A Federação de Andebol de Portugal, em estreia colaboração com a Associação de Andebol do Porto e da Câmara Municipal da Maia, vai organizar o primeiro Torneio Nacional de Masters Femininos, a realizar em regime de concentração, entre os dias 28 e 29 de junho de 2025, na cidade da Maia.
As nove equipas inscritas são: CJ Almeida Garrett, Oeiras Handball – AA 1932, AC Lusitanos, SC Nun’Alvares, CA Leça, Esfera Andebol Masters, ARC Moinhos, Académico FC e Arsenal Canelas/Popotas.
Na Primeira Fase da competição, os noves emblemas serão distribuídos por três zonas, a disputar sob o modelo competitivo TxT a uma volta. Posteriormente, na Fase Final, os primeiros classificados de cada uma das três zonas irão disputar o título de campeão, bem como os restantes lugares do pódio. Já o apuramento para os lugares entre o 4.º e o 6.º classificado terá como protagonistas os segundos classificados de cada zona, e o apuramento para os 7.º-9.º lugares será disputado pelos terceiros classificados da Primeira Fase, igualmente respeitando o formato competitivo de TxT a uma volta.
Vera Lopes, vice-Presidente e Diretora Técnica Nacional da Federação de Andebol de Portugal, não podia estar mais satisfeita com este ponto de partida de um evento que promove valores muito próprios: “Com esta iniciativa, a Federação de Andebol de Portugal dá mais um passo no reforço do seu compromisso com a promoção do Andebol ao longo de todas as etapas da vida desportiva, com foco especial na valorização do percurso das atletas no feminino. Esta geração, que tanto contribuiu para o crescimento do Andebol feminino, há muito merecia um palco nacional onde pudesse voltar a competir. Acredito que esta primeira edição será não só um momento de celebração, mas também um estímulo ao surgimento de mais equipas e, quem sabe, à criação de novos desafios competitivos para as Masters Femininas.”