EHF European Masters 2025: FC Porto Vintage sai de Sevilha com a prata

Dragões estiveram perto de reavaliar o título de campeão europeu mas foram destronados pelos fraceses do CPB Rennes, na categoria Men +35, este domingo; Esfera Andebol Masters conquistou o bronze em Men’s +45.

O EHF European Masters 2025 coloriu a cidade de Sevilha, entre 19 e 22 de junho, com cinco equipas a representar Portugal, entre as 55 oriundas dos quatro cantos da Europa. O foco maior esteve na caminhada do FC Porto Vintage, que chegou a Espanha na condição de campeão da Europa na categoria Men’s +35 e que esteve perto de revalidar o título, mas teve que se contentar com a honrosa medalha de prata. A equipa lusa Esfera Andebol Masters trouxe também uma medalha para o nosso país, mais concretamente o bronze, na categoria Men’s +45. António Goulão foi um dos nomeados pela Federação Europeia de Andebol (EHF) e marcou presença no evento.

Pode consultar os resultados e as classificações finais AQUI, bem como toda a informação detalhada no site oficial da competição.

Women’s +33

Na única categoria feminina sem representação portuguesa, a Scandi Stars (Dinamarca) é a nova campeã europeia, sucedendo às espanholas das Maristas Algemisi, após ter vencido a All Stars (Eslováquia) na Final domingo.

As Maristas Algemisi asseguraram o bronze após vencerem o Oppegaard, da Dinamarca, por 18-6.

Women’s +43

A equipa do Esfera Andebold Masters reagiu ao afastamento das Meias Finais, no segundo dia de torneio, e despediu-se com uma vitória frente ao Aliaga Veteran Handball (Turquia), por 8-10, para assegurar o 5.º lugar nesta vertente.

Men’s +35

Nova edição, nova presença na Final para o FC Porto Vintage, mas desta vez com um desfecho diferente de 2024. Os dragões chegaram ao jogo do título com um registo imaculado – seis vitórias em seis jogos realizados, o último dos quais nas Meias Finais frente aos espanhóis do Veteranos Proin (13-12) – mas acabaram por perder com os franceses do CPB Rennes, este domingo (17-18), garantindo assim a medalha de prata.

Ainda nesta categoria, o ACD Monte Masters terminou na 8.ª posição, numa campanha marcada por duas vitórias e quatro derrotas, a última das quais diante dos espanhóis do CD Masters BM Almeria (11-13).

Men’s +45

O Esfera Andebol Masters terminou a participação em terras espanholas com uma vitória frente ao Veteranos Gades, para assegurar o 9.º lugar nesta categoria. O BM Granada Veteranos (Espanha) derrotou o CPB Rennes (França) na Final e sucede assim ao Masters Handball SVK como novo campeão europeu em Men’s +45.

Men’s +50

A equipa do Esfera Andebol Masters assegurou a medalha de bronze na categoria Men’s +50 ao derrotar os espanhóis e campeões europeus em 2024, BM Granada Veteranos, por 10-7.

Depois de cinco derrotas, metade delas por margens curtas, o M50 Portugal conseguiu sorrir no último jogo em Sevilha, frente ao HM Ostrava (Chéquia), para conquistar o 5.º lugar nesta vertente.

Nesta categoria, o Kolding IF (Dinamarca) é o novo campeão europeu, depois de bater na Final os caseiros do CD Veteranos BM Sevilla, por 8-10.

Men’s +55

Sem representação portuguesa nesta categoria, o destaque vai para os Budapest Old Boys (Hungria), que destronaram o Odesa, vencendo a equipa ucraniana na Final (16-13) e festejando a conquista da medalha de ouro.

Até ao momento, não há confirmação pública sobre local e datas da edição de 2026 de torneio.

Patrocinadores Institucionais