Este sábado, dia 24 de maio, pode ditar o fim da luta pelo título do Campeonato Placard Andebol 1. À 5.ª e penúltima jornada, todas as atenções vão estar no Funchal, mais precisamente na receção do Marítimo Madeira Andebol SAD ao Sporting CP, às 18h00, em que um empate é suficiente para os leões festejarem o bicampeonato. Mas antes há Clássico na Cidade Invicta (15h30), entre FC Porto e SL Benfica, com os dragões à procura de dar uma reposta depois do surpreendente empate na ronda anterior e obrigados a vencer, para que o rival leonino não entre em campo logo a seguir já com o título assegurado.
No Grupo B, que decide a última vaga europeia, a liderança continua repartida a duas jornadas do fim e os dois candidatos jogam em casa. Este sábado, o ABC de Braga é o primeiro a entrar em campo para defrontar o CF Os Belenenses (17h00) e logo a seguir é a vez do Águas Santas Milaneza medir forças com o Vitória SC (18h30), num jogo especial e de despedida dos adeptos da Atlética para Pedro Cruz, um dos símbolos da modalidade em Portugal, que vai colocar um ponto final na carreira no fim da época, aos 40 anos de idade.
As contas do Grupo C estão fechadas mas as quatro equipas ainda têm que cumprir dois jogos. À mesma hora (18h00), os já despromovidos SC Horta e Nazaré Dom Fuas AC medem forças nos Açores, enquanto que o Avanca Bioria Bondalti recebe o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR.
Tudo para ver e rever, em direto ou em diferido, na andeboltv.
O jogo do título desta vez é longe de casa e com outros contornos. Na temporada passada, o Sporting CP venceu o FC Porto, no Pavilhão João Rocha na derradeira jornada para se sagrar campeão nacional como não acontecia desde 2017/2018. Desta vez, as contas para o bicampeonato são mais simples, uma vez que um empate na penúltima jornada, que está prestes a começar, é suficiente para que o Clássico entre leões e dragões reservado para a última ronda, em Lisboa, seja apenas para cumprir calendário – e pela honra.
Frente ao Marítimo Madeira Andebol SAD, 4.º classificado do Grupo A, a turma de Ricardo Costa parte como favorita mas em sobreaviso, já que os insulares chegam moralizados depois de terem roubado pontos ao FC Porto na ronda anterior. Nos três duelos entre Marítimo Madeira Andebol SAD e Sporting CP realizados esta temporada, os campeões nacionais venceram todos, dois deles por mais de 10 golos (23-31; 41-29; 35-24).
Em antevisão, Paulo Fidalgo, líder do emblema insular, elogia a época de excelência do adversários e garante que a equipa vai deixar tudo em campo, relembrando o último jogo frente ao FC Porto, e continuar a ser fiel à verdade desportiva:
“A época está a entrar na fase decisiva, de atribuição dos vários lugares importantes do Andebol português. Obviamente que estamos numa altura em que cada momento pode ser decisivo para o alcançar de objetivos para as várias equipas participantes no nosso campeonato. Curiosamente, já na semana passada, o jogo do título passou aqui pelo Funchal, na receção do Marítimo Madeira Andebol SAD ao FC Porto, onde se verificou um empate e um jogo de elevada qualidade e de incerteza quanto ao vencedor. E agora, nesta penúltima jornada, volta a passar pelo Funchal o jogo do título, o que para nós é uma honra muito grande participar nestes momentos competitivos, que são de elite e de eleição no Andebol português. Queremos fazer um bom jogo contra o Sporting CP, queremos tentar manter o regime que temos tido nas últimas jornadas de equilíbrio, mas sabemos que o Sporting CP, possivelmente, fez a melhor época da sua história no Andebol. Esteve a um pequeno passo da Final Four da Liga dos Campeões, pratica um Andebol de grande qualidade, com grandes jogadores e internacionais ao mais alto nível. Obviamente que a responsabilidade de tentar ter um jogo equilibrado e competitivo de nossa parte é muito exigente e muito difícil. Por isso, vamos ter que estar muito unidos, lutar com todas as nossas forças para conseguir ter mais um grande espetáculo e, no final, se dermos tudo, ficaremos de consciência tranquila porque protegemos a verdade desportiva e todo o envolvimento do Campeonato Nacional, que é muito positivo.”
Do outro lado, o gigante consoles Christian Moga, diz que o último passo rumo ao bicampeonato tem que ser dado nesta visita ao Funchal, mas alerta para as dificuldades:
“A preparação está a ser boa, começámos bem a semana e estamos focados neste jogo, que é muito importante para nós. (…) É sempre difícil jogar na Ilha, ainda mais porque, em casa, o CS Marítimo contará com o apoio dos seus adeptos. Vamos lutar para ganhar, fazer o melhor possível. O adversário roubou pontos ao FC Porto há pouco tempo e isso serve-nos de aviso. Sabemos que não vai ser fácil e temos esse alerta na cabeça. Vamos com tudo. (…) [Poder conquistar o bicampeonato] É uma mistura de emoções. Jogar fora, na casa do adversário, e saber que, se ganharmos, ‘está feito’ e somos campeões… Foi uma época longa e dura, conseguimos fazer boas coisas e estamos a um passo. E temos de o dar na Madeira.”
O Jogo da Semana entre Marítimo Madeira Andebol SAD e Sporting CP vai decorrer no Pavilhão do Funchal e contará com transmissão em direto na Sporting TV a partir das 18h30.
Campeonato Placard Andebol 1
Grupo A – 5ª Jornada
24.05.2025 – 15h00 – FC Porto x SL Benfica, A Bola TV / Porto Canal / andeboltv (diferido às 16h30)
24.05.2025 – 18h30 – Marítimo Madeira Andebol SAD x Sporting CP, Sporting TV / andeboltv (diferido às 20h00)
Grupo B – 5ª Jornada
24.05.2025 – 17h00 – ABC de Braga x CF Os Belenenses, andeboltv
24.05.2025 – 18h30 – Águas Santas Milaneza x Vitória SC, andeboltv
Grupo C – 4ª Jornada
24.05.2025 – 18h00 – SC Horta x Nazaré Dom Fuas AC, andeboltv
24.05.2025 – 18h00 – Avanca Bioria Bondalti x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, andeboltv