A edição 2024/2025 da Taça de Portugal está perto do fim e esta sexta-feira jogam-se os Quartos de Final, com oito equipas a sonhar com as Meias Finais, entre as quais Almada AC, a única que não integra o Campeonato Placard Andebol 1 e que já fez história ao eliminar o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR e avançar até esta fase avançada da competição, como nunca tinha acontecido. Agora, o emblema que milita na Divisão de Honra vai ao mítico Pavilhão Flávio Sá Leite para defrontar o histórico ABC de Braga, a segunda equipa com mais troféus da Prova Rainha (12) e que procura voltar a chegar às Meias como já não acontece desde a temporada 2016/20217.
O Sporting CP parte motivado para um duelo de cartaz no terreno do Águas Santas Milaneza. Os campeões nacionais, vencedores da últimas três edições da Taça de Portugal, nunca conseguiram conquistar quatro troféus consecutivos e procuram quebrar mais um recorde, frente a um coletivo de alto calibre, vencedor em 2001/2002 e finalista vencido em 2018/2019, que já não atinge as Meias Finais desde 2020/2021.
O primeiro jogo do dia arranca às 16h00 e junta dois emblemas que disputam o Grupo A: Marítimo Madeira Andebol SAD e FC Porto. Os dragões atingiram a Final em três das últimas quatro edições mas já não tocam o céu desde 2020/2021, ao passo que o conjunto insular quer repetir o feito histórico da temporada 2022/2023, em que chegou às Meias [e depois à Final] pela primeira e única vez.
A andeboltv transmite em direto três dos quatro jogos agendados.
O último jogo do dia opõe Vitória SC e Avanca Bioria Bondalti, a partir das 21h00. A formação oriunda de Guimarães já fez o inédito de chegar aos Quartos de Final pela segunda vez consecutiva mas quer mais e atingir pela primeira vez as Meias Finais está nos planos. O conjunto avancanense já esteve nesse patamar, apenas em 2016/2017 e tem a missão de dar seguimento a uma campanha de sucesso, que já ditou o regresso aos Quartos ao fim de sete anos de ausência. Os dois jogos entre ambos na Fase Regular foram pautados pelo equilíbrio, mais do que evidente no empate da primeira volta (29-29) e também no triunfo “curto” dos vimaranenses no jogo seguinte (30-28).
Em antevisão, Nuno Santos, treinador do Vitória SC, espera mais um jogo dividido: “Todos os jogos com o Avanca Bioria Bondalti que já disputámos esta época foram muito difíceis e creio que este será igual. Penso que o ponto forte desta equipa é o ataque, onde o jogo posicional está muito bem estruturado. Vamos dar o nosso melhor, queremos estar nas Meias Finais da Taça de Portugal.”
Rafael Ribeiro, treinador do Avanca Bioria Bondalti, relembrou o momento positivo que a equipa atravessa, marcado por quatro triunfos seguidos em todas as competições, mas alerta para as dificuldades, elogiando o adversário: “O sorteio quis que jogássemos fora de casa nestes Quartos de Final da Taça de Portugal, em que o oposto seria muito mais interessante para nós, obviamente. Estamos a falar de um Vitória SC que, como se sabe, está a disputar o Grupo B, ainda com ambições de assegurar vaga nas competições europeias, pelo que se perspetiva um jogo complicado, um pouco à semelhança do que aconteceu para o campeonato já este ano. Mas nós atravessamos um bom momento, obviamente num grupo diferente do nosso adversário, mas conseguimos encontrar alguma estabilidade com quatro vitórias consecutivas, o que nos dá esperança e nos faz acreditar que é possível seguir em frente. Apesar de tudo, sabemos que o Vitória SC é uma equipa fortíssima, sobretudo em casa, tem excelentes opções e um sete muito batido, rodado e consistente, mas a nossa ambição de poder fazer história novamente pela Artística de Avanca, marcar presença nas Meias Finais, é superior a qualquer dificuldade associada ao jogo e, portanto, estamos entusiasmados para levar até ao limite esta eliminatória.”
Recorde-se que o modelo competitivo da Taça de Portugal sofreu alterações em relação à época anterior. Após os Quartos de Final seguem-se as Meias Finais que serão disputadas a duas mãos – 15 e 18 de maio, casa/fora – e a Final decorrerá em Santo Tirso às 17h00 do dia 7 de junho, com transmissão em direto na RTP2.
O cruzamento das Meias Finais também já é conhecido: o vencedor do jogo entre Marítimo Madeira Andebol SAD e FC Porto vai cruzar caminhos com quem vencer do Vitória SC vs Avanca Bioria Bondalti. Já o vencedor do duelo entre Águas Santas Milaneza e Sporting CP terá pela frente ABC de Braga ou Almada AC.
Taça de Portugal:
Calendário
Quartos de Final:
18.04.2025 – 16h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x FC Porto, Porto Canal / andeboltv (diferido às 17h30)
18.04.2025 – 17h00 – ABC de Braga x Almada AC, andeboltv
18.04.2025 – 17h00 – Águas Santas Milaneza x Sporting CP, andeboltv
18.04.2025 – 21h00 – Vitória SC x Avanca Bioria Bondalti, andeboltv