Esta terça-feira, a constelação de Magnus Andersson só ambiciona um possível desfecho – a qualificação pela primeira vez na sua história para o EHF Finals 2025 – e para isso terá de recuperar da desvantagem de um golo da primeira mão. A partir das 19h45, o FC Porto terá que deixar tudo em campo para bater o emblema francês no jogo da segunda mão dos Quartos de Final da EHF European League. O único representante português nesta fase da segunda competição mais prestigiada da Europa vai voltar a medir forças com o Montpellier HB e o único pensamento no âmago do FC Porto é a conquista de um lugar no EHF Finals (Final Four), em Hamburgo.
Os azuis e brancos já se encontram em solo gaulês a preparar o segundo embate com o Montpellier HB – após terem perdido pela margem mínima no Dragão Arena (29-30) – que soma 41 jogos em três participações na EHF European League (2020/2021, 2022/2023 e 2024/2025). Em duas ocasiões, a equipa francesa ficou pelos Quartos de Final, alcançando o seu melhor resultado há duas épocas, quando disputou a medalha de bronze.
A formação de Érick Mathé encontra-se na segunda posição da LIQUI Moly Starligue, a quatro pontos do Paris Saint-Germain, crónico campeão desde 2014/2015, e com mais uma jornada e um ponto que o terceiro classificado, HBC Nantes que, curiosamente, está também nos Quartos de Final mas da EHF Champions league frente a um emblema português – o Sporting CP. Esta temporada, o Montpellier HB vai disputar a Final da Coupe de France frente ao emblema que lidera atualmente a liga francesa.
O FC Porto também partilha da mesma posição que os franceses – o segundo lugar no Campeonato Placard Andebol 1 – e para inverter a situação precisa não só de ganhar ao rival direto – Sporting CP – no Pavilhão João Rocha mas precisa também que ele perca pontos devido à alteração das regras na competição que, em caso de empate, beneficia quem acabou à frente na Fase Regular. Os dragões estão ainda nas Meias Finais da Taça de Portugal e ainda não conquistaram qualquer troféu esta época.
Em antevisão, Pedro Valdés, um dos jogadores em maior destaque dos azuis e brancos esta época, reconhece que o FC Porto tem que estar atento desde o minuto inicial para ultrapassar este adversário:
“O jogo de amanhã vai ser uma luta entre duas equipas muito fortes que têm de dar o melhor para passar à fase seguinte. Neste jogo a defesa vai ser a nossa principal arma. A defesa é fundamental para não os deixarmos marcar e ficarmos mais fortes. É uma equipa muito agressiva, que joga muito rápido. O pavilhão vai estar cheio de adeptos a apoiá-los, como é habitual em França. Temos de ser capazes de dar a volta a isso e colocar em prática o nosso andebol.”
FC Porto e Montpellier HB vão medir forças pela primeira vez num patamar europeu inferior. No passado defrontaram-se seis vezes, todas elas a contar para EHF Champions League: os franceses venceram os últimos três jogos, os dragões triunfaram apenas por uma ocasião [novembro de 2019] e há ainda a registar dois empates, em 2019 e 2022.
O embate final dos Quartos de Final entre Montpellier HB e FC Porto vai decorrer no FDI Stadium e contará com transmissão em direto no Porto Canal, esta terça-feira, às 19h45.
EHF European League
Quartos de Final – 1.ª Mão
22.04.2025 – 19h45 – FC Porto x Montpellier HB, 29-30 (11-14)
Quartos de Final – 2.ª Mão
29.04.2025 – 19h45 – Montpellier HB x FC Porto, Porto Canal