Perto de 1.500 atletas invadiram o Município de Estarreja para participar no Encontro Nacional de sub-14 Masculino e Feminino que arrancou oficialmente este sábado e só termina na terça-feira, dia 1 de julho. Mais de 50 clubes protagonizaram cinco dezenas de jogos no dia inaugural, estrearam os insufláveis, a piscina e pintaram a Cerimónia de Abertura.
O Encontro Nacional de sub-14 dispõe de dez recintos de jogo, onde no primeiro dia se realizaram 50 jogos. Para este domingo haverá emoção e competição em dobro, já que estão 100 jogos em agenda. Pelas 18h30, os jovens amantes da modalidade vão ter a oportunidade de assistir à Final do Campeonato do Mundo, onde a Seleção Nacional sub-21 Masculina defrontará a Dinamarca na luta pelo ouro.
João Alegria, Vice-Presidente e Vereador da Câmara Municipal de Estarreja , deu as boas-vindas a todos os presentes na Cerimónia de Abertura do Encontro Nacional de sub-14 e mostrou-se satisfeito por, mais uma vez, o município receber centenas de jovens atletas:
“Quero dar-vos as boas-vindas a Estarreja que nestes dias vai ser a capital do Andebol jovem em Portugal. É para nós muito importante acolhermos aqui toda esta juventude, Portugal inteiro. Quero em primeiro lugar saudar a Federação de Andebol de Portugal, na pessoa do Sr. Presidente, Miguel Laranjeiro, que não pôde estar cá mas que mandou um abraço e votos de que tudo corra muito bem. Quero também agradecer a confiança que a Federação de Andebol de Portugal deposita em nós para mais uma vez organizarmos aqui, em parceria também com a Associação de Andebol de Aveiro, mais esta edição. Queria também cumprimentar o Sr. Presidente da Associação de Andebol de Aveiro, António Goulão, parceiro de há muitos anos. Trabalhamos todos para que o Andebol tenha esta alegria e para que todos nós durante estes dias nos possamos divertir a jogar Andebol. Quero saudar todos os clubes, as 100 equipas e desejar a todos um bom torneio.”
António Goulão, Presidente da Associação de Andebol de Aveiro, falou para os cerca de 1.500 atletas presentes – também em representação da Federação de Andebol de Portugal – e salientou o esforço das entidades para que todos os presentes no Encontro Nacional de sub-14 possam assistir à Final do Campeonato do Mundo, este domingo em conjunto:
“Em primeiro lugar agradecer a vossa presença em meu nome mas também em nome do Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, a vossa presença. Acredito que na grande maioria saibam o porquê da sua ausência… amanhã Portugal vai disputar a Final do Campeonato do Mundo de sub-21! A Federação de Andebol de Portugal em conjunto com a Associação de Andebol de Aveiro e a Câmara Municipal de Estarreja estão a unir todos os esforços para que a Final do Campeonato do Mundo seja transmitida para que todos os presentes possam assistir e apoiar Portugal. (…) Um agradecimento especial ao Dr. João Alegria que é o grande mentor deste projeto. A todos vós, votos de um excelente Encontro Nacional, com fair play, se os treinadores têm essa responsabilidade, vocês enquanto atletas também têm ainda mais.”