EHF Euro 2026 Qualifiers: Missão Europeu segue na Polónia

Seleção Nacional A Masculina entra em ação esta quinta-feira para cumprir o jogo da Ronda 3 de qualificação para o próximo Campeonato da Europa; jogo para acompanhar em direto a partir das 17h00 (hora portuguesa) na RTP2.

Os Heróis do Mar chegaram esta terça-feira a Gdańsk, Polónia, onde irão defrontar a Polónia esta quinta-feira, pelas 17h00 (hora portuguesa) na ERGO Arena e com transmissão em direto na RTP2. Depois de um dia dedicado praticamente na íntegra à viagem – com uma sessão de ginásio pela manhã – os portugueses chegaram a terras polacas e já estão em modo ‘Missão Europeu’.

Esta quarta-feira, depois de uma sessão de vídeo, os comandados de Paulo Pereira vão conhecer o terreno de jogo e alinhar as últimas arestas antes do teste relativo à Ronda 3 onde não se espera um desafio fácil. Depois de todas as adversidades registadas, aconteceram mais três: saída de Diogo Rêma Marques, Martim Costa e Miguel Martins. É previsível que o guarda-redes e os primeiras linhas recuperem em tempo útil para estarem aptos no segundo encontro, que acontecerá em Odivelas no domingo. No entanto, é com as armas disponíveis que a Seleção Nacional A Masculina vai lutar pela presença no próximo Campeonato da Europa:

“A Polónia acabou por fazer um último Mundial que se calhar ficou um bocadinho aquém daquilo que é o valor real da equipa. Na fase preliminar tiveram resultados equilibrados e, às vezes, aquele golo para cima ou para baixo podia colocar a equipa na fase seguinte ou não. Nós temos que respeitar muito esta equipa, se queremos fazer um bom resultado aqui. Tendo em conta também as alterações que tivemos que fazer à última hora, isso pode condicionar um pouco, por não termos tempo útil para trabalhar as rotinas. Mas temos excelentes atletas, atletas jovens com muita qualidade, mas efetivamente falta-nos algum tempo para fazer com que as cooperações, quer na defesa, quer no ataque, funcionem bem. E isso pode ser uma desvantagem para nós. Ainda por cima, a Polónia, joga em casa e também tem a ambição de se qualificar. Antevejo um jogo difícil, mas é um jogo que vamos entrar para vencer, isso é seguro.” – afirmou Paulo Pereira, Selecionador Nacional.

Recorde-se que, desde 2020, Portugal tem sido presença assídua no Men’s EHF Euro, tendo alcançado um histórico sexto lugar nesse regresso após um jejum que vinha desde 2006. Nesta Qualificação os Heróis do Mar pretendem carimbar a nona participação em toda a história em provas de índole europeu. Portugal parte condicionado, mas otimista para as Rondas 3 e 4 do EHF Euro 2026 Qualifiers, estando o primeiro duelo reservado na ERGO Arena, Gdańsk, Polónia pelas 17h00 (hora portuguesa) deste domingo. Transmissão em direto na RTP2

Luís Frade, pivô que parte para a sua 84.ª internacionalização, alerta para uma equipa forte fisicamente que tentará usar as suas armas para dificultar a vida aos portugueses: “Historicamente [a Polónia] é uma seleção muito forte ao nível físico, teve algumas mudanças nos últimos tempos, uma mudança de treinadores, jogadores que não estão e que são da alta rodagem europeia, mas podemos esperar um jogo de transições, um jogo muito rápido, uma defesa muito agressiva e uma grande capacidade de lançamento exterior.”

O atleta que pertence aos quadros do Barça reconhece o favoritismo luso, mas afirma que apesar das ausências o grupo continua confiante na conquista da vitória: “Nós já tivemos muitas vezes do outro lado e agora estamos no lado do favoritismo. É sempre complicado jogar fora de casa, principalmente com as ausências que temos, de muitos jogadores lesionados. Mas temos uma geração boa, uma geração jovem com vontade de jogar e de ganhar e estamos preparados para isso.”

Vencer a Polónia dá a Portugal a oportunidade de festejar o apuramento em casa, na Ronda 4 domingo em Odivelas. Luís Frade está feliz por os Heróis do Mar regressarem à capital – 9 anos depois – e sentir que podem festejar no Pavilhão Multiusos de Odivelas esgotado é um fator motivacional extra: “É sempre bom [jogar em casa], principalmente na capital, um sítio onde não costumamos jogar muitas vezes. Depois de uma grande campanha no Mundial que tivemos, sentimos que podemos ter essa festazinha em casa, se conseguirmos ganhar.”

A Polónia

O ano de 2025 começou da pior forma para a Polónia: uma má participação no IHF World Championship resultou no 25.º lugar – o pior da história – em contraste com o brilhante 4.º lugar assegurado pelos Heróis do Mar em solo norueguês. Quando se fala de Polónia e Mundiais, não há como fugir às três medalhas de bronze (1982, 2009 e 2015) e à prata em 2007, que resumem um período dourado do Andebol daquele país.

No entanto, longe vão já os anos em que a Polónia lutava por patamares altos no Campeonato da Europa, como o 4.º lugar alcançado no Europeu de 2010 ou o 6.º em 2014. Depois de ter falhado a qualificação para a edição de 2018, seguiram-se três participações em que a melhor classificação foi o 12.º posto, em 2022.

Em cinco participações em Jogos Olímpicos, o bronze em 1976 foi o ponto mais alto, seguido do 4.º lugar em 2016 e do 5.º oito anos antes.

Nas duas primeiras jornadas do Grupo 8 dos Qualifiers, enquanto Portugal somou duas vitórias tranquilas, a Polónia sofreu para derrotar a Roménia pela margem mínima (27-28) e empatou com Israel (32-32). 

Confronto direto

Em cinco jogos oficiais entre Portugal e Polónia, o registo é favorável aos lusos, que perderam apenas por uma vez, precisamente nos Qualifiers do EHF EURO 2012, em junho de 2011, por 30-22, em Poznań. Oito meses antes, no mesmo Grupo 3, mas em Portimão, o resultado foi um empate a 27 golos, num duelo em que Pedro Solha brilhou com 10 golos apontados. 

Em janeiro de 2018, com casa cheia na Póvoa de Varzim, houve nova igualdade (27-27), num jogo em que Portugal só precisava de um empate para garantir vaga no Play-Off de acesso ao Mundial de 2019. Pedro Portela e Gilberto Duarte, que integram a presente lista de convocados, foram os melhores marcadores, com seis golos cada.

Em 1996, nos dois primeiros duelos da história entre as duas seleções, na qualificação para o Campeonato do Mundo de 1997, Portugal venceu por 27-17 e 21-28.

Mais recentemente, a contar para o Torneo Internacional de España, em janeiro de 2020, Portugal derrotou a Polónia por 34-27, na preparação para o Men’s EHF EURO 2020. 

Ones to Watch

A Polónia prepara-se para defrontar Portugal em dose dupla e, tal como os Heróis do Mar, está longe de se apresentar na máxima força. A indisponibilidade de dois super-influentes, contrasta com a aposta em intervenientes jovens recheados de qualidade, ou mesmo intervenientes de segundo plano, que têm agora palco para se mostrarem.

Michał Olejniczak, central de 24 anos, que atua no Industria Kielce, é visto como a próxima referência do andebol daquele país, tendo já participado em três Europeus e três Mundiais pela Polónia, no escalão sénior. Ao nível de clubes, o ponto mais alto foi ter disputado a Final da EHF Champions League em 2022/2023.

Damian Przytula, lateral que recentemente reforçou o RK Zagreb (Croácia), foi o melhor marcador da Polónia no último Campeonato do Mundo, com 26 golos em sete jogos disputados. Aos 26 anos atravessa o melhor momento, que ao serviço da seleção, quer ao nível de clubes, tendo-se estreado na EHF Champions League ao serviço do novo clube, no início de março. 

Em sentido contrário, Kamil Syprzak, um gigante pivô de 33 anos do Paris Saint-Germain, que assumiu durante um largo período o estatuto de estrela da companhia, é a principal ausência na seleção polaca, depois de ter sido o protagonista de uma polémica interna, ao ter abandonado o grupo durante o Campeonato do Mundo devido a lesão, mas sem a autorização devida. Também Arkadiusz Moryto, ponta-direita de 27 anos, dos quadros do Industria Kielce, que está perto de atingir a marca dos 500 golos pela Polónia, não vai defrontar Portugal devido a uma lesão no ombro. 

O pedido de acreditação para o jogo em Odivelas deve ser feito AQUI.

EHF Euro 2026 Qualifiers
Calendário:
1ª Jornada
07.11.2024 – 19h00 – Portugal x Roménia, 37-30 (12-16)
3ª Jornada
13.03.2025 – 17h00 – Polónia x Portugal, RTP2
4ª Jornada
16.03.2025 – 17h30 – Portugal x Polónia, RTP2
6ª Jornada (antecipada)
10.11.2024 – 17h30 – Portugal x Israel, 36-23 (21-13)

O Men’s EHF EURO 2026 vai decorrer de 15 de janeiro a 1 de fevereiro de 2026, numa organização conjunta entre três países que respiram Andebol: Suécia, Dinamarca e Noruega. A França, Campeã da Europa em 2024, também já tem presença assegurada na fase final da competição.

Patrocinadores Institucionais