Campeonato Nacional 2ª Divisão Feminina: CJ Almeida Garrett “B” sagra-se Campeão Nacional

Emblema de Vila Nova de Gaia garantiu matematicamente o título após vencer o SL Benfica “B”, este sábado, à 5.ª e penúltima jornada da Fase Final, sucedendo, assim, ao rival Colégio de Gaia Toyota “B” como vencedor da competição.

No dia de Portugal gritou-se “campeão!” em Vila Nova de Gaia. Depois das sub-16 se terem sagrado campeãs a sul de país, o CJ Almeida Garrett “B” é o grande vencedor do Campeonato Nacional 2ª Divisão Feminina depois de ter vencido o concorrente direto na luta pelo título, o SL Benfica “B”, na penúltima jornada da Fase Final. Depois do empate entre ambos à Ronda 2 (28-28), perspectivava-se uma luta acérrima até ao último fôlego, mas uma derrota das encarnadas frente ao CD Feirense Movit, à 3.ª jornada, abriu caminho às gaienses, que não vacilaram até confirmarem a conquista do título, esta terça-feira.

No jogo do título, que decorreu no Pavilhão Municipal Fernando Gomes, em Vila Nova de Gaia, o CJ Almeida Garrett não deu grandes chances e liderou desde o começo. Ao intervalo a vantagem era de apenas três golos mas no segundo tempo as comandadas de Ana Marcelino fugiram no marcador e garantiram a conquista do troféu por 35-28 com uma jornada por disputar.

Na cerimónia de entrega do troféu às novas campeões nacionais, em representação da Federação de Andebol de Portugal, esteve António Freitas, Presidente da Associação de Andebol do Porto. 

No fim da 2.ª Fase, o CJ Almeida Garrett “B” até partia com menos moral para a fase decisiva. O SL Benfica “B” até era visto como a equipa mais preparada para erguer o troféu, depois de ter sido a única equipa – entre as 29 que competiram – a terminar sem qualquer derrota nos 18 jogos que realizou na Zona 3. O CD Feirense Movit perdeu apenas um jogo, mas garantiu igualmente a liderança da Zona 2 e, na Zona 1, quem fechou as contas no topo foi o AC Vermoim Crediversos, com 16 vitórias, um empate e apenas uma derrota. Já o CJ Almeida Garrett “B” terminou em segundo lugar da Zona 1, com 15 triunfos e três desaires. No entanto, uma Fase Final a roçar a perfeição, com quatro vitórias e um empate a uma jornada do fim, colocou o emblema orientado por Ana Marcelino na rota no título, agora assegurado.

Para a última ronda da Fase Final, o CJ Almeida Garrett “B” vai ter uma deslocação até Famalicão, para defrontar o AC Vermoim Crediversos, já como campeão nacional, enquanto que SL Benfica “B” e CD Feirense Movit vão protagonizar o duelo de despedida da temporada, no Pavilhão n.º 2 da Luz.

Campeonato Nacional 2ª Divisão Feminina
Fase Final – 5.ª jornada:
10.06.2025 – 15h00 – 17h00 – CD Feirense Movit x AC Vermoim Crediversos, 26-24 (13-9)
10.06.2025 – 15h00 – 18h00 – CJ Almeida Garrett “B” x SL Benfica “B”, 35-28 (15-12)

Patrocinadores Institucionais