M21 IHF World Championship 2025: 30 minutos mágicos valem triunfo luso

Portugal venceu a Suécia depois de estar a perder por cinco golos ao intervalo e garantiu liderança do Main Round II; Seguem-se os Quartos de Final frente ao Egito esta quinta-feira – transmissão em direto no Canal de YouTube IHF Competitions.

Primeiro lugar do Main Round II assegurado depois de vitória suada frente à Suécia. A Seleção Nacional sub-21 Masculina viu os suecos superiorizarem-se na primeira metade (21-16) mas uma segunda parte de grande nível colocou Portugal no topo do grupo, com a quinta vitória consecutiva na competição.

Segue-se o encontro dos Quartos de Final contra o segundo classificado do Main Round IV, Egito, pelas 17h30 (hora portuguesa) – transmissão em direto no Canal de YouTube IHF Competitions.

7 inicial: Gonçalo Morgado, Diogo Campos, Gabriel Cavalcanti, Filipe Monteiro, Tomás Teixeira, José Luís Ferreira e Ricardo Brandão

Foram precisos mais de 90 segundos para o marcador mexer e foi pela mão do sueco Pelle Segertoft. Ricardo Brandão respondeu e abriu-se o ativo para cinco minutos de alto nível, com o jogo a assumir um ritmo frenético e com destaque para alguns recortes técnicos individuais.

Tomás Teixeira igualou o encontro (3-3) e conquistou uma exclusão de dois minutos, mas os suecos reagiram bem e conseguiram marcar dois golos e sofrer apenas um, com menos uma unidade em campo. Elliot Eriksson fez o 5-3 à passagem do quinto minuto de jogo.

Portugal encostou à margem mínima na sequência, por Ricardo Brandão, mas a igualdade teimava em não aparecer. Aos 11′ nova contrariedade para a Suécia: duas exclusões praticamente consecutivas. Os lusos fizeram o 9-8 por Gabriel Conceição mas a rápida resposta dos nórdicos devolveu os dois golos de diferença ao marcador.

Já em igualdade numérica, sensivelmente a meio do primeiro tempo, a distância permanecia nas duas bolas (11-9). Os guardiões – Gonçalo Morgado e Emil Hilmberg Schatzl – iam sendo o sinal mais das respetivas defesas.

Carlos Martingo pediu o primeiro time-out à passagem do minuto 17′, com o resultado em 12-9. Tomás Teixeira respondeu da melhor forma e colocou, novamente, a diferença em dois.

Portugal ia sentindo algumas dificuldades em ultrapassar a defesa agressiva da Suécia e, associado a alguns erros defensivos, viu o adversário conquistar cinco golos de vantagem (18-13) naquele que se revelava o pior período luso.

Nos cinco minutos até ao descanso os suecos ainda chegaram aos seis golos à maior (20-14) mas João Magalhães reduziu.

Intervalo: 21-16

O reatar do encontro veio com boas sensações do lado português, Ricardo Brandão e Filipe Monteiro marcaram, Diogo Rêma Marques defendeu e aos 35′ o marcador estava reduzido a apenas três bolas de diferença (21-18).

Um período de inferioridade numérica abrandou a recuperação portuguesa mas já em igualdade Gabriel Cavalcanti reduziu para dois (22-20) e, à entrada dos quinze minutos finais foi Rafael Vasconcelos a colocar o resultado na margem mínima (23-22).

A igualdade surgiu, suportada por uma defesa sólida que travava os caminhos suecos – mesmo em 7×6 – para a baliza (bem) defendida por Diogo Rêma Marques. Afonso Mendes acertou na baliza vazia e a igualdade regressou à Arena Sosnowiec (24-24).

Ainda que com menos uma unidade em campo, os comandados de Carlos Martingo foram pacientes no processo ofensivo e Xavier Barbosa consomou a reviravolta (24-25) já dentro dos dez minutos finais.

A incerteza quanto ao resultado final continuava a dominar o ambiente da Arena Sosnowiec. O camisola 7 da Suécia – Axel Mansson – continuava a ser uma grande dor de cabeça para os portugueses e foi ele mesmo a conquistar novamente a liderança para a Suécia (27-26). Carlos Martingo parou o encontro.

Portugal não concretizou na sequência mas seguiu focado no objetivo da vitória e da conquista do primeiro lugar do grupo. Afonso Mendes voltou a ser protagonista, desta vez para colocar a Seleção Nacional sub-21 novamente no comando do marcador (28-29).

Os suecos empataram e houve mais um time-out para cada lado no último minuto. Os jovens lusos levaram a melhor e Filipe Monteiro carimbou a quinta vitória consecutiva de Portugal no 2025 IHF Men’s Junior U21 World Championship.

Resultado Final: 29-31
MVP: Diogo Rêma Marques – 8 defesas (47% eficácia)

Carlos Martingo, Selecionador Nacional, confirma a entrada menos positiva de Portugal e reconhece valor à Suécia, que causou muitas dificuldades a Portugal na primeira parte: “Não entrámos com a intensidade que devíamos, mas também é verdade que a Suécia é uma excelente equipa, causou-nos muitos problemas, com uma intensidade de jogo superior à nossa. Na nossa defesa, nós estávamos a deixar a Suécia jogar ao ritmo que gosta, com a bola a andar bastante rápido, com bastantes penetrações entre o primeiro e o segundo, com boa ligação com o seu pivô. Penso que a Suécia fez, provavelmente, os melhores 30 minutos desta competição até o momento.”

Para o segundo tempo, o técnico português destaca a mudança de atitude e entrega principalmente no plano defensivo, que acabou por ser fundamental para o desfecho do encontro: “Mesmo com a ajuda do [Gonçalo] Morgado na primeira parte, nós não conseguimos encontrar as melhores soluções defensivas. No ataque fomos construindo, falhámos algumas boas situações, mas a grande mudança para a segunda parte foi a intensidade defensiva, o número de faltas que fizemos, o número de situações em que os nossos segundos defensores conseguiram parar o jogo, com alguns roubos de bola e evidentemente também com o [Diogo] Rêma a ajudar-nos. Penso que fizemos uma segunda parte, a nível defensivo, brilhante. A Suécia teve muitas dificuldades para encontrar espaço para nos marcar golo e foi isso que fez a diferença e que nos permitiu ganhar.”

Já a olhar para o futuro, Carlos Martingo traça novo objetivo ainda que não se conheça o próximo adversário: “Primeiro deixar uma nota e esperar que o João Bandeira e que todos os jogadores recuperem. Essa é a nossa primeira grande preocupação para o jogo de quinta-feira: ter toda a gente disponível, toda a gente apta fisicamente. É evidente que qualquer adversário que venhamos a encontrar nos Quartos de Final será uma equipa das melhores do mundo. Estamos preparados para enfrentar qualquer uma delas. Ainda não sabemos com quem vamos jogar, mas se nós conseguirmos manter o nível que temos apresentado a espaços mais alargados, com certeza que conseguiremos continuar em prova e agora o nosso objetivo é sem dúvida passar às Meias Finais.”

2025 IHF Men’s Junior U21 World Championship
Calendário (hora portuguesa):
Preliminary Round – Grupo D
18.06.2025 – 10h45 – Portugal x Argélia, 33-21 (18-11)
20.06.2025 – 10h45 – Canadá x Portugal12-45 (6-24)
21.06.2025 – 13h00 – Portugal x Croácia, 30-25 (11-13)
Main Round – Group II
23.06.2025 – 17h30 – Portugal x Japão, 46-28 (23-12)
24.06.2025 – 15h15 – Suécia x Portugal, 29-31
Quarter Finals
26.06.2025 – 17h30 – Portugal x Egito, YouTube IHF Competitions

O M21 IHF World Championship 2025 decorre em quatro cidades da Polónia, entre 18 e 29 de junho. 

Patrocinadores Institucionais