Os Quartos de Final arrancaram no Funchal, esta sexta-feira, em embate que opôs Marítimo Madeira Andebol SAD e FC Porto, uma partida com alguma dificuldade para a equipa da casa que conseguiu fazer frente aos dragões até certo ponto mas acabou por claudicar na eliminatória, perdendo por 27-31.
Quem teve a vida facilitada foi o ABC de Braga, que enfrentou uma formação militante no segundo escalão – Almada AC – acabando por ter uma vitória confortável por 29-22, em casa.
Na Maia, houve direito a duelo escaldante entre Águas Santas Milaneza e Sporting CP em que os leões venceram ao cair do pano através da conversão de um livre de 7 metros para lá do tempo regulamentar.
Vitória SC x Avanca Bioria Bondalti
Já em Guimarães, duas equipas do Grupo B do Campeonato Placard Andebol 1, entraram em campo para lutarem por uma vaga nas semifinais e, apesar do primeiro minuto morno, o jogo encontrou um ritmo escaldante com os vitorianos a serem os primeiros a encontra o caminho para a baliza através de Pedro Peneda mas Edmilson Ribeiro respondeu na mesma moeda.
O encontro seguiu em parada e resposta mas uma defesa de Francisco Fontes dava a oportunidade aos comandados de Rafale Ribeiro ampliarem para dois mas uma falha no ataque deixou tudo em igualdade novamente (3-3). À passagem dos 15 minutos, a toada mantinha-se a mesma, um empate a 9 golos, que traduzia a eficácia ofensiva das duas equipas e, pouco mais tarde, os vimaranenses passaram para o comando, pela primeira vez no encontro (10-9).
Lourenço Santos, na conversão de um livre de 7 metros, deu nova alternância ao marcador e Maycom Leite os dois golos de vantagem (10-12) aos avancanenses forçando Nuno Santos a parar o encontro. Mas quem acabou por encontrar a sorte foi o Avanca Bioria Bondalti, que aproveitou alguns desacertos do adversário e subiu a parada para os seis golos (10-16) com grande destaque para Francisco Fontes entre os postes.
Após largos minutos em branco, o conjunto de Nuno Santos conseguiu abanar as redes do adversário, e voltou a ter acerto ofensivo e acabou por recolher aos balneários com três golos de diferença.
Intervalo: 15-18
Na entrada para a etapa complementar, com dois golos de uma assentada o Vitória SC conseguiu a tão almejada aproximação, reduzindo a diferença para a margem mínima e o empate não tardou em chegar (18-18). Rafael Ribeiro acabou por parar o encontro com apenas cinco minutos volvidos e os avancanenses seguiram a marcar e regressaram aos três golos à maior (18-21).
A toada manteve-se do lado avancanense, que foi liderando o encontro e mantendo uma certa distância no marcador, até que o conjunto vimaranense voltou à margem mínima, colocando as contas a 23-24 na entrada para os 15 minutos finais. O Avanca Bioria Bondalti conseguiu recuperar e os quatro golos de vantagem surgiram com alguma naturalidade, permitindo uma liderança que parecia tranquila na reta final do encontro mas os vimaranenses nunca viraram a cara à luta.
Nos últimos 90 segundos, o conjunto de Nuno Santos tudo fez para inverter a eliminatória mas a formação avancanense acabou por sorrir no final, apesar de Rafael Andrade (VSC) ter sido o melhor marcador do encontro, com 8 golos, do lado do Avanca Bioria Bondalti esteve Francisco Fontes, que vestiu a capa de herói no setor mais recuado.
Resultado Final: 32-34
Taça de Portugal:
Calendário
Quartos de Final:
18.04.2025 – 16h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x FC Porto, 27-31 (10-13)
18.04.2025 – 17h00 – ABC de Braga x Almada AC, 29-22 (17-11)
18.04.2025 – 17h00 – Águas Santas Milaneza x Sporting CP, 29-30 (15-15)
18.04.2025 – 21h00 – Vitória SC x Avanca Bioria Bondalti, 32-34 (15-18)