As contas da manutenção estão matematicamente fechadas mas ainda faltam duas jornadas para o fim do Campeonato Placard Andebol 1. Em semana de Taça de Portugal, e numa altura em que ainda está em jogo a última vaga europeia e o campeão nacional, as atenções voltam-se para o Grupo C, este sábado, nomeadamente para um duelo em atraso entre SC Horta e Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, que tem início marcado para as 18h00 locais, no Pavilhão Desportivo da Horta – transmissão em direto na andeboltv.
Já despromovido, o emblema açoriano ocupa o último lugar do Grupo C, com um registo negativo de três derrotas, ao passo que os poveiros garantiram a manutenção na ronda passada, após a vitória frente ao Nazaré Dom Fuas AC, que, tal como o SC Horta, ficou sem hipóteses de continuar a sonhar com a permanência.
Na memória está ainda o forte equilíbrio que marcou os dois jogos da Fase Regular, vencidos pelo conjunto azul e amarelo: primeiro na Póvoa de Varzim (30-28) e depois nos Açores (34-35). O Póvoa AC Bodegão Grupo CCR (25 pontos) irá regressar ao topo do grupo independentemente do resultado deste jogo, podendo isolar-se com mais dois pontos do que o Avanca Biroia Bondalti, no melhor dos casos. Já o SC Horta sabe que não sairá do último posto após este duelo, mesmo vencendo, podendo apenas igualar o Nazaré Dom Fuas AC, com 20 pontos.
Em antevisão, o treinador do SC Horta, Pedro Silva, afirma que irá manter as aspirações de competitividade até ao último dia, mesmo que contra uma equipa com outros argumentos: “Apesar de desportivamente já não ser possível alcançar a manutenção, um dos principais objetivos da época era sermos o mais competitivos possível, em todos os jogos. Nesse sentido, encaramos este jogo com muita seriedade pois queremos manter a nossa identidade até o último dia. Conhecemos bem a equipa do Póvoa AC Bodegão Grupo CCR e reconhecemos muita qualidade e experiência individual. Precisamos de ser muito competentes em termos coletivos para conseguir competir contra uma equipa com outros objetivos e recursos.”
Do lado visitante, Tiago Cunha, técnico do Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, afirma que ainda está em jogo o lugar maior do Grupo C, apesar das contas da manutenção estarem já fechadas: “Apesar deste jogo ser referente à 3.ª jornada, ao ser disputado neste momento já não tem grande importância para a definição da tabela classificativa. Nesta altura, o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR já garantiu a manutenção e o SC Horta será despromovido, contudo, acredito que o adversário quer vencer o jogo e tudo irá fazer para que isso aconteça, tal como nós. Vamos aos Açores com o intuito de garantir os três pontos, porque queremos alcançar a melhor classificação possível neste Grupo C, que passa pelo 9.º lugar. Esperamos encontrar um SC Horta com uma defesa bastante móvel, quer no habitual 6:0, quer num sistema defensivo mais profundo. É uma equipa que tem jogado rápido e com muitas transições, quer seja no contra-ataque direto, apoiado ou contra-golo, uma segunda vaga na transição extremamente muito forte e um ataque muito bem organizado com várias soluções e que provoca sempre algumas dificuldades. Temos que contrariar esses pontos fortes do adversário para ficarmos mais perto do objetivo de assegurar o topo do grupo.”
Campeonato Placard Andebol 1
Grupo C – 3ª Jornada
17.05.2025 – 18h00 – SC Horta x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, andeboltv