Festa do Andebol: Mais um dia de grandes emoções em Lagoa

Cidade a sul do país continua a ser o palco do encontro entre 23 Seleções Regionais sub-14, 11 femininas e 12 masculinas até domingo; Momento de partilha entre Gilberto Duarte, Soraia Lopes e os atletas presentes teve lugar ao final do dia.

Foi um novo dia de grandes emoções, na Festa do Andebol, com mais de 20 jogos, entre o Municipal Jacinto Correia, o Pavilhão da Escola do Ensino Básico dos 2º e 3º Ciclos Jacinto Correia e o Pavilhão da Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira.

Formação Técnica

O processo formativo é um dos focos desta Festa do Andebol e esta não podia ser excessão, com espaço para os elementos da equipa técnica nacional – João Varejão e Sofia Osório – darem uma formação na noite de sexta-feira, sobre sistemas defensivos e transição de modo a fornecerem ferramentas aos treinadores das Seleções Regionais; desta forma, as equipas técnicas são enquadradas no modelo das Seleções Nacionais. Este momento contou ainda com a presença de Vera Lopes (vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal e Diretora Técnica Nacional) e Paulo Sá (Diretor Técnico Nacional).

Grandes emoções no segundo dia

A final da vertente feminina será disputada na manhã de domingo, com um encontro entre Associação de Andebol de Aveiro e Associação de Andebol da Madeira. Ao passo que, Associação de Andebol do Porto e Associação do Algarve disputarão a medalha de bronze.

Na vertente masculina, a grande final será entre Associação de Andebol do Porto e Associação de Andebol da Madeira. Já o terceiro lugar será disputado entre Associação de Andebol de Lisboa e Associação de Andebol de Aveiro.

Final do dia em grande com atleta das Seleções Nacionais

Após o pôr-do-sol foi um momento de partilha entre os algarvios Gilberto Duarte e Soraia Lopes, internacionais A, o primeiro elemento ativo dos Heróis do Mar, ao passo que a atleta ex-CDE Gil Eanes, terminou a sua carreira na presente época, tendo sido atleta da Seleção Nacional A Feminina por 57 ocasiões – a última das quais na qualificação para o Women’s EHF Euro 2024 – onde marcou 108 golos. Já Gilberto Duarte, que veste as cores do AEK Athens, conta com 128 internacionalizações e tem 320 golos na sua conta pessoal. Ambos os atletas começaram cedo nas Seleções Jovens e partilharam com os 200 participantes os momentos que atravessaram durantes a sua carreira, especialmente na fase inicial, que é sempre bastante desafiadora.

Patrocinadores Institucionais