EHF European Masters 2025: Primeiro dia de emoções fortes em Sevilha

Cinco equipas portuguesas competem em solo espanhol, duas das quais asseguraram um registo 100% vitorioso na estreia; Jogos que decorrem no pavilhão principal contam com transmissão em direto no Canal de YouTube da competição. 

Esta quinta-feira, marcou o arranque oficial do EHF European Masters 2025, que decorre em Sevilha, de 19 a 22 de junho, e conta com a participação de cinco equipas portuguesas entre as 55 oriundas dos quatro cantos da Europa. Os campeões em título da vertente Men +35, FC Porto Vintage, e o Esfera Andebol Masters, em Men +50, estrearam-se com um pleno de vitórias em terras espanholas.

Depois de ter passado por Portugal em 2024, mais concretamente pelo município de Paredes, a edição deste ano decorre na Andaluzia, com cinco pavilhões a abrir as portas aos experientes atletas: Centro Deportivo El Paraguas, Centro Desportivo Mar del Plata, Centro Desportivo Mendigorría, Centro Desportivo Rochelambert e Centro Desportivo Amate.

Os jogos agendados para o pavilhão principal (El Paraguas) contam com transmissão em direto no Canal de YouTube da competição. 

Women’s +33

Dez equipas competem na vertente Women +33, sem portuguesas, distruibuídas por dois grupos. As campeãs em título, Maristas Algemisi, fecharam o primeiro dia no topo do Grupo A depois de uma expressiva vitória por 20-3 diante das também espanholas Handbol Banyoles. Em segundo lugar do grupo, também com dois pontos, aparece o Oppegaard, da Noruega, depois de derrotar o BM La Roca (11-9), que foi a única equipa a disputar dois jogos no dia inaugural. As catalãs responderam com um triunfo diante do Sakarya Veteran Team, da Turquia.

No Grupo B, a equipa All Stars da Eslováquia venceu o Club Deportivo Asab (Espanha) por uns contundentes 19-3 para assumir a liderança da classificação. As espanholas sofreram nova derrota pesada, mais tarde, frente às dinamarquesas da Scandi Stars (4-19), atuais segundas classificadas. Por fim, o Angyalok, da Hungria, venceu o Towanda BM Almeria (Espanha), por 16-13, naquele que foi o jogo mais equilibrado da categoria.

Women’s +43

O Esfera Andebold Masters, a única equipa portuguesa a competir na vertente feminina, terminou o dia inaugural no topo do Grupo B, depois de uma vitória frente ao Aliaga Veteran Handball (7-13) e uma derrota diante do Lynge Uggeloese, da Dinamarca (8-10), atual segundo classificado. As espanholas do OAR Gracia e as turcas do  Aliaga Veteran Handball empataram ainda a 13 golos.

No Grupo A, que tem apenas três equipas, o FIF Håndbold, atual campeão em título, venceu os dois jogos que disputou: primeiro frente ao Roma Handball (4-13) e depois diante das Veteranas Granada (9-10). No duelo entre italianas e espanholas, levaram melhor as “da casa” por 3-15.

Men’s +35

Os campeões europeus em título da categoria Men +35, FC Porto Vintage justificaram o estatuto e venceram os dois iniciais no Grupo A, que valeu a subida à liderança. Os dragões derrotaram duas equipas espanholas: primeiro o Balonmano Lalin (18-8) e depois os caseiros do CD Veteranos BM Sevilla (10-15). Os espanhóis do CH Banyoles foram os únicos a repetir o registo vitoriosos dos portugueses, ao vencerem CM Maristas Ademur e CD Veteranos BM Sevilla.

No Grupo B, o ACD Monte Masters, a outra equipa lusa em prova nesta categoria, não teve a mesma sorte e fechou o dia no 5.º e penúltimo lugar, depois de uma vitória contra o Veteranos PAN Moguer (9-12) e uma derrota diante dos franceses do CPB Rennes, o outro “estrangeiro” num recheado de espanhóis.

Men’s +45

O Esfera Andebol Masters é o único representante português na categoria Men +45, mas terminou em branco no primeiro dia de competição. Os lusos perderam contra dois espanhóis: Veteranos PAN Moguer (14-11) e BM Granada Veteranos (11-17), atual líder do Grupo A. No Grupo B, há dois invencíveis após dois jogos realizados: CPB Rennes (França) e Handbol Sant Fost (Espanha).

Men’s +50

A categoria Men +50 é disputada em grupo único, com seis equipas em prova, duas delas portuguesas. O cenário após todos terem disputado dois jogos no dia inaugural mostra o Esfera Andebol Masters como líder do grupo, com um registo 100% vitorioso, frente aos campeões em título, BM Granada Veteranos (6-8), e ao HM Ostrava (14-8), da Chéquia.

Já o M50 Portugal teve sorte oposta, ocupado agora o 5.º lugar após duas derrotas, contra CD Veteranos BM Sevilla (14-12) e BM Granada Veteranos (8-9).

Men’s +55

Por último, a vertente Men +55 não tem participação lusa e, no final do Dia 1, mostra apenas uma equipa com um registo imaculado: Budapest Old Boys, atual líder isolado do Grupo A, após vencer os atuais campeões, Odesa, da Ucrânia (9-10), e ainda os polacos do Oldi Szczecin (17-7).

No Grupo B, há dois líderes em igualdade pontual e com o mesmo registo de uma vitória e um empate: CAT +45 (Espanha) e Silesia Polska (Polónia).

O EHF European Masters 2025 decorre em Sevilha até ao próximo dia 22 de junho. Pode consultar os resultados e classificações AQUI e toda a informação detalhada no site oficial da competição.

Patrocinadores Institucionais