A Confederação do Desporto de Portugal divulgou, esta quinta-feira, os nomeados para “Desportistas do Ano” da 28.ª edição da Gala do Desporto, onde o Andebol volta a estar representado, desta vez pelo internacional português Francisco Costa, na categoria “Jovem Promessa”. As votações já se encontram abertas, até ao dia 12 de maio, AQUI!
O internacional português de apenas 20 anos, que foi recentemente nomeado para “IHF Young Male Player of the Year”, repete assim a nomeação para “Jovem Promessa” – depois de 2023 – e concorre contra outros nomes fortes do desporto em Portugal: Geovany Quenda (futebol), Jaime Faria (ténis), João Pontes (vela) e Madalena Costa (patinagem artística).
Os cinco finalistas em cada categoria [Atleta Masculino, Atleta Feminina, Jovem Promessa, Equipa do Ano, Desporto Adaptado do Ano e Treinador do Ano] foram selecionados depois da indicação de atletas, treinadores e equipas por parte das Federações Desportivas, seguido de uma votação de um júri alargado de acordo com o regulamento de prémios.
A 28.ª Gala do Desporto vai distinguir os melhores do ano de 2024 e realiza-se no dia 26 de maio de 2025, a partir da 19h00, no Teatro Maria Matos, em Lisboa.
Sinónimo de celebração do Desporto Nacional, a Gala do Desporto de Portugal, promovida pela Confederação do Desporto de Portugal, tem-se tornado, ao longo dos anos, um ponto de encontro para as várias figuras do desporto português e a grande festa do desporto nacional e de todas as Federações Desportivas. No evento são entregues prémios de reconhecimento do desempenho daqueles que mais se destacaram em cada modalidade desportiva.
No evento serão homenageados os campeões mundiais e europeus (nos escalões júnior e sénior) e as personalidades do ano indicadas pelas federações desportivas. A cerimónia contará ainda com a entrega do Prémio “Mérito Desportivo Alto Prestígio”.