A EFE Os Tigres esteve perto de realidadar o título de campeão no ebt Finals 2025, nas areias de Trapani, mas despediu-se com uma honrosa medalha de prata, em mais uma caminhada digna e histórica. Pelo segundo ano consecutivo, a formação portuguesa alcançou a grande Final da competição, depois de ter tocado o céu em Lacanau (França) na época passada, no entanto, foram os croatas do BHC Zagreb a coquistar o ouro em solo italiano, este domingo.
Ainda na vertente masculina, o GRD Leça SPAR reagiu da melhor maneira à eliminação nos Quartos de Final e superiorizou-se à concorrência nos Cross Matches 5-8, para fechar a participação no 5.º lugar. Menos sorte teve a AD IA Sports, vice-campeã da edição de2024 e única representante portuguesa no quadro feminino, que perdeu os dois duelos na luta pelo top-5, este domingo. Com este desfecho, o emblema da Marinha Grande despediu-se da Bella Sicilia no 8.º lugar. As grandes vencedoras foram as espanholas do CATS A.M. Team Almeria – que repetiram o feiro de 2021 – com com Agustín Collado Rodríguez, Selecionador Nacional A Feminino, ao leme da equipa.
No que toca à All-Star Team do ebt Finals 2025, não há portugueses mas a EFE Os Tigres está representada: o espanhol Ignacio Vladimir Palomino Fidalgo foi eleito Melhor Defensor da vertente masculina.
No quadro masculino, frente aos alemães do 12 Monkeys Köln BHC, a valer um lugar na grande Final, a EFE Os Tigres foi surpreendida com um primeiro set competente por parte do adversário, que ficou fechado em 16-10. Na resposta, mais equilíbrio e mais vontade de vencer dos portugueses, que levaram o jogo ao desempate, ao vencerem por 20-22. No shoot-out 8-10 foi o resultado que trouxe a festa dos campeões na primeira Meia Final.
No jogo das decisões o cenário foi algo diferente (2-0), frente ao experiente BHC Zagreb, que só havia perdido um jogo em Trapani. O primeiro set terminou em 16-19 para os croatas e o segundo foi igualmente equilibrado e terminou 22-24, decidido com um livre de 7 metros já para lá do tempo regulamentar.
O espanhol Sergio Venegas Rodríguez, com 139 pontos, foi o melhor marcador da EFE Os Tigres e terceiro na classificação geral.
Já o GRD Leça SPAR reagiu e de que maneira à derrota nos Quartos de Final. A primeira vitória do dia foi frente ao Fundación Fomento Deporte CBMP Ciudad de Málaga, decidida em shoot-out: 14-18 para os lusos no set 1, 20-16 para os espanhóis no segundo set e, depois, 8-9 para colocar a turma de Leça da Palmeira na rota do quinto lugar.
No duelo final, a valer um lugar no top-5, houve desforra contra os húngaros do SC Squadra Buda – depois do confronto a fechar a Ronda Preliminar. Desta vez foram os portugueses a vencer e novamente em shoot-out: 18-21 no set 1 para os lusos, 23-22 no set 2 e 6-9 no desempate final para confirmar um regresso a casa feliz.
Tiago Costa, foi sexto melhor marcador no global e artilheiro máximo do GRD Leça SPAR, com 114 pontos.
Na vertente feminina, a derrota nos Quartos de Final, este sábado, abanou a confiança da AD IA Sports, finalista vencida da edição de 2024, que não conseguiu ir além do 8.º lugar depois de ter perdido os dois jogos no derradeiro dia de competição. Primeiro frente às dinamarquesas do The Danish Beachhandball Dream, num jogo bem disputado que teve que ser decidido em shoot-out (20-23; 18-15; 7-6) e depois diante das neerlandesas do Westsite Amsterdam, por 2-0 (24-30; 20-21).
A brasileira Patrícia Scheppa, autora de 98 pontos, foi a melhor marcadora da AD IA Sports e 11.ª na geral, enquanto que a portuguesa Sofia Gonçalves, que representou as britânicas do London GD, assinou 111 pontos e fechou o top-5 da competição.
Ao contrário do que aconteceu na edição de 2024 do ebt Finals, na qual esteve presente a dupla de arbitragem Rita Machado / Soraia Lusquiños e ainda o delegado Mário Coutinho, em Lacanau (França), desta vez não houve representação portuguesa entre os nomeados pela Federação Europeia de Andebol.
Pode consultar todas as informações no website oficial da competição.