Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina: Grupo A regressa em semana recheada

Madeira SAD x ADA São Pedro do Sul é o Jogo da Semana – transmissão em direto na andeboltv; Tetracampeãs nacionais serão coroadas após a receção ao ABC de Braga OBO, este sábado; Equipas do Grupo B vão disputar as Rondas 6 e 7.

Três dias, sete jogos em agenda. O Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina regressa em força para uma semana recheada, que vai ter a realização na íntegra da Ronda 4 do Grupo A e da Ronda 7 do Grupo B. A competição tem início esta sexta-feira, com a realização parcial da 6.ª jornada do grupo da manutenção.

Depois de uma semana sem competirem, as quatro equipas que compõe o Grupo A da prova voltam à ação este sábado, com destaque para a receção do Madeira SAD à ADA São Pedro do Sul, duas equipas separadas por apenas um ponto na luta pelo segundo lugar. Já com o título de campeão assegurado, o SL Benfica prepara-se para receber o ABC de Braga OBO, em dia marcado pela entrega do troféu e das medalhas às tetracampeãs nacionais, numa cerimónia que vai contar com a presença da vice-Presidente e Diretora Técnica Nacional, Vera Lopes, em representação da Federação de Andebol de Portugal.

Quanto ao Grupo B, entre sexta-feira e domingo, quatro emblemas terão duplo compromisso. O líder do grupo, CJ Almeida Garrett, vai jogar ambos em casa (SIR 1º de Maio e Alavarium Love Tiles), ao passo que o Colégio de Gaia Toyota vai ter duas deslocações (Alavarium Love Tiles e CDE Gil Eanes). As duas equipas que ocupam os últimos lugares e estão em risco maior de descida, Alavarium Love Tiles e SIR 1º de Maio, encontram-se separadas por apenas um ponto. O jogo entre CDE Gil Eanes e CA Leça referente à 6.ª jornada vai apenas realizar-se no próximo dia 3 de maio, pelo que as duas equipas vão apenas entrar em campo uma vez, este domingo.

Dos sete jogos agendados até este domingo, seis contarão com transmissão em direto na andeboltv.

Madeira SAD – ADA São Pedro do Sul

Quase um mês depois, Madeira SAD e ADA São Pedro do Sul vão voltar a entrar em campo para o Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina. Pelo meio, a equipa insular disputou dois jogos, ambos a contar para a Taça de Portugal e que resultaram na qualificação para as Meias Finais, ao passo que as sampedrenses não competiram – e já haviam sido eliminadas da Prova Rainha nos Oitavos. Os dois emblemas já não perseguem o título, já têm passaporte europeu assegurado, mas jogam pela honra e, no caso da ADA São Pedro do Sul, por um inédito segundo lugar na prova, sendo que o melhor que já conseguiu foi a última posição do pódio.

Se centrarmos atenções apenas no Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina, a turma madeirense atravessa um momento delicado, com três jogos seguidos sem vencer. Já as sampedrenses venceram quatro dos últimos cinco jogos. Nos dois jogos entre ambos na Fase Regular, o Madeira SAD venceu no Funchal e em São Pedro do Sul, mas já na Fase Final houve surpresa, com a equipa de Leandro Araújo a fazer a festa em casa (28-23), no arranque do Grupo A.

Em antevisão, Maria Duarte, central do emblema madeirense, realça a ambição da conquista da primeira vitória na Fase Final, embora contra um adversário com vários argumentos:

“Esperamos um jogo muito complicado, contra uma equipa com muitos recursos ofensivos e com uma defesa bastante forte fisicamente. Independentemente de termos falhado o objetivo principal da época, temos uma equipa muito resiliente e que, apesar das adversidades, encara cada jogo com a máxima seriedade e com muita vontade de vencer. Ainda não conseguimos obter uma vitória nesta fase do campeonato e queremos que tal aconteça já este sábado, contando com o apoio de todos os nossos adeptos e para que no final podermos festejar em conjunto.”

Já do lado visitante, o treinador Leandro Araújo atribuiu uma importância capital ao duelo que se avizinha e diz que a equipa vai dar tudo para sair com os três pontos: “No próximo sábado, temos pela frente um daqueles jogos que qualquer equipa sonha disputar. Vamos ao Funchal enfrentar o Madeira SAD, numa verdadeira final na luta pelo vice-campeonato nacional. É um desafio enorme, mas também uma grande oportunidade de mostrar quem somos. Sabemos que do outro lado estará uma equipa com muita história, qualidade individual, força coletiva e muito bem orientada. Jogar fora de casa, num ambiente como o do Funchal, torna tudo ainda mais exigente — e é justamente isso que nos motiva. Tivemos tempo para nos prepararmos com calma, recuperar fisicamente as atletas e aprofundar o estudo sobre o adversário. Sentimos que estamos no caminho certo. A equipa está focada, comprometida e com uma vontade imensa de lutar por cada bola, cada golo, cada segundo. Vamos entrar em campo com o coração cheio, com garra e entrega total. Esta equipa vai dar tudo. Queremos ganhar, sim e vamos enfrentar um adversário muito difícil e duro — mas mais do que isso, queremos honrar cada treino, cada sacrifício, cada pessoa que esteve connosco nesta caminhada. E queremos desfrutar. Porque jogos como este merecem ser vividos intensamente.”

Madeira SAD e ADA São Pedro do Sul entram em campo este sábado, às 17h00, num embate que conta com transmissão em direto na andeboltv.

Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina – Fase Final
Grupo B – 6ª Jornada
25.04.2025 – 16h30 – CJ Almeida Garrett x SIR 1º de Maio, andeboltv
25.04.2025 – 18h00 – Alavarium Love Tiles x Colégio de Gaia Toyota, andeboltv
Grupo A – 4ª Jornada
26.04.2025 – 17h00 – Madeira SAD x ADA São Pedro do Sul, andeboltv
26.04.2025 – 17h00 – SL Benfica x ABC de Braga OBO, BTV / andeboltv (diferido às 18h30)
Grupo B – 7ª Jornada
27.04.2025 – 16h00 – CDE Gil Eanes x Colégio de Gaia Toyota, andeboltv
27.04.2025 – 18h00 – CJ Almeida Garrett x Alavarium Love Tiles, andeboltv
27.04.2025 – 20h00 – SIR 1º de Maio x CA Leça, andeboltv

Patrocinadores Institucionais