O Sporting CP inicia esta quarta-feira a missão mais importante da história do Andebol leonino: tentar garantir a qualificação para a prestigiada EHF FINAL4 da EHF Champions League, que vai decorrer na mítica LANXESS Arena, em Colónia, Alemanha. Para isso, os campeões nacionais – que são já a equipa sensação da principal competição de clubes do Velho Continente – terão que ultrapassar os franceses do HBC Nantes nos Quartos de Final, patamar onde nunca antes uma equipa portuguesa tinha estado, no formato atual da prova.
Se para o Sporting CP a presença nos Quartos de Final – onde chegou sem ter que passar pelos Play-Offs, fruto do segundo lugar no Grupo A – é inédita, para o HBC Nantes não é novidade, já que, em seis participações, tal aconteceu por quatro vezes. Para reforçar o estatuto, o emblema gaulês marcou ainda presença na EHF FINAL4 por duas ocasiões e foi mesmo finalista em 2017/2018. Para voltar aos Quartos, o vice-campeão francês teve que disputar os Play-Offs, uma vez que terminou no 3.º lugar do Grupo B, mas foi feliz ao eliminar o Orlen Wisła Płock, equipa polaca contra a qual o Sporting CP tinha carimbado a passagem direta.
No plano interno, os leões estão inseridos numa série de seis vitórias consecutivas e regressam às lides europeias motivados pelo triunfo no Dragão Arena, que valeu a subida ao topo do Campeonato Placard Andebol 1, de forma isolada. Já o HBC Nantes vence há três jornadas, como resposta a uma derrota inesperada frente ao Istres Provence HB, que abriu para três pontos a margem para o líder e crónico campeão gaulês Paris Saint-Germain.
Sporting CP e HBC Nantes, que esta temporada já ergueram um troféu, no caso, as respetivas Supertaças, nunca se defrontaram na história em jogos oficiais.
Em antevisão, Ricardo Costa admite que o objetivo é alcançar um bom resultado em França para decidir a eliminatória em Lisboa e que a possibilidade de avançar para a EHF FINAL4 é um sonho: “A época é longa e são muitos jogos, existe cansaço, mas para um jogo que nunca ninguém jogou temos de deixar isso de parte e salientar a nossa ambição e o percurso que nos fizeram chegar aqui. Tenho um orgulho enorme nesta equipa e neste clube, superámos muitas barreiras e chegar aqui, a dois jogos de fazer ainda mais história e de marcar presença em Colónia [onde se realiza a final four], é um sonho para todos. Queremos transformar esse sonho em algo real sabendo que em Nantes vamos ter 60 minutos muito difíceis perante uma das melhores equipas do mundo a defender. Podemos ser das melhores do mundo a atacar, mas jogar fora de casa com o HBC Nantes será muito difícil. Do nosso lado, ambição e consciência de que nada se decide em 60 minutos. Trazer a eliminatória para o João Rocha é o nosso grande objectivo e é o que temos de fazer.”
No que toca ao jogo, o treinador de 48 anos reforçou o estilo pressionante e a capacidade de choque do HBC Nantes e falou em individualidades que fazem a diferença: “Não gostamos disso e temos de o contrariar com os nossos movimentos de ataque. Todas as fases do jogo são importantes, tanto a recuperação defensiva como a defesa posicional. Temos de contrariar o jogo do [Nicolas] Tournat, um pivô muito difícil de defender. Os guarda-redes deles têm feito a diferença, o [Ivan] Pešić é muito experiente e batido e vai-nos causar dificuldades. Do outro lado temos o André [Kristensen] e o [Mohamed] Ali, que nos têm ajudado muito. Acredito que também os podemos ajudar com a defesa.”
Para o líder leonino, à vontade de vencer deve juntar-se o prazer de estar num patamar onde poucos conseguem estar: “A primeira coisa que dissemos é que não vínhamos só para jogar, mas sim para competir com os melhores. Conseguimos fazê-lo e chegámos aqui. Estamos a 120 minutos de Colónia e até me arrepio quando digo isso. É um momento extraordinário para nós e temos de usufruir. Não podemos andar mergulhados apenas na pressão do resultado, chegou o momento de tirar prazer destes 120 minutos e acredito que os meus atletas o vão fazer.”
A eliminatória arranca esta quarta-feira, na H Arena, em França, e o jogo das decisões acontece no dia 30 de abril, no Pavilhão João Rocha, em Lisboa. Ambos os duelos terão início às 19h45 (hora portuguesa) e contarão com transmissão em direto na Sporting TV.
EHF Champions League 2024/2025
Quartos de Final – 1ª Mão
23.04.2025 – 19h45 – HBC Nantes x Sporting CP, Sporting TV
Quartos de Final – 2ª Mão
30.04.2025 – 19h45 – Sporting CP x HBC Nantes, Sporting TV