Em 2025/2026, a principal divisão do Andebol feminino em Portugal vai voltar a contar com a presença de dois emblemas bem conhecidos: Juve Lis e CS Madeira, as melhores equipas da presente edição da Divisão de Honra, que chegou ao fim este sábado. Numa luta acérrima pelo título de campeão nacional, as duas formações partilhavam o desejo de juntar o troféu ao passaporte da subida – conquistado na ronda anterior – mas foram as leirienses a fazer a festa, diante dos seus adeptos, na última jornada do Grupo A.
Este sábado, no “jogo do título” frente ao Maiastars, a Juve Lis sabia que se vencesse o Maiastars cumpria o grande objetivo, ao passo que o CS Madeira não dependia apenas de si próprio e teria que fazer um resultado melhor, na visita ao terreno do ND Santa Joana Maia. No final das contas, a Juve Lis venceu por 29-23 e acabou com as dúvidas, celebrando a conquista do primeiro troféu de campeão nacional da Divisão de Honra, no último suspiro de uma temporada exaustiva mas gratificante, marcada ainda por uma inédita segunda presença consecutiva nos Quartos de Final da Taça de Portugal.
Na cerimónia de entrega do troféu às Campeãs Nacionais esteve Joaquim Escada, Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal.
Na Fase Regular da Divisão de Honra, o CS Madeira até foi superior e terminou na posição mais alta de forma isolada, com 44 pontos, mais um do que Maiastars e Juve Lis. Mas na Fase Final o cenário foi diferente. As leirienses foram superiores a toda a concorrência, ao somarem quatro vitórias, um empate e uma derrota, sendo que no confronto direto com as madeirenses, um empate em casa (20-20) e uma vitória no Funchal (15-24) fizeram a diferença nas contas do título para a turma orientada por Marco Afra.
A Juve Lis comandou o encontro em toda a linha, cumprindo 30 minutos de grande nível, como reflete o 12-5 registado ao intervalo. O título de Campeão Nacional ficou carimbado por 29-23. Inês Pires foi a melhor marcadora do encontro com 10 golos.
Em sentido inverso, CP Valongo do Vouga e Colégio de Gaia “B” vão descer até ao Campeonato Nacional 2ª Divisão Feminina.
Na próxima temporada, recorde-se, Juve Lis e CS Madeira vão ocupar os lugares deixados pelos despromovidos Alavarium Love Tiles e SIR 1º de Maio no Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina.
Divisão de Honra
Fase Final – 6.ª jornada:
17.05.2025 – 18h00 – ND Santa Joana Maia x CS Madeira, 30-32 (17-16)
17.05.2025 – 18h00 – Juve Lis x Maiastars, 29-23 (12-5)