Francisco Costa nomeado para o prémio “IHF Young Male Player of the Year”

Internacional português compete com o guarda-redes croata Dominik Kuzmanovic e o lateral alemão Renars Uscins para suceder a Elias Ellefsen á Skipagøtu como Melhor Jogador Jovem de 2024 para a Federação Internacional de Andebol.

O cobiçado prémio “IHF World Player of the Year” (Melhor Jogador do Ano) da Federação Internacional de Andebol (IHF) regressa em força, com quatro categorias prontas a conhecer os vencedores, após um processo transparente de votação tripartida (33,3% cada), por adeptos, treinadores – que disputaram os Jogos Olímpicos de Paris2024 – e ainda membros da Comissão de Treinadores e Métodos da IHF, que decidiram a atual um shortlist. Os prémios serão atribuídos ao jogador que tiver a melhor percentagem nas três categorias.

2023 marcou a introdução do “IHF Young Player of the Year” (Jovem Jogador do Ano), masculino e feminino, que sublinham a tendência para identificar e fomentar novos talentos. Este ano, Portugal está representado entre os três nomeados, com Francisco Costa a concorrer diretamente com o lateral direito alemão Renars Uscins e o guarda-redes croata Dominik Kuzmanovic, para suceder ao faroense Elias Ellefsen á Skipagøtu, que venceu a primeira edição.

A votação terá início às 11h00 (hora portuguesa) desta sexta-feira, dia 7 de março, até segunda-feira, 24 de março de 2025. Apenas serão tidos em conta os desempenhos dos atletas no ano de 2024, ou sejam, competições ou jogos disputados no início de 2025, como o Campeonato do Mundo, não entram na equação. Votações abertas no website oficial da IHF.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por IHF (@ihfworldhandball)

Francisco Costa, que completou 20 anos em fevereiro passado, é há muito considerado um dos mais brilhantes talentos do Andebol mundial, desde que surgiu com 16 anos no Sporting CP e, mais tarde, nas Seleções Nacionais. Em 2024, o lateral direito voltou a mostrar que consegue voar ainda mais alto do que se possa imaginar. No ano passado, entre o final da EHF European League e a estreia na EHF Champions League, pelo emblema verde e branco, o desempenho do internacional luso não deixou ninguém indiferente, bem como a contribuição para o 7.º lugar conquistado por Portugal no Men’s EHF EURO 2024 ou no Torneio Pré-Olímpico, que acabou por não ter o desfecho desejado.

Recorde-se que no mais recente feito histórico dos Heróis do Mar, com a conquista do 4.º lugar no IHF Men’s World Championship 2025, Francisco Costa não só foi o melhor marcador de Portugal como se tornou o melhor marcador português de sempre numa única edição do Campeonato do Mundo, com 54 remates certeiros. A brilhante campanha individual na competição valeu-lhe a entrada na All-Star Team e o prémio “Best Young Player Presented by LIDL”, apesar desta prova não ser contabilizada na votação.

Patrocinadores Institucionais