Taça de Portugal Feminina: SL Benfica ergue a nona da história

Uma segunda parte de grande nível valeu a reconquista da Prova Rainha pelas encarnadas, a terceira vez nos últimos quatro anos.

O jogo das decisões da Prova Rainha aconteceu este domingo no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos e viu SL Benfica sagrar-se vencedor da Taça de Portugal pela nona vez na história do clube encarnado.

Isabel Góis entrou a fazer o que melhor sabe, ao parar um contra-ataque frente a Eduarda “Duda” Santos e do outro lado Joana Garcês não claudicou na face de Matilde Rosa e deu a primeira vantagem ao Madeira SAD.

Com a ajuda da guardiã algarvia, o SL Benfica acabou por chegar à liderança com o carimbo de Mariana Costa que fez o 3-2 à passagem do minuto 6′. O equilíbrio foi tomando conta da final da Taça de Portugal feminina, que se ia jogando muito com o coração.

A primeira diferença de dois golos surgiu pela mão de Alexandra Shunu (7-5), mas em resposta ao melhor momento encarnado surgiu um parcial de 0-3 a favor das madeirenses. Marilene Souza devolveu o comando ao Madeira SAD (7-8).

Luís Monteiro usou o seu primeiro time-out ao minuto 23′ com o marcador a assinalar uma igualdade a 10 e daí saiu um bis de Alexandra Shunu (12-10). As madeirenses responderam e os emblemas recolheram aos balneários distanciados por apenas um golo.

Intervalo: 13-12

Durante o intervalo, Miguel Fernandes, Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal e João Pinto, Brand & Sales Manager da Acrilsports, protagonizaram um momento protocolar com a assinatura de contrato de parceria entre as entidades até 2028.

A internacional angolana, Alexandra Shunu, voltou a bisar no reatar do encontro e colocou, pela primeira vez, o SL Benfica com três golos à maior (15-12). O Madeira SAD apostou no 7×6 e, apesar do primeiro ataque não ter corrido de feição, as insulares acreditaram no sistema tático ofensivo e, paulatinamente, foram recuperando. Ao minuto 38′ a diferença era mínima (15-14).

Apesar da recuperação insular, a boa exibição de Matilde Rosa entre os postes aliada aos ‘cérebros’ no plano ofensivo – Constança Sequeira e Mihaela Minciuna – resultaram numa nova maior diferença no marcador, com o SL Benfica a reclamar para si cinco golos de vantagem (19-14) antes do minuto 45′.

Sandra Fernandes parou o encontro de seguida para tentar inverter o sentido do jogo e a superioridade encarnada, mas a defesa do SL Benfica continuava a ser determinante.

As encarnadas chegaram aos oito golos de vantagem, diferença confortável que garantiu a conquista da nona Taça de Portugal da história, a terceira nos últimos quatro anos.

Resultado Final: 29-17
MVP: Matilde Rosa

Estiveram presentes na cerimónia de entrega de prémios Miguel Fernandes, Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Vera Lopes, Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal e Diretora Técnica para o Andebol feminino, João Costa, Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação de Andebol de Portugal, Nuno Matos, Vereado da Câmara Municipal de Matosinhos e Pedro Vasconcelos, Vice-Presidente da Associação de Andebol do Porto.

Taça de Portugal Feminina:
Calendário – Final:
25.05.2025 – 15h00 – SL Benfica x Madeira SAD, 29-17 (13-12)

Patrocinadores Institucionais