Foi com casa cheia que Constanta recebeu os Heróis do Mar. Antes do encontro entre Roménia e Portugal, na mesma casa, houve espaço para um (surpreendente) triunfo de Israel sobre a Polónia. Esse resultado, afastou os polacos da luta pelo primeiro lugar e aproximou Portugal de garantir a liderança.
Nem com as contas facilitadas os portugueses baixaram os braços e bateram-se diante dos romenos. Depois de 60 minutos eletrizantes, a vitória acabou por cair para a Roménia, mas os quatro golos de diferença valeram a Portugal a liderança do Grupo 8.
7 Inicial: Gustavo Capdeville, Pedro Oliveira, Gabriel Cavalcanti, André Sousa, Joaquim Nazaré, José Luís Ferreira e Ricardo Brandão
Rolou a bola em Constanța, na Roménia e foi Gabriel Cavalcanti e inaugurar o marcador com um golo de belo efeito e, de seguida, com um passe para Ricardo Brandão, Portugal fez o 2-0. A formação romena acabou por igualar à passagem dos cinco minutos e o encontro seguiu a grande ritmo, com o desenrolar do encontro a Roménia conseguiu passar para os três golos à maior (6-3), mesmo após o time-out de Paulo Pereira.
Alguns desacertos ofensivos permitiram aos romenos crescerem na transição e, pouco depois dos 13 minutos, o oponente já tinha atingido quatro golos de vantagem (8-4). O guardião romeno Ionut Iancu continuava a ser uma dor de cabeça para os portugueses, levando cinco defesas em pouco mais de quinze minutos e, no ataque, o seu aliado era o conhecido Demis Grigoras (SL Benfica), com muita assertividade no ataque.
Pedro Oliveira conseguiu desbloquear, reduzindo para quatro golos, e colocou o marcador a 9-5. Ionut-Stefan Georgescu parou o encontro pela primeira vez. Com algumas trocas no xadrez lusitano, Portugal voltou a ter momentum e conseguiu reduzir, passando para três de diferença (12-9) e, mais tarde, Jenilson Monteiro conseguiu converter um livre de 7 metros. Os Heróis do Mar recolheram aos balneários em desvantagem.
Intervalo: 13-11
A Roménia entrou de forma fulgorante na segunda metade, com dois golos de uma assentada, contra apenas um português, numa altura em que Diogo Valério assumiu a baliza lusa. Miguel Neves marcou, pela primeira vez mas os romenos responderam na mesma moeda. Jenilson Monteiro voltou a reduzir e levou os Heróis do Mar aos quatro golos de diferença (19-15) mas, da marca de castigo máximo, os lusos voltaram a sofrer.
A formação da Roménia voltou a chegar aos cinco golos à maior (23-18) e, embora Portugal tenha conseguido reduzir, os adversários voltaram a disparar levando Paulo Pereira a pedir time-out. A pouco menos de nove minutos para o final, a Roménia liderava por 25-21. Com quatro golos de vantagem, o técnico romeno parou o encontro mas a vantagem manteve-se no mesmo numerário.
Na reta final do encontro, Portugal voltou a mostrar desacerto ofensivo, especialmente em face ao guarda-redes romeno, e acabou por não conseguir dar a volta, mas garantiu a primeira posição do Grupo 8.
Resultado Final: 28-24
MVP: André Sousa – 3 golos e 2 assistências
Top Scorer: Fábio Silva – 4 golos (100% de eficácia)
Apesar do resultado, os Heróis do Mar que já tinham alcançado a Qualificação, sabem agora que irão terminar na primeira posição do Grupo 8, entrando já para o encontro frente a Israel, como líderes indiscutíveis.
Paulo Pereira mostrou-se satisfeito com o resultado e exibição dos seus atletas: “Sem ser uma desculpa, nós tivemos um problema ontem que afetou cerca de 70% dos elementos desta equipa. Uma intoxicação alimentar provocada na viagem fez com que a maior parte da equipa não tivesse dormido em condições hoje, muitos problemas. Eu estava com alguma apreensão a ver como é que nós podíamos reagir aqui a este jogo com a Roménia e que ia ser um jogo sempre difícil independentemente de algum problema. O nosso objetivo era não perder por mais de sete golos. Sabíamos que a Roménia ia fazer tudo para se manter ainda com a opção de se qualificar. Objetivo atingido. Estou mais uma vez muito satisfeito, com aquilo que nós fizemos aqui. Os romenos têm uma defesa forte nos contactos. E muitos deles nós não conseguimos superar, o que significa que fomos obrigados a jogar 7 contra 6. E isso acabou por evitar um pouco aqueles contactos agressivos que eles tinham no início. E com sucesso. Eu creio que conseguimos, quase sem treinar ou treinando muito pouco este formato, que toda a gente estivesse mais ou menos no sítio e encontrámos soluções.”
O segundo jogo frente a Israel, a 11 de maio, às 17h00, em Constanța, conta com transmissão na RTP2. Dado o estado de calamidade que o país israelita atravessa, o encontro referente à 2.ª jornada do Grupo 8 terá lugar em solo romeno.
EHF Euro 2026 Qualifiers
Calendário:
1ª Jornada
07.11.2024 – 19h00 – Portugal x Roménia, 37-30 (12-16)
2ª Jornada
11.05.2025 – 17h00 – Israel x Portugal, RTP2
3ª Jornada
13.03.2025 – 17h00 – Polónia x Portugal, 36-36 (16-14)
4ª Jornada
16.03.2025 – 17h30 – Portugal x Polónia, 33-27 (16-12)
5ª Jornada
08.05.2025 – 17h00 – Roménia x Portugal, 28-24 (13-11)
6ª Jornada (antecipada)
10.11.2024 – 17h30 – Portugal x Israel, 36-23 (21-13)
O Men’s EHF EURO 2026 vai decorrer de 15 de janeiro a 1 de fevereiro de 2026, numa organização conjunta entre três países que respiram Andebol: Suécia, Dinamarca e Noruega.