EHF Champions League: Sonho leonino mantém-se vivo

Sporting CP saiu derrotado de Nantes pela margem mínima e quer fazer do Pavilhão João Rocha a sua fortaleza, no jogo da segunda mão agendado para o próximo dia 30 de abril (19h45).

O Sporting CP iniciou esta quarta-feira a missão mais importante da história do Andebol leonino: tentar garantir a qualificação para a prestigiada Truckscout24 EHF Final4 da EHF Champions League, que vai decorrer na mítica LANXESS Arena, em Colónia, Alemanha.

Foi com um grande ambiente – e com os quase 6.000 adeptos vestidos a rigor – que a H Arena recebeu o primeiro encontro oficial entre HBC Nantes e Sporting CP da história, a contar para a primeira mão dos Quartos de Final.

O derradeiro duelo está agendado para a próxima quarta-feira, dia 30 de abril, às 19h45 no Pavilhão João Rocha. Em caso de glória leonina, o Sporting CP será a primeira formação portuguesa a pisar a LANXESS Arena, em Colónia, na Truckscout24 EHF Final4.

7 inicial: Andrè Kristensen, Orri Þorkelsson, Martim Costa, Natan Suarez, Francisco Costa, Pedro Portela e Edy Silva

Thibaud Briet fez o primeiro golo do encontro, mas os primeiros minutos ficaram marcados por algum nervosismo e poucas soluções ofensivas. Martim Costa fez o melhor que sabe e, com dois tentos, colocou o Sporting CP na frente do marcador à passagem do minuto 6′.

Andrè Kristensen e Ivan Pesic iam fechando as respetivas balizas a sete chaves. O ponta direita Pedro Portela, que representou o emblema gaulês durante duas temporadas (2021 a 2023) antes de regressar ao Sporting CP, estabeleceu nova igualdade ao minuto 10′ (3-3).

Com 15 minutos decorridos Grégory Cojean usou o seu primeiro time-out e daí saiu o melhor momento do HBC Nantes que, pelas mãos de Thibaud Briet (2), Aymeric Minne e Nicolas Tournat, se traduziu num parcial de 4-0 e uma vantagem de três golos (8-5). Ricardo Costa parou o encontro perto do minuto 20′.

Foram precisos sensivelmente três minutos – e alguma paciência no processo defensivo – para os leões voltarem a igualar o encontro. O 8-8 teve a assinatura de William Höghielm e levou o técnico francês a usar o segundo tempo técnico, ainda na primeira parte. A paragem teve exatamente o mesmo desfecho: 4 golos consecutivos sem resposta.

Com o resultado em 12-8, Jan Gurri bisou e reduziu (12-10). Nicolas Tournat voltou a ampliar e estabeleceu os três golos de diferença que se registaram aquando da recolha aos balneários.

Intervalo: 13-10

Que regresso! O HBC Nantes entrou a todo gás (15-10) mas o Sporting CP fez da velocidade a sua maior arma e reduziu para 17-16 através de Natan Suárez à passagem do minuto 37′.

Seguiram-se novamente alguns momentos em que nenhuma das equipas teve sucesso, com erros e turnovers sucessivos. Depois desse período menos positivo, Valero Rivera devolveu os dois golos de vantagem aos gauleses (19-17)… e no seguimento, O’Brian Nyateu fez o 20-17.

Os leões voltaram aos golos por Diogo Branquinho e encostaram à margem mínima (20-19) à entrada dos quinze minutos finais. Martim Costa igualou (23-23) mas o Sporting CP acabou por não conseguir passar para a frente do marcador e acabou por sair derrotado pela margem mínima.

Resultado Final: 28-27
Top Player: Martim Costa – 8 golos e 3 assistências

EHF Champions League 2024/2025
Quartos de Final – 1ª Mão
23.04.2025 – 19h45 – HBC Nantes x Sporting CP, 28-27 (13-10)
Quartos de Final – 2ª Mão
30.04.2025 – 19h45 – Sporting CP x HBC Nantes, Sporting TV

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por EHF Champions League (@ehfcl)

Patrocinadores Institucionais