Seleção Nacional sub-19: Portugal termina participação no último posto

Comandados de Nuno Santos não conseguiram vencer frente a França e fecham o quarto lugar nesta participação no Torneio Internacional de Lagoa.

A Seleção Nacional sub-19 Masculina terminou mais um momento de preparação para o 11.º IHF Men’s Youth (U19) World Championship que vai decorrer no Egito, de 6 a 17 de agosto de 2025. A formação orientada por Nuno Santos entrou, esta tarde em campo, pela última vez em Lagoa, para enfrentar a congénere francesa, mas acabou por sofrer uma derrota, o que a colocou na última posição deste Torneio Internacional de Lagoa.

7 Inicial: Rodrigo Geada, Pedro Velasco, Tiago Sousa, Matias Abreu, Diogo Azevedo, Alexandre Leite e Artur Usatiuc

Em Lagoa, no último dia do Torneio, Portugal ficou frente a frente com França, num encontro que começou com golo gaulês, mas mesmo com dificuldades a nível ofensivo, Pedro Velasco conseguiu concretizar. Os lusos, com uma excelente ofensiva e ajuda de Rodrigo Geada, conseguiram chegar aos dois golos à maior (3-1) perto dos cinco minutos.

Esta vantagem portuguesa levou a um pedido de time-out pelos franceses mas quem saiu melhor foram os lusos que, rapidamente, chegaram ao 6-2. Pouco depois dos 10 minutos, devido ao desacerto ofensivo francês, as Quinas já levavam cinco golos de vantagem (8-3) e, após vários minutos sem golo, ainda conseguiram ampliar por Tiago Sousa.

Paulatinamente, o conjunto gaulês foi reduzindo a diferença e aproveitou o desacerto ofensivo nos últimos minutos, mesmo após uma paragem pedida por Nuno Santos, Simon Rebel estabeleceu o empate a 10. O encontro seguiu equilibrado mas Luís Fernandes conseguiu dar a dianteira ao soar da buzina para o descanso.

Intervalo: 14-13

Na etapa complementar, o encontro regressou nos mesmos moldes, com bastante equlíbrio mas, desta vez, foi o conjunto francês a tomar a frente, colocando o marcador a 14-15. O jogo seguiu com empates sucessivos até que Gonçalo Gomes deu a liderança, pela primeira vez, ao conjunto português e, de seguida, Matias Abreu os dois golos de vantagem (20-18). O técnico francês parou o encontro, mas Rodrigo Geada continuou a negar o golo ao adversário.

Após alguns minutos, os gauleses chegaram ao empate e acbaram mesmo por tomar a dianteira do encontro, colocando o marcador a 23-24 mas, rapidamente, houve empate. As igualdades mantiveram-se de forma sucessiva mas com um ligeiro ascendente para França, que acabou por vencer o encontro.

Resultado Final: 26-27

Nuno Santos realçou a boa prestação dos portugueses e afirma que a estreia de alguns jogadores veio dificultar a escolha do lote final para o Campeonato do Mundo:

“Foi um torneio muito interessante para nós. Houve oportunidade de os jogos serem sempre competitivos. Foram três jogos para nós de excelente nível. E isso só por si já valeu a participação no torneio. A classificação era secundária… mas é pena, estávamos entre ficar em primeiro ou em último. E pronto, ficamos em último. Mas esse não era o objetivo, embora seja sempre importante ganhar… não era o mais importante. Daqui já levámos mais indicações, temos um leque de atletas maior. As expectativas sobre as novas chamadas não eram altas, estamos com os pés no chão mas eles excederam as expectativas. Vai dificultar bastante as nossas escolhas… o que é bom. É um bom problema que vamos ter que resolver.

O treinador de 58 anos deixou um agradecimento à organização do torneio: “O estágio correu bem, as pessoas da organização local trataram-nos sempre muito bem, as condições foram boas. E estamos contentes com a nossa estadia e com tudo o que fizemos aqui.

Torneio Internacional de Lagoa
Calendário:
08.05.2025 – 17h00 – Noruega x França, 28-34 (16-18)
08.05.2025 – 19h00 – Portugal x Hungria, 39-30 (23-12)
09.05.2025 – 17h00 – França x Hungria, 22-23 (11-11)
09.05.2025 – 19h00 – Noruega x Portugal, 31-30 (15-14)
10.05.2025 – 15h00 – Hungria x Noruega, 35-35 (17-22)
10.05.2025 – 17h00 – Portugal x França, 26-27 (14-13)

Classificação:
1º lugar – França
2º lugar – Hungria
3º lugar – Noruega
4º lugar – Portugal

O 11.º IHF Men’s Youth (U19) World Championship vai decorrer no Egito, de 6 a 17 de agosto de 2025.

Patrocinadores Institucionais