Os dois jogos do Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina desta sexta-feira tiveram desfechos positivos para as duas equipas que pretendem a manutenção – SIR 1º de Maio e Alavarium Love Tiles – com as marinhenses a conquistarem uma vitória (embora sem saírem do último lugar) e as aveirenses um empate que as aproxima da oitava posição.
No embate entre CJ Almeida Garrett e SIR 1º de Maio, foi a formação gaiense a chegar à dianteira do marcador primeiro, por Mariana Oliveira mas, um parcial de dois golos sem resposta deu a liderança às marinhenses. Apesar de ter passado para a liderança, a equipa de Luís Santos nunca conseguiu fugir plenamente no marcador (tendo criado uma clivagem de três golos apenas por uma ocasião (12-9) e acabou por recolher aos balneários com uma desvantagem de dois golos, com o marcador a assinalar 14-16. Na segunda metade, a liderança das gaienses acabou por surgir e Leonor Gonçalves até marcou o 21-19 mas um parcial de cinco golos acabou por causar nova reviravolta no marcador. Luís Freitas ainda estabeleceu o empate e, de seguida Ângela Pessoa mas Margarida Oliveira acabou por marcar o golo da vitória para o SIR 1º de Maio, fixando o marcador em 29-30. Com este resultado as marinhenses mantém a última posição em igualdade pontual com o Alavarium Love Tiles (19 pontos) que somou um empate frente à formação de Paula Marisa Castro.
As aveirenses orientadas por Alexandre Monteiro receberam o Colégio de Gaia Toyota, num encontro que começou com um parcial de dois golos sem resposta favorável à formação forasteira, no entanto, as aveirenses conseguiram recuperar e chegaram ao empate a 4 golos, acabando por passar para o comando por Sara Rodrigues (5-4). O Colégio de Gaia Toyota conseguiu empatar e o encontro seguiu com igualdades sucessivas até que Eulália Silva deu dois golos golos de vantagem à equipa da casa e as mesmas conseguiram recolher aos balneários com três de vantagem (19-16). Na etapa complementar, as gaienses conseguira encostar o resultado (19-18) mas o Alavarium Love Tiles acabou por regressar aos três golos de vantagem (21-18). O Colégio de Gaia não virou a cara à luta e voltou a empatar a 23 golos por Filipa Costa ao que se seguiram igualdades sucessivas e Luciana Rebelo acabou por fechar as contas a 27.
As quatro equipas que compõe o Grupo A da prova voltam à ação este sábado, com destaque para a receção do Madeira SAD à ADA São Pedro do Sul, duas equipas separadas por apenas um ponto na luta pelo segundo lugar. Já com o título de campeão assegurado, o SL Benfica prepara-se para receber o ABC de Braga OBO, em dia marcado pela entrega do troféu e das medalhas às tetracampeãs nacionais, numa cerimónia que vai contar com a presença da vice-Presidente e Diretora Técnica Nacional, Vera Lopes, em representação da Federação de Andebol de Portugal.
No domingo, as formações do Grupo B regressam, o líder CJ Almeida Garrett, joga em casa com o Alavarium Love Tiles, ao passo que o Colégio de Gaia Toyota vai ter uma deslocação ao CDE Gil Eanes e, finalmente, o dia encerra com um embate entre o SIR 1º de Maio e o CA Leça.
Todos os jogos terão transmissão em direto ou em diferido em andeboltv.
Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina – Fase Final
Grupo B – 6ª Jornada
25.04.2025 – 16h30 – CJ Almeida Garrett x SIR 1º de Maio, 29-30 (14-16)
25.04.2025 – 18h00 – Alavarium Love Tiles x Colégio de Gaia Toyota, 27-27 (19-16)
Grupo A – 4ª Jornada
26.04.2025 – 17h00 – Madeira SAD x ADA São Pedro do Sul, andeboltv
26.04.2025 – 17h00 – SL Benfica x ABC de Braga OBO, BTV / andeboltv (diferido às 18h30)
Grupo B – 7ª Jornada
27.04.2025 – 16h00 – CDE Gil Eanes x Colégio de Gaia Toyota, andeboltv
27.04.2025 – 18h00 – CJ Almeida Garrett x Alavarium Love Tiles, andeboltv
27.04.2025 – 20h00 – SIR 1º de Maio x CA Leça, andeboltv