M21 IHF World Championship 2025: Portugal avança para o Main Round em grande estilo

Seleção Nacional sub-21 Masculina somou a segunda vitória em solo polaco, esta sexta-feira, frente ao Canadá; Último adversário no Grupo D será a Croácia a valer pontos para a próxima fase, já este sábado (13h00) – transmissão em direto no Canal de YouTube IHF Competitions.

Sem surpresas mas com muita competência e seriedade, a Seleção Nacional sub-21 Masculina garantiu, esta sexta-feira, a presença no Main Round do M21 IHF World Championship 2025, depois de nova vitória, desta vez diante do Canadá, por números expressivos: 12-45. Depois de terem derrotado a Argélia na jornada inaugural, a turma lusa passou sem grandes dificuldades por uma seleção norte-americana que cumpre apenas a segunda presença no Campeonato do Mundo da geração, 14 anos depois da estreia absoluta.

O próximo passo é vencer a Croácia, já este sábado (13h00 – hora portuguesa), novamente na Arena Sosnowiec, na Polónia, para confirmar o primeiro grande objetivo traçado: levar pontos para o Main Round.

A transmissão em direto de todos os jogos do M21 IHF World Championship 2025 será assegurada pela Federação Internacional de Andebol (IHF) através do Canal de YouTube IHF Competitions.

7 inicial: Gonçalo Morgado, Diogo Campos, Gabriel Cavalcanti, Xavier Barbosa, Tomás Teixeira, José Luís Ferreira e Ricardo Brandão.

A Seleção Nacional foi surpreendida por uma entrada forte do Canadá, materializada em dois golos sem resposta (2-0), com alguns remates falhados por parte dos portugueses a darem moral os norte-americanos. Até que Portugal “acordou”.

Começava o show da geração vice-campeã da Europa de sub-20, com José Luís Ferreira de bandeira em punho: um parcial de 0-6, com os primeiros três golos a pertencerem ao ponta direita. Aos 6’ o guardião Gonçalo Morgado já somava 6 defesas (60% de eficácia). Os outros três golos foram da autoria de Ricardo Brandão e Diogo Campos (2-6). Face às evidências, o treinador do Canadá pediu o primeiro time-out.

No reatar da partida, o Canadá voltou a marcar ao fim de quase nove minutos em branco, mas a grande figura era mesmo José Luís Ferreira, que assinou mais três golos consecutivos depois da paragem. Aos 13’ o atleta do FC Porto já contabilizava seis dos nove golos de Portugal (4-9). Portugal foi ampliando a vantagem para patamares inéditos e cada vez mais expressivos: 5-14 era o resultado à entrada para os 10 minutos finais da primeira parte, justificado por uma prestação defensiva competente, por uma eficácia de remate irrepreensível e por uma exibição segura de Gonçalo Morgado entre os postes.

Entre estreias e tempo de descanso a alguns atletas titulares, a turma de Carlos Martingo não mostrava sinais de querer abrandar e fechou a primeira parte com uma vantagem de 18 (!) golos. José Luís Ferreira assinou uns impressionantes 10 golos em apenas 30 minutos.

Intervalo: 6-24

Portugal começou a segunda metade com trocas em vários postos específicos, face às opções iniciais, mas com o mesmo compromisso, demonstrado logo nos primeiros minutos após um parcial de 0-3 (6-27), que colocava os lusos com mais de 20 (!) golos de vantagem.

Com a vitória totalmente assegurada mas ainda com longos minutos para manter o foco, Portugal foi gerindo o jogo da forma que quis, com controlo absoluto e aos 45’ liderava o marcador por 9-33. Perante o rumo dos acontecimentos, o Canadá tinha crescido ligeiramente, mas apenas até onde os portugueses deixaram. Num jogo com poucas exclusões, a primeira e única para Portugal apareceu já dentro dos últimos cinco minutos de jogo, contra três atribuídas ao lado norte-americano.

Até ao final a diferença ainda cresceu mais e o jogo terminou com uma diferença notável no capítulo da eficácia de remate: 32% contra 73%. Praticamente todos os atletas portugueses marcaram pelo menos um golo, com exceção apenas de João Magalhães, Gabriel Cavalcanti e dos dois guarda-redes (Gonçalo Morgado e Diogo Rêma Marques).

Resultado Final: 12-45
MVP & Top Scorer: José Luís Ferreira – 13 golos (93% de eficácia)

No final da partida, Carlos Martingo admite que ficou algo surpreendido com o resultado avultado mas diz ser um treinador satisfeito por mais uma missão cumprida: “Tínhamos a convicção de que acabaríamos por vencer facilmente, mesmo não entrando muito bem no jogo, pois causámos muitos problemas ao Canadá e, mais uma vez, atingimos os objetivos a que nos tínhamos proposto. Se nos tivessem dito no início do jogo que iria ficar esse resultado, se calhar diríamos que não. Mas a verdade é que o jogo assim se desenrolou, demos minutos a toda a gente, estamos satisfeitos com o que fizemos hoje e amanhã será, com certeza, um jogo mais complicado.”

A pouco mais de 24h do jogo com a Croácia, o Selecionador Nacional lembra a primeira meta a ser cumprida e aquilo que é necessário fazer: “Desde o início que sabíamos que o jogo com a Croácia iria ser o mais importante desta primeira fase. Assim sou veio a confirmar e o nosso objetivo mantém-se, que é avançar para o Main Round com pontos. Para isso, amanhã teremos de fazer um jogo bom, vamos enfrentar uma excelente seleção, mas julgo que se estivermos ao nosso nível, a um bom nível, conseguiremos bater esta Croácia.”

2025 IHF Men’s Junior U21 World Championship
Calendário (hora portuguesa):
Preliminary Round – Grupo D
18.06.2025 – 10h45 – Portugal x Argélia, 33-21 (18-11)
20.06.2025 – 10h45 – Canadá x Portugal, 12-45 (6-24)
21.06.2025 – 13h00 – Portugal x Croácia, YouTube IHF Competitions

O M21 IHF World Championship 2025 decorre em quatro cidades da Polónia, entre 18 e 29 de junho. 

Patrocinadores Institucionais