Portugal entrou em campo para o último Torneio de preparação em solo luso, antes do Campeonato do Mundo da geração terá lugar na Polónia de 18 a 29 de junho de 2025 e acabou por averbar uma derrota frente à equipa dinamarquesa. A formação das Quinas terá ainda dois jogos frente à congénere alemã an antecâmara do Mundial.
7 Inicial: Vasco Teixeira, João Magalhães, João Bandeira Lourenço, Filipe Monteiro, Francisco Coelho, Afonso Mendes e Eduardo Costa
Na Maia, o encontro começou com vários desacertos de parte a parte, e foram precisos mais de cinco minutos para que o marcador fosse inaugurado. Rafael Vasconcelos respondeu no ataque seguinte e colocou tudo em igualdade. Após várias tentativas, os nórdicos conseguiram chegar aos dois golos à maior (3-1) e, apesar da redução, os dinamarqueses voltaram a crescer para 5-2.
A margem mínima (5-4) bateu à porta dos portugueses, através de João Bandeira Lourenço, mas a resposta da Dinamarca foi contundente, e após os quinze minutos, já tinham regressado aos três golos à maior (8-5) levando à paragem por Carlos Martingo. Tobias Tombak acabou por levar o jogo mais longe mas, de uma assentada (9-7) Portugal voltou a aproximar-se levando a um time-out dinamarquês.
O encontro acabou por estar sempre pela margem mínima até que Guilherme Silva equalizou a 11, a poucos minutos do descanso, mas a Dinamarca recolheu aos balneários em vantagem.
Intervalo: 13-11
A entrada para a segunda parte manteve-se bastante equilibrada, até que Kristoffer Vestergaard deu três golos de vantagem para os nórdicos (16-13) mas, Portugal voltou a aproximar, com um parcial de três golos sem resposta, empatando tudo a 17. O que deu lugar a igualdades sucessivas até que, na conversão de um livre de 7 metros, a Dinamarca regressou aos dois golos de vantagem.
Mais tarde, os Lusos voltaram a empatar e nos últimos 10 minutos a toada manteve-se até que os quatro golos de vantagem apareceram (28-24) e, em cinco minutos, Portugal não conseguiu desfazer a vantagem e acabou por sofrer uma derrota.
Resultado Final: 31-28
Carlos Martingo, Selecionador Nacional, fez uma análise à participação deste Torneio Internacional da Maia e aos dois adversários que enfrentaram:
“Contra a Noruega, embora o resultado tenha sido uma diferença considerável penso que, durante 45 minutos, fizemos um jogo razoável mas acabámos por baixar demasiado cedo os braços e diminuímos a intensidade com que encarámos o jogo, o que permitiu ao adversário dilatar a diferença. Hoje, fizemos um jogo bastante mais completo, subimos um patamar, quer defensivamente, quer ofensivamente. A Dinamarca, não sendo uma equipa tão física como a Noruega, é uma formação melhor e com melhores jogadores e acabámos por fazer um jogo bom, novamente, mas desta vez tivemos cinco minutos menos bons que nos custaram a vitória:”
Sobre a participação e organização deste Torneio Internacional da Maia o técnico não poupa elogios:
“O balanço é positivo, embora tenhamos duas lesões que impediram dois atletas de atuar nos dois jogos, temos isso como único ponto negativo deste estágio. Os objetivos foram amplamente concretizados, é evidente que queríamos ter melhores resultados, mas de qualquer maneira o comportamento e o empenho que eles tiveram foi bom e é isso que é importante realçar. Assim como, não poderíamos deixar de agradecer a disponibilidade e amabilidade da Câmara Municipal da Maia que está sempre disponível para nos acolher da melhor forma.”
Torneio Internacional da Maia
Calendário:
08.05.2025 – 21h00 – Portugal x Noruega, 33-41 (18-20)
09.05.2025 – 20h00 – Noruega x Dinamarca, 35-38 (16-20)
10.05.2025 – 18h30 – Dinamarca x Portugal, 31-28 (13-11)
O Campeonato do Mundo da geração terá lugar na Polónia de 18 a 29 de junho de 2025.