Este sábado é dia das seis equipas do Grupo B do Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina ficarem em pé de igualdade no que toca ao número de jogos disputados na Fase Final. SIR 1º de Maio e Alavarium Love Tiles ocupam os últimos lugar do grupo, em igualdade numérica, com 20 pontos e a seis da zona segura, numa altura em que as hipóteses da manutenção são cada vez menores. O duelo entre CA Leça e CDE Gil Eanes diz respeito à 6.ª jornada. Ambos terão início às 18h00 e contarão com transmissão em direto na andeboltv. Nesta altura, apenas CJ Almeida Garrett e Colégio de Gaia Toyota têm sete partidas realizadas.
O CA Leça quer festejar a manutenção diante dos seus adeptos, quando está apenas a uma vitória de o conseguir. Mas a tarefa será tudo menos fácil frente a um emblema do CDE Gil Eanes que apresenta o melhor registo do Grupo B (pleno de vitórias na Fase Final após seis jogos) e que acredita cada vez vais na possibilidade de fechar o top-5 da competição. A equipa orientada por Vasco Ramos chega igualmente moralizada a este duelo, uma vez que não sabe o que é perder há três jornadas consecutivas. Já o conjunto algarvio, nos últimos oito jogos – entre campeonato e Taça de Portugal – triunfou em sete. No jogo da primeira volta, o CDE Gil Eanes venceu o CA Leça por 33-22.
Filipa Ventura, pivô de 33 anos e uma das figuras do CA Leça, acredita que o fator-casa pode fazer a diferença: “Sábado espera-nos um jogo bastante difícil contra um adversário que ainda luta pelos seus objetivos. Estamos conscientes que para conseguir alcançar um resultado positivo temos que estar muito concentradas defensivamente e sermos muito assertivas no ataque. Sabemos que nesta fase todos os jogos são decisivos e por isso iremos dar o nosso melhor dentro de campo. Contamos com o fator-casa e com os nossos adeptos para alcançar o nosso objetivo, que é, seguramente, a vitória.”
Sofia Osório, treinadora do CDE Gil Eanes, admite que o grande objetivo só será possível se não houver percalços até ao fim: “A nossa missão é muito simples, queremos continuar a lutar pela oportunidade de conquistar o 5.º lugar no campeonato, portanto, não podemos ter deslizes. Sabemos que será uma deslocação difícil até Leça da Palmeira, mas temos ambições lógicas de ganhar para nos colarmos ao nosso adversário direto, com uma motivação extra pelo percurso extremamente positivo que temos feito na Fase Final.”
Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina – Fase Final
Grupo B – 5ª Jornada
03.05.2025 – 18h00 – SIR 1º de Maio x Alavarium Love Tiles, andeboltv
Grupo B – 6ª Jornada
03.05.2025 – 18h00 – CA Leça x CDE Gil Eanes, andeboltv