EHF European League: FC Porto assegura vaga no Play-Off de acesso aos Quartos

Dragões foram à Sérvia derrotar o Vojvodina por 30-38 e festejaram a continuidade na segunda prova da hierarquia europeia; Próximo adversário será o FENIX Toulouse, de França, de Gonçalo Vieira, que vai perder o resto da temporada devido a lesão.

Os dragões gritaram Missão cumprida! e saem da Sérvia com o passaporte para o Play-Off de acesso aos Quartos de Final da EHF European League. Contra o Vojvodina, esta terça-feira, bastava um empate, mas o emblema azul e branco venceu por oito golos de diferença.

Face à conjugação de resultados do Grupo IV do Main Round, o adversário dos dragões no Play-Off vai ser o FENIX Toulouse, de França, onde atua o internacional português Gonçalo Vieira, que não vai poder dar o contributo no reencontro com um emblema luso, devido a uma lesão grave que o vai obrigar a parar durante vários meses.

7 inicial: Sebastian Abrahamsson, Leonel Fernandes, Thorsteinn Gunnarsson, Rui Silva, Mamadou Diocou, José Ferreira e Daymaro Salina.

Seis golos nos primeiros cinco minutos, com o Vojvodina a entrar a vencer e a segurar de forma consecutiva a vantagem nesse período (3-3). No minuto seguinte, após dois erros consecutivos no ataque dos sérvios, Leonel Fernandes sentenciou a primeira reviravolta e Daymaro Salina trouxe dois inéditos golos de vantagem ao FC Porto (3-5).

Com oito minutos decorridos em Nova Sad, os dragões aproveitavam em pleno todas as fragilidades contrárias e depois de Pedro Valdés assinar o 4-7, apareceu o primeiro time-out, pedido por Vladan Matic.

No reatar da partida, manteve-se a toada: dois erros do Vojvodina, dois golos azuis e brancos (4-9) e primeira diferença de cinco golos, aos 10 minutos. O guardião Sebastian Abrahamsson apareceu pouco depois para ajudar num período em que o rendimento dos dragões caiu ligeiramente, sem que a liderança fosse ameaçada e em cima dos 15’ o marcador registava 6-10.

Entre as várias trocas implementas por Magnus Andersson, destaque para Pedro Oliveira, que trouxe o 6-12, antes mesmo de aparecer a primeira exclusão do jogo para o pivô Ricardo Brandão, que o Vojvodina não conseguiu aproveitar para se aproximar.

À entrada para os 10 minutos finais da primeira parte o FC Porto continuava a dominar a partida e vencia por 7-13. Os sérvios tiveram oportunidade de reduzir para quatro golos mas os dragões voltaram a disparar até novos máximos, sete golos (13-20), que passou a seis após 30 minutos.

Intervalo: 14-20

A segunda parte começou com um parcial de 1-4, que trouxe uma inédita vantagem de nove golos ao FC Porto (15-24), a mesma que fechou o duelo da primeira volta no Dragão Arena. No entanto, o Vojvodina acordou e aproveitou uma certa precipitação no ataque azul e branco para reduzir para 19-24, aos 38’, depois de quatro golos sem resposta. Magnus Andersson pediu time-out.

Após a paragem, voltou a ser o Vojvodina a aproveitar os erros sucessivos dos dragões e a fazer acordar os adeptos depois de reduzir para 22-25, a 20 minutos do fim. Face ao cenário ligeiramente preocupante, o treinador sueco do FC Porto lançou o sistema 7×6.

O guardião Diogo Rêma Marques conseguiu atrasar a recuperação contrária em momentos-chave, principalmente em inferioridade numérica. Depois de tremer mas sem cair, o FC Porto voltou a assumir o controlo do jogo, com o 7×6 a funcionar e a ter Fábio Magalhães como principal impulsionador (25-30, 49’). O treinador dos sérvios pediu time-out a 10 minutos do fim.

Até ao final, não houve espaço para qualquer tipo de susto por parte dos sérvios, com o FC Porto a ganhar a moral necessária para tomar conta do jogo e assegurar uma vitória por números parecidos aos da primeira volta, que valeu a passagem ao Play-Off de acesso aos Quartos de Final. Diogo Oliveira, exímio nos 7 metros (6/6), foi o melhor marcador da partida com sete golos.

Resultado Final: 30-38
Top Player: Mamadou Diocou – 4 golos (67% de eficácia) e 3 assistências

EHF European League
Main Round III
1.ª Jornada

11.02.2024 – 19h45 – FC Porto x Vojvodina, 29-20 (14-9)
2.ª Jornada
18.02.2024 – 19h45 – THW Kiel x FC Porto, 32-22 (14-12)
3.ª Jornada
25.02.2024 – 19h45 – FC Porto x THW Kiel30-35 (15-17)
4.ª Jornada
04.03.2024 – 19h45 – Vojvodina x FC Porto30-38 (14-20)

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por EHF European League (@ehfel_official)

Patrocinadores Institucionais