Portugal entrou em campo com a liderança assegurada, diante de uma equipa que ainda ambicionava alcançar a qualificação. No entanto, apesar das contas feitas, os Heróis do Mar não entraram rendidos. E, apesar de um começo de encontro apático, conquistaram o triunfo diante de Israel.
O sorteio do Men’s EHF Euro 2024 terá lugar em Billund, na próxima quinta-feira, onde Portugal conhecerá o caminho na fase de grupos.
7 Inicial: Gustavo Capdeville, Pedro Oliveira, Miguel Neves, André Sousa, Joaquim Nazaré, Jenilson Monteiro e Ricardo Brandão
Em Constanța, na Roménia – em campo neutro – o encontro começou morno, com diversas falhas das duas formações e foram precisos quase três minutos para que as redes abanassem, com Miguel Neves a fazer o 1-0 para os lusos. A equipa oriunda do Médio Oriente conseguiu virar as contas e passou para a frente, colocando o placar a 3-1, pouco depois dos cinco minutos, através de Yoav Lumbroso.
Os Heróis do Mar conseguiram encostar à margem minima, por Miguel Neves, e mantiveram-se na perseguição ao adversário. Os lusos continuaram bastante pressionantes na defesa, e aliando a um ataque eficaz, Portugal conseguiu a reviravolta através de Ricardo Brandão, com o marcador a passar para 8-9. Os dois golos de vantagem acabaram por surgir, pela mão de Gustavo Oliveira e, catapultados por Gustavo Capdeville entre os postes, conseguiram voltar a subir a parada (8-11).
Paulo Pereira acabou por parar o encontro, depois de um parcial de três golos sem resposta dos israelitas, que levou o marcador a uma igualdade a 11 golos. A paragem surtiu efeito e Diogo Silva finalizou um parcial de quatro golos, levando o marcador a 11-15. Portugal manteve-se na frente e recolheu aos balneários na liderança.
Intervalo: 15-17
Na entrada para a segunda metade, os portugueses começaram com bastante vontade de se impôr e, rapidamente, chegaram aos quatro golos à maior por José Luís Ferreira (15-19) e, com apenas quatro minutos volvidos, a maior margem até então – seis golos de diferença (17-23). Os israelitas mostraram alguns sinais de retoma mas o xadrez de Paulo Pereira mostrava-se cada vez mais forte e os sete sorriram a Miguel Neves.
Quando faltavam apenas quinze minutos para o final do encontro, Portugal continuava na frente de forma bastante confortável mas a formação do Médio Oriente conseguiu reduzir as distâncias e Paulo Pereira parou o encontro. Yoav Lumbroso conseguiu baixar a diferença para cinco golos e com a baliza a descoberto e a ajuda de Dan Tepper, Israel desceu para três (29-31) levando a novo time-out luso.
Os Heróis do Mar saíram a marcar, por duas ocasiões, mas a dupla Mosindi/Lumbroso conseguiu equilibrar e estabelecer o empate a 33 golos. No último suspiro, José Luís Ferreira sentenciou a partida com o golo da vitória.
Resultado Final: 33-34
MVP: Gabriel Cavalcanti – 4 golos & 3 assistências
Top Scorer: Miguel Neves – 6 golos (67% de eficácia)
Paulo Pereira, Selecionador Nacional, analisou este encontro frente a Israel e a performance portuguesa, mesmo em face dos poucos momentos de treino:
“Houve ali um momento em que acabámos por recorrer ao 7×6 – não podemos esquecer que esta equipa tem cinco treinos – e, portanto, há timings que não estão perfeitos (embora eu me recorde de algumas ocasiões que funcionaram lindamente) porque estamos a falar de coisas que demoram o seu tempo. Fizemos ali uma ou duas falhas que acabaram por resultar em golos rápidos mas o fantástico para mim foi ter aqui uma equipa de jovens atletas que deram tudo por Portugal.”
O técnico nacional abordou ainda o grupo de trabalho escolhido para esta semana internacional e mostrou-se agradado com as performances individuais:
“Todo o trabalho realizado culminou em dois pontos contra uma equipa que se nos ganhasse ficava apurada para o Men’s EHF Euro. Portanto, estamos a falar de um jogo de alto risco para o nosso adversário, enquanto que para nós, era um jogo de afirmação para todos os nossos atletas e acabámos por demonstrar que temos aqui alguns atletas que podem perfeitamente entrar naquele grupo que tem vindo mais vezes. E haverá sempre espaço, devido a lesões, há sempre alguma reestruturação que é preciso fazer com o tempo e temos aqui atletas espetaculares. Adorei trabalhar com este grupo e, portanto, uma vez mais orgulhoso desta gente.”
EHF Euro 2026 Qualifiers
Calendário:
1ª Jornada
07.11.2024 – 19h00 – Portugal x Roménia, 37-30 (12-16)
2ª Jornada
11.05.2025 – 17h00 – Israel x Portugal, 33-34 (15-17)
3ª Jornada
13.03.2025 – 17h00 – Polónia x Portugal, 36-36 (16-14)
4ª Jornada
16.03.2025 – 17h30 – Portugal x Polónia, 33-27 (16-12)
5ª Jornada
08.05.2025 – 17h00 – Roménia x Portugal, 28-24 (13-11)
6ª Jornada (antecipada)
10.11.2024 – 17h30 – Portugal x Israel, 36-23 (21-13)
O Men’s EHF EURO 2026 vai decorrer de 15 de janeiro a 1 de fevereiro de 2026, numa organização conjunta entre três países que respiram Andebol: Suécia, Dinamarca e Noruega.