EHF European Cup: HC Alkaloid parte em vantagem para a segunda mão da Final

Formação de Francisco Silva levou a melhor sobre o AEK Athens de Gilberto Duarte e Wilson Davyes e leva agora quatro golos de vantagem para o próximo jogo; segunda mão acontece em Skopje, na Macedónia do Norte, a 25 de maio.

Disputou-se, este domingo, a primeira mão da Final da EHF European Cup e que opôs vários portugueses, desde já Gilberto Duarte (embora lesionado) e Wilson Davyes, que representam as cores do AEK Athens enfrentaram o HC Alkaloid de Francisco Silva, num embate que acabou por pender para a formação macedónia, por 25-29. Esta diferença de golos será levada para a segunda mão, que será disputada na capital da Macedónia do Norte, no mítico Sports Centar Boris Trajkovksi, a 25 de maio, pelas 19h30, num encontro que será ajuizado pelos portugueses Daniel Martins e Roberto Martins.

AEK Athens – HC Alkaloid

Em Atenas, a formação grega, de Gilberto Duarte (que atualmente se encontra lesionado) e Wilson Davyes, entrou com um parcial de dois golos mas, prontamente, os macedónios, que contam com Francisco Silva no seu plantel, responderam, e igualaram a partida por Martin Ivanovski. Impulsionados pela guarda-redes Marko Kizikj, o conjunto de Skopje conseguiu passar para a liderança mas por breves instantes.

O encontro seguiu com equilíbrios sucessivos e o setor defensivo de ambas as equipas encontrava-se bastante equiparado. A equipa orientada por Frederic Bougeant conseguiu passar para o comando, com dois golos à maior (14-12) após Yann Genty ter impedido o ataque adversário e Kiril Lazarov levou prontamente o cartão verde à mesa.

Com um parcial de quatro golos, em que o último dos quais foi com assinatura portuguesa, os macedónios passaram para o comando, invertendo o rumo do encontro 14-16. Na reta final do primeiro tempo, bastantes falhas técnicas de parte a parte levaram com que o marcador não voltasse a mexer.

Intervalo: 14-16

Na entrada para a etapa complementar, os macedónios foram os primeiros a marcar, por Marko Stojkovikj e levou o marcador para uns inéditos três golos de vantagem (14-17) mas o conjunto grego nunca baixou os braços e conseguiu reduzir para a margem mínima o encontro. Com alguns minutos volvidos, os macedónios conseguiram chegar aos três golos à maior, colocando o placar a 17-20, por Martin Ivanovski.

O encontro voltou a ser interrompido devido aos adeptos gregos, pouco depois dos 40 minutos, e na retoma, Dylan Garain colocou o encontro pela margem mínima, fazendo o 20-21. Os macedónios mantiveram a toada e com a ajuda de Ivan Galevski entre os postes, regressaram aos três golos à maior (20-23). Apesar das tentativas de recuperação, os gregos continuaram em desvantagem, e com pouco menos de cinco minutos para jogar, o francês Frederic Bougeant fazia uso do seu último tempo técnico.

Na reta final, os gregos não conseguiram fazer frente e acabaram por sofrer uma derrota num encontro em que Wilson Davyes ficou em branco enquanto que Francisco Silva, teve 100% de eficácia, com cinco golos no mesmo número de oportunidades.

Resultado Final: 25-29

A segunda mão desta final será disputada no dia 25 de Maio, em Skopje, no Sports Centar Boris Trajkovski, às 19h30 e será ajuizado pela dupla portuguesa, Daniel Martins e Roberto Martins.

EHF European Cup
Final – 1ª mão
18.05.2025 – 17h00 – AEK Athens x HC Alkaloid, 25-29 (14-16)
Final – 2ª mão
25.05.2025 – 19h30 – HC Alkaloid x AEK Athens, EHFtv

Patrocinadores Institucionais