminina.

As duas equipas da divisão mais baixa da hierarquia têm agora desafios distintos na caminhada rumo ao top-8 da Prova Rainha. O conjunto lisboeta vai defrontar a AA Didáxis A2D, sétima classificada da Fase Regular da Divisão de Honra, enquanto que o emblema de Paredes vai receber o favorito CDE Gil Eanes, do principal escalão.

O atual detentor do troféu, Madeira SAD, tem – em teoria – uma tarefa tranquila na visita – na condição de visitado- ao terreno do CP Valongo Vouga, equipa que fechou a Fase Regular da Divisão de Honra na 9.ª posição. O SIR 1º de Maio chega motivado a esta fase da competição, após de ter eliminado o Alavarium Love Tiles, e vai agora medir forças com o Maiastars, a melhor classificada entre as equipas da Divisão de Honra (2.º lugar), logo à frente da Juve Lis, que vai voltar a defrontar a EA Beira Douro, agora a valer o passaporte para os Quartos da Taça de Portugal, depois de uma vitória para cada lado no campeonato.

Reencontros: Da divisão maior para a Prova Rainha

Três duelos vão juntar equipas do Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina, entre os quais a visita do campeão nacional e finalista vencido da última edição, SL Benfica, à ADA São Pedro do Sul, que recentemente garantiu passaporte europeu para a próxima temporada. Em 2023/2024, as duas equipas, que esta época terminaram no pódio da Fase Regular, defrontaram-se às portas da Final Four, com as águias a triunfarem pela margem mínima (36-37), num jogo de verdadeira emoção e incerteza. Este será o terceiro duelo da temporada entre as duas formações, depois do SL Benfica ter festejado em dose dupla no Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina. 

O CA Leça tem encontro marcado com o CJ Almeida Garrett num duelo que vai desfazer o nó… à terceira. Isto porque os dois jogos do campeonato entre ambos deram empate: primeiro em Leça da Palmeira (23-23) e, três meses depois, em Vila Nova de Gaia (26-26). Agora, terá que haver um vencedor, nem que seja já para lá do tempo regulamentar.

ABC de Braga OBO Betterman e Colégio de Gaia Toyota vão protagonizar um reencontro marcado pela imprevisibilidade. As bracarenses chegam com a moral em alta, na sequência do feito histórico alcançado nos últimos dias, com a conquista de uma vaga nas competições europeias da próxima época, apesar da mais recente derrota em São Pedro do Sul. Já as gaienses, que estão em ‘modo reação’ face a um período negativo nos primeiros meses da época, querem voltar às Meias Finais, como aconteceu na época passada, e têm uma oportunidade de mostrar sinais de melhoria.

Em antevisão, Bianca Lima, central de apenas 16 anos, acredita que será um jogo emocionante e onde a vontade de vencer será determinante. A internacional jovem por Portugal acredita que as bracerenses irão seguir em frente na Prova Rainha:

“Estamos prontos para mais um jogo intenso e emocionante, onde a entrega e a dedicação de ambas as equipas serão determinantes. O nosso foco está bem definido: conquistar a vitória. Sabemos que não será um jogo fácil, mas confiamos plenamente na nossa qualidade e na preparação que temos feito para garantir a presença na luta pelo título da Taça de Portugal. Jogamos em casa, um fator que nos dá ainda mais motivação, em que o apoio dos nossos adeptos será fundamental para nos impulsionar e fazer a diferença nos momentos mais decisivos. O Colégio de Gaia é uma equipa competitiva, conhecemos bem o seu estilo de jogo e preparámo-nos para os desafios que nos poderão impor. Trabalhámos para antecipar dificuldades e estamos determinados a colocar em campo o nosso melhor Andebol para alcançar o nosso objetivo.”

Do outro lado, a ponta esquerda e também internacional jovem por Portugal, Luana Jesus, afirma que o objetivo é corrigir o último resultado diante das minhotas, tendo noção das dificuldades, e seguir em frente:

“Após um resultado infeliz no último confronto, vamos entrar em campo de forma determinada a mudar a história. Apesar do desfecho anterior não ter sido o que desejávamos, mostramos qualidade, entrega e um espírito de luta que nos dá confiança para este novo desafio. Sabemos que não será um jogo fácil, mas estamos preparados para dar tudo do primeiro ao último minuto. Trabalhámos para corrigir os erros e fortalecer os nossos pontos fortes, e estamos prontos para enfrentar este adversário com máxima concentração e ambição.”

Dos oito jogos relativos aos Oitavos de Final da Prova Rainha em agenda, quatro não contarão com transmissão em direto na andeboltv.

Taça de Portugal Feminina:
Calendário – 1/8 de Final:
01.03.2025 – 15h00 – ADA São Pedro do Sul x SL Benfica, andeboltv
01.03.2025 – 15h30 – Juve Lis x EA Beira Douro
01.03.2025 – 16h30 – ABC de Braga OBO Betterman x Colégio de Gaia Toyota, andeboltv
01.03.2025 – 17h00 – AA Didáxis A2D x NAAL Passos Manuel
01.03.2025 – 18h00 – SIR 1º de Maio x Maiastars, andeboltv
02.03.2025 – 20h30 – CA Leça x CJ Almeida Garrett, andeboltv
09.03.2025 – 16h00 – CA Baltar CRD/LeR Ópticas x CDE Gil Eanes
30.03.2025 – 15h00 – Madeira SAD x CP Valongo Vouga

Patrocinadores Institucionais