O Sporting CP terminou esta quarta-feira a caminhada na EHF Champions League depois de escrita uma bonita página na história do Andebol leonino. Os comandados de Ricardo Costa voltaram a sofrere uma derrota frente ao emblema francês e viram o seu sonho de qualificação para a prestigiada Truckscout24 EHF Final4 da EHF Champions League terminar.
O Pavilhão João Rocha engalanou-se para receber a segunda mão dos Quartos de Final da Liga dos Campeões respondendo da mesma forma ao grande ambiente vivido na H Arena há uma semana atrás.
O HBC Nantes qualificou-se para a Truckscout24 EHF Final4, na LANXESS Arena, em Colónia, e já conhece mais um dos três possíveis adversários: o Füchse Berlin. O Barça de Luís Frade entra em campo, esta quinta-feira, frente ao OTP Pick Szeged para tentar conquistar mais uma presença na Final4.
7 inicial: Andrè Kristensen, Diogo Branquinho, Martim Costa, Natan Suarez, Francisco Costa, Pedro Portela e Edy Silva
O encontro começou quente – como se esperava – com Valero Rivera a inaugurar o marcador após uma falha de Diogo Branquinho no ataque mas Edy Silva respondeu prontamente. Depois de dois desacertos no setor ofensivo do lado verde e branco, Aymeric Minne colocou o marcador a 1-3, mas os leões voltaram a ter ímpeto e o Capitão Salvador Salvador voltou a colocar tudo em igualdade (3-3).
Pos esta altura os protagonistas eram os guarda-redes das duas formações – Ivan Pešić e Andrè Kristensen – e se um respondia com defesas, o outro mostrava de igual forma. As igualdades passaram a ser sucessivas desde os quatro golos sem que nenhuma das equipas conseguisse escapar. As alternâncias na liderança foram bem distribuídas.
Aos 15 minutos, com uma falha para cada lado, Salvador acabou por ser feliz e colocou os leões no comando (9-8) mas Nicolas Tournat voltou a virar o encontro (11-12) e, numa altura em que Ivan Pešić era o protagonista (tendo acabado a primeira parte com oito defesas) o HBC Nantes passou – pela primeira vez – para dois golos à maior (13-15) por Aymeric Minne. Martim Costa reduziu na saída para o descanso.
Intervalo: 15-16
Na etapa complementar, quatro remates falhados pelos franceses – devido à gigante entrada de Mohamed Aly – levou aos dois golos à maior do emblema português (18-16). Gregory Cojean parou o encontro mas, apesar do golo de Julen Bos, a liderança manteve-se dos Leões, até que Thibaud Briet estabeleceu a igualdade a 21 após o poste ter sido o inimigo.
Martim Costa foi sendo o impulsionador do Sporting CP, após o HBC Nantes ter passado para o comando, e Ricardo Costa parou mesmo o encontro, quando faltavam menos de 15 minutos para o final (23-24). Na retoma, O’Brian Nyateu viu-se desqualificado da partida mas Orri Þorkelsson não conseguiu capitalizar.
Os dois golos mantiveram-se favoráveis aos franceses (24-26) já que o guardião croata continuava a ser um pesadelo para a formação portuguesa e Aymeric Minne subiu para três. Na entrada para os últimos dez minutos, Mamadou Gassama conseguiu reduzir para dois (26-28), mas os gauleses voltaram a castigar.
O HBC Nantes acabou por segurar a vantagem e juntar-se-à ao Füchse Berlin, em Colónia, que se tinha qualificado, esta tarde, após deixar o Aalborg de Miguel Martins pelo caminho.
Resultado Final: 30-32
Top Player: Ivan Pešić – 35% de eficácia (16 defesas)
EHF Champions League 2024/2025
Quartos de Final – 1ª Mão
23.04.2025 – 19h45 – HBC Nantes x Sporting CP, 28-27 (13-10)
Quartos de Final – 2ª Mão
30.04.2025 – 19h45 – Sporting CP x HBC Nantes, 30-32 (15-16)