Seleção Nacional sub-21: Lusos sofrem derrota contra a Noruega

Torneio Internacional da Maia arrancou de forma negativa para os comandados de Carlos Martingo que conheceram o insucesso frente conjunto nórdico; no sábado, Dinamarca e Portugal medem forças no Pavilhão da Associação Atlética de Águas Santas, pelas 18h30.

Começou o novo momento preparatório para a Seleção Nacional sub-21 Masculina tendo em vista o M21 IHF World Championship 2025, que vai decorrer em junho, na Polónia. O Torneio Internacional da Maia, que junta no Pavilhão da Associação Atlética de Águas Santas três gerações de indiscutível qualidade: Portugal, Noruega e Dinamarca, começou esta noite, com o embate entre Portugal e Noruega, e viu o conjunto português perder por uma diferença avultada de golos.

Portugal regressa ao campo no próximo sábado, pelas 18h30, para enfrentar a congénere da Dinamarca, em encontro com transmissão na andeboltv.

7 Inicial: Gonçalo Morgado, João Magalhães, João Bandeira Lourenço, Filipe Monteiro, Rafael Vasconcelos, Guilherme Silva e Diamantino Djanlo

Na Maia, foi a vez de entrarem em campo os comandados de Carlos Martingo, e o encontro começou a toda a velocidade, com dois golos para cada lado. Gonçalo Morgado catapultou os portugueses para o comando que, após várias tentativas chegaram ao 3-2. Após vários desacertos para cada lado, o equilíbrio voltou a ser a palavra de ordem até os lusos conquistaram dois golos de diferença pelo João Bandeira Lourenço.

Aos 10 minutos, os nórdicos tinham conseguido a tão almejada aproximação, deixando o encontro para a margem mínima, mas Portugal voltou a dilatar (10-8) e Ricardo Rocha levou mesmo a margem para três. Com dois parciais de sucesso, a Noruega conseguiu estabelecer o empate, a 12, pouco depois dos 18 minutos e Jens Holter deu mesmo a dianteira ao adversário (14-15) e chegou aos três golos de diferença, obrigando Carlos Martingo a colocar time-out.

Os lusos conseguiram sair a marcar mas um novo desacerto ofensivo permitiu à Noruega regressar aos três golos de diferença, quando faltavam menos de cinco minutos por jogar. Portugal voltou a encostar o marcador (17-18) mas recolheu aos balneários com uma diferença de dois golos.

Intervalo: 18-20

Na etapa complementar, a Noruega voltou a crescer para três golos de diferença e, aos 35 minutos acabou por subir para quatro, através de 4 (20-24). Após largos minutos sem golos, João Magalhães reduziu para três, novamente, mas por pouco tempo, já que os nórdicos mantinham o ascendente.

Os cinco golos de diferença acabaram por ser uma realidade (24-29) e Carlos Martingo colocou o cartão verde na mesa, ao que Portugal respondeu da melhor forma mas, várias dificuldades impostas pelo guardião adversário não permitiram aos portugueses crescer na partida. Após os 49 minutos, o diferencial subiu para sete (26-33).

Os lusos não conseguiram recuperar na reta final e viram-se mesmo a perder por números bastante avultados, que acabaram reduzidos na reta final do encontro.

Resultado Final: 33-41

Portugal volta para enfrentar a Dinamarca, no próximo sábado, pelas 18h30, em encontro com transmissão na andeboltv.

No dia 10 de maio, vai ainda realizar-se a 3.ª edição do Seminário Internacional de Andebol da Maia, integrado no Torneio Internacional da Maia, em parceria com a Câmara Municipal local e com a Associação Atlética de Águas Santas, no Auditório da Casa do Alto, em Pedrouços. O evento vai ter como tema central “Do Treino à competição: Processos de Formação e Competência da Formação para o Alto Rendimento”. O formulário para inscrições está disponível AQUI e o prazo limite será até ao dia 9 de maio (inclusive).

Torneio Internacional da Maia
Calendário:
08.05.2025 – 21h00 – Portugal x Noruega, 33-41 (18-20)
09.05.2025 – 20h00 – Noruega x Dinamarca, andeboltv
10.05.2025 – 18h30 – Dinamarca x Portugal, andeboltv

O Campeonato do Mundo da geração terá lugar na Polónia de 18 a 29 de junho de 2025.

Patrocinadores Institucionais