EHF European League: FC Porto despediu-se da Europa após derrota em Montpellier

Azuis e brancos disseram adeus ao sonho de chegar ao EHF Finals em 2025 ao sofrerem uma derrota frente ao conjunto gaulês que ditou o afastamento da prova; MT Melsungen de Alexandre Cavalcanti vai marcar presença no fim-de-semana final.

O FC Porto voltou a sair derrotado na segunda mão dos Quartos de Final da EHF European League, esta terça-feira, e despede-se da possibilidade de uma presença inédita nas EHF Finals (Final Four) da segunda competição da hierarquia europeia. Neste embate contra o Montpellier HB, apesar de muita luta, os dragões acabaram por claudicar na ponta final.

Emblema gaulês junta-se a MT Melsungen de Alexandre Cavalcanti, ao THW Kiel – que foi adversário do FC Porto – e deixou o Limoges Handball de Jenilson Monteiro pelo caminho, e ainda, a SG Flensburg-Handewitt. Estes quatro clubes irão juntar-se em Hamburgo, a 24 e 25 de Maio após conhecerem o seu destino no sorteio desta quarta-feira, o qual poderá acompanhar no Youtube da Home of Handball.

Montpellier HB – FC Porto

No FDI Stadium, foi Mamadou Diocou a inaugurar o marcador para a formação portuguesa mas o internacional egípcio Ahmed Moham respondeu na mesma moeda. Os portistas ainda voltaram a liderar mas por pouco tempo já que um parcial de quatro golos, os gauleses passaram para o comando, com uma vantagem dilatada (5-2).

Os azuis e brancos demonstravam alguma dificuldade na transição do adversário e com desacerto ofensivo Magnus Andersson acabou por parar o encontro para reagrupar. Fábio Magalhães respondeu da melhor forma mas os franceses não perderam tempo e mantiveram a vantagem em quatro golos (10-6) com a ajuda de Remi Desbonnet que até esta altura levava 30% de eficácia contra 17% de Sebastian Abrahamsson.

Após a entrada de Diogo Rêma Marques, o Montpellier chegou aos seis golos de vantagem, através de Veron Nacinovic (14-8) e em inferioridade portista – com um erro ofensivo – Valentin Porte castigou o emblema azul e branco. Ricardo Brandão reduziu a diferença para quatro golos (16-12) levando à paragem no encontro por Érick Mathé.

Diego Simonet respondeu às ordens do treinador e Stas Skube até deu, novamente, quatro golos de diferença mas um parcial de três golos levou os portistas a uma desvantagem reduzida.

Intervalo: 18-15

A segunda metade começou com falhas de parte a parte, mas José Luís Ferreira acabou por marcar, numa altura em que Magnus Andersson lança o 7v6 na partida e viu Diogo Oliveira lançar o encontro para a margem mínima (19-18). Pedro Valdés conseguiu dar a volta ao marcador (19-20) igualando a eliminatória mas algumas desatenções no ataque causaram o golo da equipa adversária, que disparou para 24-21.

Magnus Andersson colocou um time-out em cima da mesa e Leonel Fernandes respondeu da melhor forma, reduzindo para dois golos (24-22). Þorsteinn Gunnarsson conseguiu encostar à margem mínima mas Stas Skube conseguiu levar novamente a diferença a três 28-25. Sebastian Karlsson deixou o encontro a três mas um parcial azul e branco levou o jogo à margem mínima (30-29) forçando a paragem do técnico francês.

O emblema gaulês saiu melhor do time-out e ascendeu aos três golos de vantagem os mesmos com que terminou o encontro.

Resultado Final: 35-32
Top Player: Ahmed Elsayed – 5 golos e 10 assistências

EHF European League
Quartos de Final – 1.ª Mão
22.04.2025 – 19h45 – FC Porto x Montpellier HB29-30 (11-14)
Quartos de Final – 2.ª Mão
29.04.2025 – 19h45 – Montpellier HB x FC Porto, 35-32 (18-15)

Patrocinadores Institucionais